Cacau pode ajudar na prevenção do cancro do cólon O consumo de cacau pode ajudar na prevenção de problemas intestinais associados ao stress oxidativo, incluindo o início do cancro do cólon causado por substâncias químicas, sugere um estudo publicado na revista "molecular Nutrition & Food Research".
"A exposição a toxinas, a agentes mutagénicos e pró-carcinogénicos na dieta torna o muco intestinal mais susceptível ao desenvolvimento de certas patologias. Os alimentos como o cacau, que é rico em polifenóis, parecem desempenhar um papel importante na protecção contra estas doenças", revelou, em comunicado de imprensa, a principal autora do estudo, Maria Ángeles Martin.
Neste estudo os investigadores do Institute of Food Science and Techonology and Nutrition, na Nova Zelândia, alimentaram, durante oito semanas, ratinhos com uma dieta rica em cacau e aos quais foi induzida a carcinogénese.
O estudo revelou que quatro semanas após a administração do composto químico azoximetano o muco intestinal dos animais apresentou lesões neoplásticas pré-malignas, considerados bons marcadores da patogénese do cancro do cólon.
Os investigadores constataram que os ratinhos alimentados com uma dieta rica em cacau apresentaram uma redução significativa no número de lesões no cólon, induzidas pela substância carcinogénica. Da mesma forma, houve uma melhoria nas defesas antioxidativas endógenas e uma diminuição nos marcadores de dano oxidativo induzido pelo composto tóxico.
Os investigadores concluem que o efeito protector de cacau pode impedir as vias de sinalização das células envolvidas na proliferação celular e, portanto na neoplasia e formação de tumores.
O estudo também revelou que, os animais alimentados com a dieta rica em cacau apresentaram um aumento na apoptose ou morte celular programada como um mecanismo de quimioprevenção contra o desenvolvimento da carcinogénese.
Apesar de ser necessário realizar mais estudos para determinar quais os compostos bioativos do cacau que são responsáveis por estes efeitos, os autores concluem que uma dieta rica em cacau parece reduzir o stress oxidativo induzido. Adicionalmente o cacau parece ter propriedades de protecção nos estados iniciais do cancro de cólon, uma vez que reduz a formação de lesão neoplásica pré-maligna.
Fonte:Correio dos Açores