ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Dengue  (Lida 41552 vezes)

0 Membros e 15 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

Dengue
« em: 05/10/2012, 18:31 »
 
Dengue na Madeira: saiba quais os cuidados a ter
Dois casos da doença detetados na ilha


A Direção Geral de Saúde (DGS) deixa alguns cuidados a ter com a dengue, depois de terem sido confirmados dois casos da doença na Madeira.

Aos médicos, a DGS pede que sigam os doentes com sintomas de dengue durante pelo menos duas semanas para poderem detetar complicações que obriguem ao internamento hospitalar.

«Nos casos clássicos da doença o tratamento baseia-se no controle da febre com paracetamol (estão contraindicados a aspirina e os anti-inflamatório não esteroides, pelo perigo de hemorragia e de síndroma de Reye), na ingestão abundante de líquidos e no repouso», refere a DGS em nota divulgada que a Lusa cita.

No mesmo texto, a entidade lembrou que não há vacina contra o vírus do dengue e aconselhou a utilização de roupa clara que proteja a maior superfície possível do corpo (calças e mangas compridas, meias e sapatos).

O comunicado sugeriu ainda a aplicação de repelente (que deve conter o químico DEET) nas áreas expostas do corpo e na roupa e disse que as pessoas devem evitar permanecer em zonas ao ar livre, preferindo espaços fechados com ar condicionado.

A DGS pediu igualmente que se evitem zonas onde existam águas paradas e sublinhou que os horários mais críticos para a picada dos mosquitos, que transmitem a doença, correspondem aos períodos do nascer e pôr-do-sol, escreve a Lusa

TVI24
« Última modificação: 25/09/2015, 15:34 por 100nick »
 

Offline Claram

 
Dengue/Madeira: Instituto da Saúde apela à população para seguir medidas preventivas



A presidente do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira (IASAUDE) apelou hoje à população para que siga as medidas preventivas da propagação do mosquito «Aedes aegypti», transmissor do vírus da febre de dengue.

«O mais importante neste momento é a população estar sensibilizada para as medidas adequadas de prevenção, quer no âmbito pessoal ou no ambiente doméstico, para que se possa controlar o desenvolvimento das larvas e a propagação dos mosquitos», afirmou à agência Lusa Ana Nunes.

Na quarta-feira, o IASAUDE revelou a existência de dois casos -- um homem e uma mulher, residentes no Funchal e Santa Cruz - confirmados de febre de dengue e 22 outras situações suspeitas, que ainda estão em análise no Instituto Nacional de Saúde dr. Ricardo Jorge, sendo todos relativos a pessoas residentes na Madeira que não saíram da região.

Diário Digital / Lusa
 

Offline Claram

 
Dengue: População de mosquitos tem alastrado na Madeira, mas está controlada


A população de mosquitos que pode transmitir doenças tem alastrado pela periferia da ilha da Madeira, mas está controlada e monitorizada, disse hoje à Lusa o investigador Paulo Gouveia de Almeida, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.Na quarta-feira, a presidente do Instituto Administração de Saúde da Região Autónoma da Madeira, Ana Nunes, informou que há dois casos confirmados de dengue na região e 22 sob suspeita, que estão em análise no Instituto Ricardo Jorge

Paulo Gouveia de Almeida, coordenador do Mestrado na área da Parasitologia Médica, adiantou que o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), em colaboração com o Instituto Administração de Saúde da Madeira, tem vindo a fazer um trabalho de monitorização das populações de mosquitos na região.

Diário Digital / Lusa
 

Offline Claram

 
Dengue: «Procura anormal» de repelentes nas farmácias -- ANF


As farmácias da Madeira estão a registar uma «procura anormal» de repelentes desde quarta-feira, quando foram confirmados pelas autoridades de saúde da região dois casos de febre de dengue e 22 outras situações suspeitas.Um dos delegados da Associação Nacional de Farmácias (ANF) na Madeira, Francisco Araújo, disse à agência Lusa que «quando surgiram as primeiras notícias notou-se uma procura maior e anormal deste tipo de fármaco», referindo que nalgumas farmácias já não existe o repelente aconselhado para esta situação.

Na quarta-feira, o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira revelou a existência de dois casos confirmados -- um homem e uma mulher, residentes no Funchal e Santa Cruz - de febre de dengue e 22 outras situações suspeitas, que ainda estão em análise no Instituto Nacional de Saúde dr. Ricardo Jorge, sendo todos relativos a pessoas residentes na Madeira que não saíram da região.

Diário Digital / Lusa
 

Offline Claram

Re: Dengue na Madeira: saiba quais os cuidados a ter
« Responder #4 em: 05/10/2012, 22:44 »
 
Dengue: Nova Democracia quer comissão de inquérito


O Partido da Nova Democracia propos hoje aos grupos parlamentares do PS, CDS e PTP na Assembleia Legislativa da Madeira a constituição de uma comissão de inquérito para apurar responsabilidades políticas relativas ao aparecimento de dengue na região.O deputado Hélder Spínola, da Nova Democracia, considerou hoje ter havido "desleixo no combate ao mosquito 'Aedes aegypti' e na prevenção do aparecimento de dengue na Madeira", tendo endereçado ao secretário regional dos Assuntos Sociais "uma proposta para a implementação imediata de um programa de ação específico para a prevenção e combate ao mosquito", que, quando infetado, é transmissor do vírus.

Na quarta-feira, o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira revelou a existência de dois casos confirmados de febre de dengue -- um homem e uma mulher, residentes no Funchal e Santa Cruz - e 22 outras situações suspeitas, que ainda estão em análise no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, sendo todos relativos a pessoas residentes na ilha e que não saíram da região.

Hélder Spínola lembrou que "a instalação do mosquito 'Aedes aegypti' na Madeira é já conhecida desde 2005" e, "apesar de algum investimento, nos primeiros tempos, no combate direto" à sua população, "desde há vários anos que nada tem sido feito".

"Surgiram alguns casos de dengue importados que indiciavam o elevado risco de vir a acorrer a instalação da infeção na população de mosquitos residentes, sem que tenham sido tomadas medidas para identificar e isolar rapidamente esses casos", referiu Hélder Spínola, adiantando que um desses casos, "contraído fora da região, resultou no falecimento na Madeira desse doente por ter sido tardiamente diagnosticado".

O programa preconizado pelo PND inclui a "eliminação minuciosa dos criadouros urbanos e periurbanos, colocando no terreno brigadas que palmilhem completamente as zonas de ocorrência desta espécie, acabando com a proliferação de resíduos de embalagens que retêm as águas das chuvas e com outras situações que sejam identificadas".

O desenvolvimento de uma campanha de sensibilização no terreno e nos órgãos de comunicação social e a consulta de especialistas para a seleção dos meios de combate mais eficazes a implementar urgentemente estão entre as medidas propostas pelo deputado.

Diário Digital com Lusa
 

Offline Claram

Re: Dengue na Madeira: saiba quais os cuidados a ter
« Responder #5 em: 06/10/2012, 10:55 »
 
Dengue: Secretário regional confirma 14 casos na Madeira


   

o secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Ramos, revelou hoje que o número de pessoas com dengue na Região Autónoma da Madeira subiu de dois para 14.

«Das análises que recebemos temos a confirmação de 14 casos, incluindo os dois casos que já tinham sido confirmados», disse o secretário regional à margem de um encontro médico no Funchal.

Francisco Ramos lembrou que o mosquito «Aedes aegypti» apareceu na região em 2005 e que desde então tem vindo a ser feito, «de forma continuada, o combate ao mosquito que é vetor da doença do dengue».

Diário Digital / Lusa
 

Offline Claram

Re: Dengue na Madeira: saiba quais os cuidados a ter
« Responder #6 em: 07/10/2012, 16:49 »
 
Casos de dengue na Madeira aumentam para 34




O presidente do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), Miguel Ferreira, revelou hoje existirem 34 pessoas infetadas com dengue na Região.«Esta tarde, nós tínhamos 34 casos positivos no Laboratório do Hospital Dr. Nélio Mendonça», disse.

Miguel Ferreira adiantou que a partir de agora as análises serão feitas no Laboratório do Funchal: «inicialmente foram mandadas para o Instituto Ricardo Jorge mas a técnica já está aferida e vamos fazê-las na Região».

Diário Digital / Lusa
 

Offline Claram

Re: Dengue na Madeira: saiba quais os cuidados a ter
« Responder #7 em: 07/10/2012, 16:53 »
 
Dengue: Doentes internados estão a «evoluir muito bem»


O secretário dos Assuntos Sociais da Madeira garantiu hoje que a evolução clínica das pessoas infetadas com dengue é «favorável» e que os doentes internados, cujo número não especificou, estão a «evoluir muito bem».«Ainda temos alguns doentes internados, são residuais, mas estão todos a evoluir muito bem», disse aos jornalistas Francisco Jardim Ramos, à margem da III Jornada da Pastoral da Saúde que decorre na Casa de Saúde Câmara Pestana, no Funchal.

Na sexta-feira, o presidente do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), Miguel Ferreira, revelou a existência de 34 pessoas infetadas com dengue na região.

Diário Digital / Lusa
 

Offline Claram

Re: Dengue na Madeira: saiba quais os cuidados a ter
« Responder #8 em: 09/10/2012, 10:33 »
 
Dengue: Hotéis alertam para efeitos de alarmismos


Os hotéis da Madeira têm adotado nos últimos anos medidas de combate ao mosquito Aedes aegyti, transmissor da febre da dengue, e alertam que o alarmismo pode ter consequências nefastas para o setor turístico.Em declarações à Agência Lusa, o diretor do Hotel Reid's Palace, Ulisses Marreiros, lembra que o hotel desenvolve há largos anos operações de combate a pragas e que desde 2009 adotou um programa específico de combate ao mosquito nos seus quatro hectares de área ajardinada.

"Estes combates são feitos há imenso tempo e, por acaso, temos hoje uma operação de desinfestação que já estava programada há três meses, portanto, não foi com as notícias agora veiculadas que resolvemos agir", declara.

Ulisses Marreiros acrescenta que, além destas medidas de prevenção e de desinfestação, o hotel assume outras boas práticas como o cuidado com águas estagnadas ou a transmissão de informação sobre o inseto.

"Apenas recebemos um pedido de informação por parte de um operador turístico sobre o que se estava a passar, não tenho conhecimento que clientes tenham apresentado queixas", diz, referindo-se aos casos detetados nos últimos dias na região.

"Neste momento parece-me ser importante não criar uma situação de alarmismo", realça.

A opinião é partilhada pelo diretor do Hotel Regency Palace, Deodato Moniz, que declara ser importante "não criar uma situação alarmante" e dá o exemplo do que aconteceu aquando do aparecimento do mosquito e da gripe A.

"Além dos cuidados internos, nós temos fornecido as informações da Direção Regional de Saúde. Até agora não recebemos qualquer queixa", afiança.

A diretora do Hotel Savoy Gardens, Aida Nunes, refere que a existência do mosquito "não é uma novidade na Madeira" e que o hotel "tem vindo a adotar medidas de prevenção" desde que o mosquito apareceu pela primeira vez, em 2005.

Utilização de inseticidas, cuidados com as águas estagnadas e da piscina, utilização de repelentes e o seguimento das orientações das autoridades sanitárias são os procedimentos assumidos pelo hotel.

"Os clientes que nós temos são pessoas viajadas e já estão habituadas a estas situações", observa.

O Instituto de Administração da Saúde (IADSAUDE) revelou na quarta-feira passada a existência de dois casos autóctones da dengue na Madeira, número que aumentou, entretanto, para 34.

Diário Digital com Lusa
 

Offline Claram

Re: Dengue na Madeira: saiba quais os cuidados a ter
« Responder #9 em: 09/10/2012, 11:12 »
 
Dengue: «não há fenómenos inesperados» na Madeira - DGS

 

O director-geral da Saúde (DGS), Francisco George, afirmou que a evolução dos casos de dengue na Madeira está a decorrer «de acordo com os parâmetros esperados», salientando que «não há fenómenos inesperados» no arquipélago.

Francisco George explicou à Lusa que durante o dia de hoje esteve reunido, em Lisboa, com especialistas de várias entidades para discutir e analisar a evolução dos casos de dengue registados na Madeira.

«Foi uma reunião de trabalho que juntou vários especialistas para, em conjunto com as autoridades da Madeira, ver como está a decorrer a evolução e a propagação do problema [de dengue] na região do Funchal», explicou.

O director-geral da Saúde adiantou que no encontro foi reconhecido que a "evolução está de acordo com os parâmetros e critérios admitidos à partida e que não há fenómenos inesperados".

Na reunião participaram peritos da Direcção-geral da Saúde, do Instituto Ricardo Jorge, do Instituto Português de Sangue e Transplantação e Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Francisco George explicou que o boletim da situação epidemiológica será divulgado «todas as quartas-feiras ao meio dia», escusando-se a dar pormenores sobre o número de casos de dengue confirmados até ao momento no arquipélago.

Até lá, garantiu Francisco George, decorrem os trabalhos na «frente informativa, na frente da luta contra os vectores, na frente do diagnóstico precoce laboratorial e nas questões do tratamento dos doentes».

Diário Digital com Lusa
 

Offline Pantufas

Re: Dengue na Madeira: saiba quais os cuidados a ter
« Responder #10 em: 10/10/2012, 12:11 »
 
Dengue: DGS divulgou recomendações para cidadãos que viajem para Madeira


A Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou na terça-feira uma série de recomendações para todos os cidadãos que viajem para a Região Autónoma da Madeira, devido aos casos de dengue confirmados no arquipélago.A Madeira tem, oficialmente e até ao momento, 14 casos notificados pelo Instituto Ricardo Jorge, enquanto os 34 casos registados até sexta-feira esperam «validação».

Lembrando que o dengue não se transmite de pessoa para pessoa, mas apenas pela picada dos mosquitos infetados com o vírus, a DGS sublinhou que o uso de repelentes de insetos é uma medida essencial na prevenção.

Diário Digital / Lusa
 

Online migel

Sobe para 20 os casos de febre de dengue em Macau
« Responder #11 em: 13/10/2012, 19:02 »
 
Sobe para 20 os casos de febre de dengue em Macau


Os Serviços de Saúde de Macau foram notificados de mais dois novos casos confirmados de febre de Dengue, elevando para 20 o número total de ocorrências no território.

Os dois novos casos confirmados dizem respeito a uma mulher de 39 anos e ao filho, de oito.

Os dois foram classificados como sendo de origem local, dado que não se ausentaram do território nas duas semanas anteriores à deteção dos primeiros sintomas.

Diário Digital / Lusa
 

Online migel

Re: Tudo sobre a doença Dengue e os cuidados a ter
« Responder #12 em: 13/10/2012, 19:10 »
 
Madeira: Três pessoas internadas com dengue
 

Três pessoas estão internadas com dengue, no hospital do Funchal, na Madeira.


Nas últimas duas semanas já foram confirmados 18 casos com esta doença provocada por um mosquito tropical.

Segundo a TVI, o Governo Regional colocou várias equipas no terreno.

DD
 

Offline Claram

Re: Tudo sobre a doença Dengue e os cuidados a ter
« Responder #13 em: 20/10/2012, 10:44 »
 
DGS dá conta de 37 casos de dengue na Madeira e outros 262 por confirmar


O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge avançou que análises de laboratório confirmaram que houve 37 casos de febre de dengue na Madeira desde 3 de Outubro, mas ainda não se registaram óbitos neste âmbito.A Direcção Geral de Saúde (DGS) revelou hoje que estão diagnosticados 262 casos prováveis, sendo que no total foram hospitalizados 30 indivíduos, estando ainda seis internados.

A entidade sublinhou na actualização semanal da situação epidemiológica do surto de dengue na Madeira que não se verificaram óbitos, revelando que as viagens para a Madeira «não estão desaconselhadas», mas refere que os viajantes levem em conta as orientações já manifestadas pelo Serviço Regional de Saúde e por aquele organismo.

A DGS acrescenta em comunicado que as autoridades regionais «têm reforçado as medidas já adoptadas de controlo de vectores, especificamente para o mosquito Aedes aegypti, existente da ilha desde 2005, e promovido uma estratégia de informação com recomendações gerais aos cidadãos, incluindo a protecção individual contra picadas de mosquitos».


DD
 

Offline Claram

Re: Tudo sobre a doença Dengue e os cuidados a ter
« Responder #14 em: 20/10/2012, 10:50 »
 
Madeira: Eurodeputadas do BE questionam CE sobre medidas contra dengue




As eurodeputadas do Bloco de Esquerda (BE) Marisa Matias e Alda Sousa perguntaram hoje à Comissão Europeia e ao Conselho que medidas pretendem concretizar para combater a situação de dengue na Madeira.Na pergunta escrita, as eurodeputadas portuguesas afirmam que, sendo a dengue "uma febre hemorrágica viral, todos os casos notificados têm que ser comunicados na União Europeia", acrescentando que a supervisão e o sistema de alerta precoce são responsabilidade do Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças.

A presença do mosquito 'Aedes aegypti' na Madeira foi confirmada em 2005, sem que tenham ocorrido casos de dengue, o que veio a acontecer no passado dia 3 de outubro quando foram notificados dois casos desta doença na região.

As eurodeputadas do BE querem saber o que fizeram a Comissão Europeia e o Conselho depois de lhes ter sido reportada a existência do mosquito na Madeira, em 2005, e que medidas concretas pretendem tomar, "agora que já há atividade epidémica".

Marisa Matias e Alda Sousa pretendem ainda saber que tipo de articulação existe entre a Comissão Europeia, o Conselho e os Estados-membros em situação de surto.

Depois de receberem a pergunta, a Comissão Europeia e o Conselho têm três semanas para responder.

Segundo os números hoje divulgados pelo Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira (Iasaude), estão confirmados até ao momento 37 casos de dengue na região, mais 19 que na passada semana, estando seis utentes internados no hospital do Funchal.

Num comunicado divulgado na região, este organismo informa que o número de casos prováveis de pessoas infetadas ascende a 262 e que o total cumulativo de doentes internados no hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, é de 30.

Diário Digital com Lusa
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo