iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility
myservice

Tecnomobile

Anuncie Aqui

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Cacau pode ajudar na prevenção do cancro do cólon  (Lida 1449 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

Cacau pode ajudar na prevenção do cancro do cólon  
 


O consumo de cacau pode ajudar na prevenção de problemas intestinais associados ao stress oxidativo, incluindo o início do cancro do cólon causado por substâncias químicas, sugere um estudo publicado na revista "molecular Nutrition & Food Research".

"A exposição a toxinas, a agentes mutagénicos e pró-carcinogénicos na dieta torna o muco intestinal mais susceptível ao desenvolvimento de certas patologias. Os alimentos como o cacau, que é rico em polifenóis, parecem desempenhar um papel importante na protecção contra estas doenças", revelou, em comunicado de imprensa, a principal autora do estudo, Maria Ángeles Martin.
Neste estudo os investigadores do Institute of Food Science and Techonology and Nutrition, na Nova Zelândia, alimentaram, durante oito semanas, ratinhos com uma dieta rica em cacau e aos quais foi induzida a carcinogénese.
O estudo revelou que quatro semanas após a administração do composto químico azoximetano o muco intestinal dos animais apresentou lesões neoplásticas pré-malignas, considerados bons marcadores da patogénese do cancro do cólon.
Os investigadores constataram que os ratinhos alimentados com uma dieta rica em cacau apresentaram uma redução significativa no número de lesões no cólon, induzidas pela substância carcinogénica. Da mesma forma, houve uma melhoria nas defesas antioxidativas endógenas e uma diminuição nos marcadores de dano oxidativo induzido pelo composto tóxico.
Os investigadores concluem que o efeito protector de cacau pode impedir as vias de sinalização das células envolvidas na proliferação celular e, portanto na neoplasia e formação de tumores.
O estudo também revelou que, os animais alimentados com a dieta rica em cacau apresentaram um aumento na apoptose ou morte celular programada como um mecanismo de quimioprevenção contra o desenvolvimento da carcinogénese.
Apesar de ser necessário realizar mais estudos para determinar quais os compostos bioativos do cacau que são responsáveis por estes efeitos, os autores concluem que uma dieta rica em cacau parece reduzir o stress oxidativo induzido. Adicionalmente o cacau parece ter propriedades de protecção nos estados iniciais do cancro de cólon, uma vez que reduz a formação de lesão neoplásica pré-maligna.



Fonte:Correio dos Açores


 

Offline julia

Re: Cacau pode ajudar na prevenção do cancro do cólon
« Responder #1 em: 11/04/2018, 16:11 »
O cancro do intestino é uma patologia que se desenvolve pelo aparecimento de lesões no intestino grosso ou cólon podendo formar pólipos. Os pólipos podem aumentar de tamanho e tornarem-se malignos originando o cancro. Em Portugal, esta doença tem uma mortalidade de 11 pessoas por dia! Uma realidade assustadora e que tem uma incidência de cerca de 7 mil novos casos em cada ano, sendo detetado principalmente a partir dos 50 anos.
A prevençao do cancro do colon https://www.naturalthrone.com/blog/artigo/como-prevenir-cancro-do-colon-e-sintomas é conseguida através de uma diete saudável, onde fazem parte as fibras, fibras estas que são essenciais para as celulas do colon manterem se saudáveis.
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo