Laranja pode prevenir acidentes vasculares cerebrais
Que comer frutas e legumes faz bem à saúde não é novidade, nem que a laranja ajuda na prevenção de diversas doenças, pois é rica em vitamina C. Mas, agora, investigadores britânicos e norte-americanos encontraram mais um motivo para essa fruta ser consumida em grandes quantidades: a laranja pode ajudar a reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC).O estudo, realizado em parceria pelas Universidades de Esta Anglia, em Inglaterra, e da Harvard School of Medicine, analisou dados sobre o risco de AVC em quase 70.000 enfermeiras norte-americanas, focando-se sobre a sua alimentação, especialmente sobre as formas de flavonoides, encontrados em plantas.
De acordo com os resultados, os flavonoides cítricos, chamados flavanonas, pareciam estar associados a uma redução no risco de acidente vascular cerebral. «Os nossos dados sugerem que se comer mais frutas cítricas, pode-se modestamente reduzir o risco de acidente vascular cerebral», afirmam os pesquisadores.
Contudo, os cientistas ressaltam que é necessária a realização de novas pesquisas para comprovação dos benefícios. Pessoas que fazem uso de medicamento controlado devem consultar o seu médico antes de consumir uma grande quantidade de citrinos, pois algumas substâncias contidas neles podem afectar a eficácia dos medicamentos.
DD