iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Elos de Ternura

Autor Tópico: A mais jovem aos 13 anos, a melhor da Europa aos 14 e campeã mundial aos 16  (Lida 656 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Claram

 
A mais jovem aos 13 anos, a melhor da Europa aos 14 e campeã mundial aos 16: Marta Paço continua a fazer história no surf adaptado


Jovem de Viana do Castelo continua os bons resultados no surf adaptado. Cega de nascença, aproveitou o "score" (forte) da primeira ronda para chegar ao título mundial nos EUA.


Rui Salvador
Texto
11 dez 2021, 17:27 
   

▲Marta Paço. Depois da Europa, o título mundial conquistado nos EUA


A portuguesa Marta Paço sagrou-se este sábado campeã do mundo de surf adaptado no ISA World Parasurfing Championship, que se realiza em Pismo Beach, Califórnia, EUA. A atleta de 16 anos, cega de nascença, foi a mais forte na competição ASVI (deficiências visuais) e traz o título para Portugal.


Em 2018, na altura com apenas 13 anos (começou a surfar aos 12), além de ter sido a mais jovem no campeonato do mundo que na altura se disputou na praia de La Jola, San Diego, também em terreno californiano, a surfista de Viana do Castelo havia conseguido a medalha de bronze.

Apenas um ano depois, em 2019, Marta Paço conseguiu aos 14 anos a medalha de ouro em ASVI no primeiro campeonato europeu de surf adaptado (EuroSurf Adaptive 2019). Essa competição aconteceu em casa de Marta, ou seja, na Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, o sítio preferido para surfar da atleta do Surf Clube Viana.

“Nunca imaginei que isto fosse possível. Nem sequer tinha intenção de competir. Foi uma coisa que foi acontecendo. Começaram a falar-me nas possibilidades, que havia alguns campeonatos em que podia participar e como sou muito competitiva, fui”, afirmou a jovem vianense numa recente entrevista à TSF, na qual acrescentou que o principal “é surfar e divertir”.

A verdade é que, para Marta, que também adora o skate, tudo tem sido possível desde que se colocou em cima da prancha de surf e consegue assim na manhã californiana (cerca das 17h00 em Portugal) um título que enriquece ainda mais o recente, mas já rico currículo da jovem do Alto Minho, que foi eleita a Cidadã de Mérito mais nova de sempre de Viana do Castelo. Frente a Barbie Pacheco (EUA) e Carmen Lopez (Espanha), a portuguesa aproveitou o resultado do dia anterior (16.33) que ainda contava para a manhã norte-americana deste sábado, dado que se tratavam das mesma três atletas da 1.ª ronda, para sagrar-se campeã do mundo.


Observador
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel, casconha

Offline rui sopas

 
Viana do Castelo aprova voto de congratulação a campeã mundial de surf adaptado


Sportinforma / Lusa
14 dez 2021 13:30

surf viana-do-castelo marta paço
Marta Paço sagra-se campeã mundial de surf adaptado na Califórnia

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um voto de congratulação à atleta Marta Paço, que se sagrou campeã mundial de surf adaptado na classe VI1, em Pismo Beach, no estado norte-americano da Califórnia.


A surfista Marta Paço e o treinador Gonçalo Cruz caminha em direção da água na Praia do Cabedelo em Viana do Castelo. @João Agre
A proposta de atribuição daquela distinção à atleta natural do concelho foi apresentada pelo presidente socialista da Câmara, Luís Nobre, no início da reunião ordinária do executivo municipal e aprovada pelos vereadores do PSD, Eduardo Teixeira e Paulo Vale, do CDS-PP, Ilda Araújo Novo, e da CDU, Cláudia Marinho.


“A atleta de surf adaptado do Surf Clube de Viana do Castelo, ao serviço da seleção nacional de ‘parasurfing’, voltou a fazer história com mais um título que se junta ao seu palmarés, que inclui uma medalha de bronze no ISA World Adaptative Surfing Championship, entre outros”, destaca a proposta.

A maioria socialista na autarquia da capital do Alto Minho aponta ainda que “Marta Paço, de 16 anos, cega de nascença, começou a praticar surf no âmbito do projeto municipal ‘Náutica para Todos’, sendo hoje uma referência nacional e um exemplo em diversos domínios”.

O voto de congratulação vai ser enviado à atleta e ao seu treinador, Tiago Prieto.

Marta Paço, de 16 anos, surfou para um total de 16,33 pontos, resultantes das suas melhores ondas do dia (8,50 e 7,83), deixando a espanhola Carmen Lopez no segundo lugar, com 7,53, e a norte-americana Barbie Pacheco no terceiro, com 2,77.



A adolescente natural de Viana do Castelo, atleta do Surf Clube de Viana, tinha conseguido uma medalha de bronze na estreia em Mundiais, em 2018, sagrou-se campeã europeia no ano seguinte e agora arrebatou o título de campeã mundial na sua classe.


Depois da vitória, "uma sensação de conquista e de recompensa", afirmou a vontade de ser "uma embaixadora do surf adaptado", tentando motivar mais pessoas a juntar-se à modalidade, explicou, citada em comunicado.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS), João Aranha, destacou o trabalho dos clubes para o crescimento do surf adaptado no país e enalteceu Marta Paço como "o melhor talento mundial do 'parasurfing' na sua categoria".


Fonte: https://desporto.sapo.pt/modalidades/surf/artigos/viana-do-castelo-aprova-voto-de-congratulacao-a-campea-mundial-de-surf-adaptado
 

Online migel

 
Marta Paço recebida na Câmara de Viana após sagrar-se campeã mundial de surf adaptado
“É um orgulho ter-te nestes voos”, disse Luís Nobre

Há 1 dia  em 21/12/2021 às 22:31Por Redação


Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo
Marta Paço foi recebida na Câmara de Viana, após sagrar-se campeã mundial de surf adaptado, na Califórnia, Estados Unidos.


“É um orgulho ter-te nestes voos e ver-te voar com esta coragem. És uma vencedora, um exemplo de esforço, de superação individual e em equipa”, frisou o presidente da Câmara, citado em comunicado enviado a O MINHO.


 
Luís Nobre indicou ainda que, “mais que o resultado desportivo, o importante é que os resultados contribuam para a felicidade pessoal”, elogiando Marta Paço pela “tenacidade e resiliência”.

Acompanhada pelos pais e pelos avós, a surfista indicou que “trabalhamos muito para isto”, já que “este é o maior título que existe para surf adaptado”. “Foi o resultado de um trabalho de anos, mas que nos últimos meses teve ainda mais intensidade, treinámos mais vezes, quase todos os dias”, a partir das 07:00, antes da escola, realçou a jovem de 16 anos, cega de nascença.

O treinador, Tiago Prieto, indicou que fazem “um trabalho diferenciado”, confirmando que “sabe bem quando o trabalho tem como consequência uma medalha”.


Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

No sábado, a jovem surfista tinha também sido homenageada pelo Surf Clube de Viana no Centro de Alto Rendimento do Surf (CAR Surf), no Cabedelo, num momento de confraternização que reuniu familiares, colegas, amigos, desportistas e instituições.

Na cerimónia, o presidente do Surf Clube de Viana, João Zamith, indicou que esteve na Califórnia a acompanhar a prova de Marta Paço, mas também a trabalhar no objetivo de trazer o campeonato do mundo em 2023 para Viana do Castelo. “Estão abertas as negociações. Como sabem, negociar com os americanos não é fácil, mas estamos em crer que em 2023, aquando de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, vamos ter o ISA World Para Surfing Championship aqui, na nossa praia, no Cabedelo”, admitiu o responsável.


Fonte: https://ominho.pt/marta-paco-recebida-na-camara-de-viana-apos-sagrar-se-campea-mundial-de-surf-adaptado/
 

Online migel

 
Use as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.

Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições.Os assinantes do jornal PÚBLICO têm direito a oferecer até 6 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. Apoie o jornalismo de qualidade do PÚBLICO.


As ondas são “um vício e uma terapia” para Marta Paço, campeã do mundo de surf adaptado
A surfista de 16 anos, natural de Viana do Castelo, para quem o desporto é “um vício e uma terapia”, conquistou o primeiro lugar no campeonato mundial de surf adaptado nos Estados Unidos. Agora quer tentar a medalha olímpica, caso a modalidade seja introduzida nos Paralímpicos.

Pedro Manuel Magalhães
24 de Dezembro de 2021, 8:00

Foto
À medida que vai entrando no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf de Viana do Castelo, junto à praia do Cabedelo, Marta Paço recebe abraços e elogios. Uma semana antes, Marta, de 16 anos, coleccionara mais um título para a sua ainda curta, mas recheada, carreira, sagrando-se, em Pismo Beach, no estado norte-americano da Califórnia, campeã mundial de surf adaptado na classe VI1, para atletas com deficiência visual.

Para celebrar a conquista, o piso de cima do CAR começa a dar lugar a um palco improvisado. Em baixo é colocada uma lona horizontal com uma imagem da campeã sobre uma prancha verde e a inscrição #GoMarta. É a homenagem ao seu feito mais recente. “Faltam chegar os meus amigos”, diz a jovem enquanto é felicitada por treinadores, atletas e praticantes da modalidade. O “corpo está pior”, confidencia, porque já não pratica surf há alguns dias. “Começo a sentir ansiedade, a ter dificuldades em dormir se passar muito tempo sem surfar.” Para Marta, o surf é, desde 2017, “um vício e uma terapia”.


“Comecei a surfar quando conheci o Tiago, que é hoje o meu treinador, numa altura que coincidiu com a realização de um encontro internacional de surf adaptado aqui no CAR”, recorda. Tiago Prieto, que acompanha a atleta desde o início, confirma: “O primeiro contacto foi feito depois de ter visto a Marta a fazer skate na rua. Fui ter com ela e lancei-lhe o desafio.” O repto foi aceite e Marta estabeleceu uma paixão com o mar, que se prolonga até hoje. “Senti uma grande liberdade logo que experimentei. Estou sempre à procura de repetir essa sensação e esse momento ao longo destes quatro anos.”

Continue  a lêr aqui: https://www.publico.pt/2021/12/24/p3/noticia/ondas-sao-vicio-terapia-marta-paco-campea-mundo-surf-adaptado-1989722
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo