https://www.youtube.com/watch?v=w_KR6k6YIIs (https://www.youtube.com/watch?v=w_KR6k6YIIs)
A intolerância à lactose (o principal açúcar do leite) deve-se a uma deficiência do corpo em segregar uma enzima chamada lactase. Normalmente, esta enzima é sintetizada pelo intestino, mas por razões de alteração do regime alimentar ou genética, algumas pessoas vêem a produção diminuir desde a infância.
Quando ausente ou em quantidade insuficiente, a lactase não pode decompor a lactose proveniente da alimentação em outros dois açúcares (glicose e galactose), não havendo absorção pelo intestino. Deste modo, a lactose acaba por chegar intacta ao intestino grosso onde é fermentada por bactérias.
Este processo provoca a produção de gás e aumento de água no intestino grosso, o que leva a uma aceleração do trânsito intestinal podendo originar diarreia, gases e dor.
Essas consequências são incómodas e dolorosas mas não podem provocar complicações mais graves, ao contrário da alergia às proteínas do leite.
A intolerância à lactose que se desenvolve com a idade afecta grande parte da população adulta, em graus variados. Na Europa e na América do Norte, estima-se que 10% da população seja afectada. Esta taxa sobe rapidamente na Europa Oriental, chegando a 30%, e a 70% na Ásia ou na África.
A intolerância à lactose também pode ser adquirida ou secundária a uma condição do intestino delgado (doença celíaca, gastroenterite ou doença de Crohn).
Por vezes podem durar várias semanas, o tempo que a mucosa intestinal demora a cicatrizar.
A intensidade dos sintomas varia de um indivíduo para outro em função:
- Do património genético de cada indivíduo e da sua síntese de lactase;
- Da quantidade de lactose absorvida.
Geralmente os sintomas aparecem entre 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos contendo lactose, e são de dois tipos:
- Sintomas intestinais, como gases, sensação de inchaço, cólicas abdominais, diarreia, náuseas, vómitos;
- Sintomas gerais, como dor de cabeça, fadiga, dores musculares e articulares, etc.
https://www.rita-c.com/marca/digelact
inclui Video Youtube / PDF