iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Nuno Vitorino vai ser o primeiro português a participar no Mundial de surf adaptado  (Lida 1314 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Nuno Vitorino vai ser o primeiro português a participar no Mundial de surf adaptado


Portugal vai estar pela primeira vez representado no campeonato mundial de surf adaptado, com o atleta Nuno Vitorino a participar na competição que vai juntar surfistas de 20 países, em La Jolla, na Califórnia.

A participação de Nuno Vitorino, antigo nadador paralímpico, na terceira edição da competição, que decorre entre 29 de novembro e 03 de dezembro, foi anunciada hoje pela Federação Portuguesa de Surf (FPS).

"Há mais de dois anos que estamos a trabalhar para chegar ao Mundial de surf adaptado, finalmente conseguimos, é muito bom para esta vertente da modalidade", disse à agência Lusa o presidente da FPS.

João Aranha considerou que "independentemente do resultado, a presença de um atleta português é já uma vitória e um reconhecimento do esforço que muitos têm feito".
O melhor do Diário de Notícias no seu email

Agora pode subscrever gratuitamente as nossas newsletters e receber o melhor da atualidade com a qualidade Diário de Notícias.
Subscrever

O presidente da FPS explicou que Nuno Vitorino, de 40 anos, foi escolhido depois de observações feitas pela equipa técnica nacional, liderada por Miguel Moreira.

O líder federativo destacou o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, semelhante ao disponibilizado para as restantes seleções nacionais de surf, e do Comité Paralímpico de Portugal.

Nuno Vitorino, que ficou tetraplégico aos 18 anos, após ter sido atingido com um tiro disparado acidentalmente por um amigo que manuseava uma arma de fogo, criou em 2012 a Associação Portuguesa de Surf Adaptado (SURFaddict), que pretende proporcionar a prática de modalidade a pessoas com deficiência.

     
   Fonte: DN
 

Offline rui sopas

 
PORTUGAL VAI MARCAR PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ NO MUNDIAL DE SURF ADAPTADO
Publicado em 20 novembro 2017


Nuno Vitorino demonstra estar a postos para a estreia em La Jolla. Pic Frame: Ricardo Bravo
 
Nuno Vitorino foi o surfista escolhido para compor a comitiva portuguesa que vai marcar presença na terceira edição do Mundial ISA de Surf Adaptado, que se realiza já na próxima semana, em La Jolla, na Califórnia, nos Estados Unidos. Esta vai ser, assim, uma participação histórica para a Federação Portuguesa de Surf, uma vez que se trata da estreia das cores nacionais neste evento.
 
Entre 29 de novembro e 3 de dezembro, centenas de surfistas adaptados oriundos de mais de 20 países vão lutar pelo ouro em várias categorias nesta prova organizada pela Associação Internacional de Surf (ISA). Entre eles vai estar Nuno Vitorino, antigo nadador paraolímpico e presidente da SURFaddict (Associação Portuguesa de Surf Adaptado), que assume o desejo de chegar à final na categoria assistida.
 
"Há mais de dois anos que estamos a trabalhar para chegar ao Mundial de surf adaptado, finalmente conseguimos", começou por dizer João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, num comunicado feito através da agência Lusa. "É muito bom para esta vertente da modalidade. Independentemente do resultado, a presença de um atleta português é já uma vitória e um reconhecimento do esforço que muitos têm feito", frisou.
 
"Os objetivos da federação passam por fazer o melhor possível, sendo que é uma participação histórica. No entanto, como já treino há dois anos para isto e tenho um passado que fala por mim em termos competitivos, sabendo lidar bem com os momentos de pressão, o meu objetivo é chegar à final. Vou lá para ir à final. Se as circunstâncias me vão permitir lá chegar é outra coisa. Mas o meu objetivo é esse", vincou Nuno Vitorino à SURFPortugal.
 
Como prova de que esta não é uma mera participação representativa, Nuno Vitorino garante que já estudou tudo ao pormenor para a estreia. "Já fiz um estudo prévio. A onda [em La Jolla] é um pouco cheia, parecida com a da Costa de Caparica, no meio da praia. Temos treinado lá e experimentado vários tipos de prancha, até porque ali o que vai contar muito é o material. A onda é cheia e pequena, embora tenha algumas partes cavadas", explicou aquele que vai ser o primeiro surfista português a participar no Mundial de surf adaptado.
 
O presidente da FPS explicou que Nuno Vitorino, de 40 anos, foi escolhido depois de observações feitas pela equipa técnica nacional, liderada por Miguel Moreira. O líder federativo destacou ainda o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, semelhante ao disponibilizado para as restantes seleções nacionais de surf, e do Comité Paralímpico de Portugal.
 
Entre as várias categorias em competição, Nuno Vitorino vai entrar na categoria assistida, que é dirigida a surfistas que dependem de ajuda na água para surfar. Dessa forma, o assistente de Nuno Vitorino vai ser João André, sendo Bernardo Abreu o treinador que vai orientar a dupla fora de água. A partida da comitiva portuguesa, que engloba também o presidente João Aranha, está marcada para dia 27 deste mês, próxima segunda-feira. A cerimónia de abertura do evento acontece a 29 de novembro e a competição arranca no dia seguinte.


Fonte: http://www.surfportugal.pt/noticias-surf-portugal/10468-portugal-vai-marcar-presenca-pela-primeira-vez-no-mundial-de-surf-adaptado
 

Online migel

 
PORTUGAL EMPENHADO EM FAZER HISTÓRIA NA ESTREIA NOS MUNDIAIS DE SURF ADAPTADO
27 nov 2017 14:02

 Nuno Vitorino vai ser o primeiro português a participar no Mundial de surf adaptado

Nuno Vitorino vai ser o primeiro português a participar no Mundial de surf adaptado
 Curta-metragem da história de superação de Nuno Vitorino exibida na Surf Summit

 
O atleta Nuno Vitorino quer fazer história na estreia de Portugal em campeonatos mundiais de surf adaptado, marcando presença numa final, na qual competirá para ganhar.

“Quero chegar a uma final, e as finais são para ganhar”, afirmou Nuno Vitorino à agência Lusa, a poucos dias da 3.ª edição dos Mundiais de surf adaptado, em La Jolla, na Califórnia.

Nuno Vitorino destacou o facto de esta ser “uma participação histórica para Portugal” e “todo o trabalho feito pela Federação Portuguesa de Surf e pelo Instituto Português da Juventude para que esta participação fosse uma realidade”.

O surfista, que foi nadador paralímpico, lembrou que a sua participação nos Mundiais, que decorrem entre 29 de novembro e 03 de dezembro, começou há mais de dois anos.

“Estou a preparar-me há mais de dois anos, quando a Associação Internacional de Surf (ISA) criou a competição comecei logo a trabalhar para estar na linha de frente assim que Portugal tivesse condições para levar uma seleção”, explicou.

O atleta, de 40 anos, considerou que esta sua participação na competição, que junta surfistas de 20 países, vai mudar o panorama do surf adaptado em Portugal.

“É um momento histórico e nada mais será igual no surf adaptado português. Acredito que no futuro poderemos ter seleção mais alargada em grandes competições”, referiu.

Nuno Vitorino admitiu mesmo uma possível participação portuguesa em Jogos Paralímpicos, “porque já existem movimentações para que o surf adaptado seja integrado nos Jogos Paris2024”.

No Mundial de surf adaptado, os atletas competem em ‘heats’ de quatro participantes cada, divididos por categorias consoante o grau e tipo de deficiência.

Fonte: Sapo
 

Online migel

 
Mundial de Surf Adaptado arranca hoje com novo recorde de participação

Prova tem lugar em La Jolla até 3 de dezembro…
 
Portugal faz-se representar no Campeonato Mundial de Surf Adaptado (2017 Stance ISA World Adaptive Surfing Championship), pela primeira vez, através do atleta Nuno Vitorino que competirá na categoria “assistida”, contando com a ajuda do assistente João André e ainda com Bernardo Abreu que assume as funções de treinador.
 
A participação de Nuno Vitorino, de 40 anos, antigo nadador paralímpico, na terceira edição da competição, que decorre entre 29 de novembro e 3 de dezembro, em La Jolla, San Diego, na Califórnia, é histórica e integra um conjunto de mais de vinte países que estarão presentes com os seus atletas nas várias categorias em disputa.
 
Na verdade, o evento bateu o recorde anterior, datado de 2016, onde se registou a participação de 77 atletas de 21 países. Na edição deste ano são esperados 109 atletas de 26 nações diferentes.


 - A seleção brasileira defende o troféu conquistado em 2016. Foto: ISA/Borja Irastorza
 
Nesta quarta-feira terá lugar a Cerimónia de Abertura com o Desfile das Nações em prova a ter lugar e ainda com a Cerimónia das Areias do Mundo, onde um representante de cada país depositará areia do seu país numa caixa, simbolizando a paz reinante entre as nações através do Surf Adaptado.
 
Uma parte do crescimento do evento deve-se à igualdade de géneros empreendida pela ISA - International Surfing Association. Em 2017 a prova conta com a participação de 20 mulheres de 10 países, estando agora o sexo feminino representado em cinco das seis categorias em disputa.
 
Acompanha em direto através deste link.


Fonte:  http://surftotal.com/noticias/internacionais/item/12483-mundial-de-surf-adaptado-arranca-hoje-com-novo-recorde-de-participacao
 
 

Offline rui sopas

 
PORTUGAL ESTREIA-SE NO MUNDIAL DE SURF ADAPTADO
1 dez 2017 13:04

Nuno Vitorino surf adaptado mundial-surf-adaptado



Portugal empenhado em fazer história na estreia nos Mundiais de surf adaptado

Nuno Vitorino vai ser o primeiro português a participar no Mundial de surf adaptado
Prova começou esta quinta-feira na Califórnia.
 
A seleção nacional está a lutar pelo pódio no ISA World Adaptive Surfing Championship, na praia La Jolla, na Califórnia. Nuno Vitorino mediu forças com os seus adversários num primeiro dia marcado por algumas dificuldades, terminando o primeiro heat na quarta posição da bateria. Uma estreia positiva para Portugal que, pela primeira vez, tem um atleta a competir num mundial de surf adaptado.

A competição para Nuno Vitorino arrancou pelas 9h locais, 17h em Portugal. O atleta estreou-se nas águas californianas no primeiro heat com o brasileiro Davi Teixeira, que liderou a prova, Cedrick Montagney, da França, e com o croata Mathias V. Luna. Nuno Vitorino terminou na quarta posição da bateria.

Segundo Nuno Vitorino, este primeiro desafio foi ultrapassado com sucesso. “A minha bateria correu muito bem e consegui fazer cinco ondas com algum potencial”, refere o português, confessando que as condições do mar não eram as desejáveis.

“Foi uma bateria desafiante com ondas a fechar, o que criou algumas dificuldades a todos os atletas. Mas ainda é cedo, este foi apenas o primeiro dia e ainda temos muita competição pela frente. O Nuno está em boa forma e muito confiante num bom resultado”, refere João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS).

No total, encontram-se 109 atletas de 26 países em competição, num campeonato que bateu recordes de participação.

Sapo.pt
 

Offline Pantufas

 
Uma participação histórica que vai mudar o panorama do surf nacional e trazer novas oportunidades a futuros atletas de surf adaptado.

Nuno Vitorino entrou confiante na água e conseguiu destacar-se no início da sua bateria. O português começou a um bom ritmo e esteve prestes a fazer história na segunda surfada. No entanto, nos últimos minutos acabou por ser relegado para terceiro lugar, afastando a seleção da corrida ao título no ISA World Adaptive Surfing Championship, na Califórnia. Um campeonato que vai, certamente, mudar a história do surf adaptado em Portugal e garantir um futuro promissor para os atletas da modalidade.

“Independentemente do resultado, esta participação foi, sem dúvida, um marco histórico para mim. Na água demos sempre o nosso melhor, tentamos fazer boas ondas. Esta competição ficará sempre como aprendizagem para melhorar o nosso surf”, realça Nuno Vitorino, único atleta que Portugal levou para a Califórnia.

Segundo João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS), o resultado não foi pretendido, mas “esta primeira participação no Campeonato Mundial de Surf adaptado é, e será, um marco que vai servir para motivar outros atletas a treinarem e a estarem presentes em futuras Seleções Nacionais. Para a FPS implica fazer ainda mais e melhor de forma a desenvolvermos o surf adaptado de forma a atingirmos mais e melhores resultados”.

A competição decorre até domingo, na praia La Jolla, na Califórnia.

Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!


Fonte: http://beachcam.meo.pt/newsroom/2017/11/nuno-vitorino-terminou-o-heat-em-quarto-lugar/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo