iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Depressão associada a síndrome do intestino irritável  (Lida 3075 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Sininho

Depressão associada a síndrome do intestino irritável

Metade das pessoas que sofrem do síndrome de intestino irritável podem apresentar problemas psiquiátricos - incluindo ansiedade, depressão e somatização -, que afectam bastante a sua qualidade de vida, segundo especialistas da Universidade de Washington, nos EUA.
O síndrome é caracterizado por dores abdominais com cólica e distensão abdominal por gases, além de intestino preso ou diarreia; e, por si só, já influencia negativamente o bem-estar dos pacientes. Segundo os especialistas, associada a problemas de humor, a condição tem um impacto ainda maior na qualidade de vida.

«Pacientes com síndrome do intestino irritável são conhecidos por terem prejuízos na qualidade de vida comparáveis aos de indivíduos com outras doenças gastrointestinais crónicas, incluindo doença inflamatória intestinal e doença hepática crónica», disseram os investigadores no Encontro Anual do American College of Gastroenterology.

«Em até metade desses pacientes, doenças psiquiátricas podem ser detectadas; e essas condições também afectam negativamente a qualidade de vida», completaram.

Avaliando 279 pessoas que sofriam da síndrome do intestino irritável - a grande maioria era de mulheres -, os cientistas observaram que a coexistência de problemas psiquiátricos é comum entre esses pacientes, com mais de 28% apresentando depressão e quase 34% tendo ansiedade.

Além disso, um em quatro pacientes apresentou altos níveis de somatização – «tendência a experimentar e comunicar sofrimento somático em resposta a stress psicossocial e procurar auxílio médico por isso».

De acordo com os autores, mais da metade dos pacientes apresentaram pelo menos um distúrbio psiquiátrico, e a sua qualidade de vida era significativamente menor do que a dos participantes que não apresentavam problemas como depressão, ansiedade e somatização.

Além disso, essa pior qualidade de vida associada aos problemas psiquiátricos seria independente da frequência e da severidade dos sintomas intestinais.


«Além dos sintomas intestinais, os problemas psiquiátricos, particularmente a depressão e a somatização, podem ser alvos terapêuticos igualmente importantes para optimizar o bem-estar dos pacientes com síndrome do intestino irritável», concluíram os autores.

in diariodigital
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Pantufas

Offline Figueira

Re:Depressão associada a síndrome do intestino irritável
« Responder #1 em: 21/10/2010, 17:20 »
Olá Sininho,
Obrigado por teres divulgado este tema do Síndrome do Cólon Irritável,
digo isto porque eu sofro dessa patologia, pois comecei a ter muitas
dores abdominais acompanhado de prisão de ventre, no qual ia,
fazendo uma média, de mês a mês parar ás urgências, é muito
custoso essas dores.
Foi até que o meu médico de família mandou fazer uns exames,
incluindo o mais importante a colonoscopia total, que não foi
nada fácil, mas tive que aguentar. Fiquei contente por saber que
o colon estava saúdável, mas triste porque confirmou-se o que
se já suspeitava, o Síndrome cólon irritável, enfim...é a vida!

Cumpts
Figueira
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Pantufas

Offline julia

Re: Depressão associada a síndrome do intestino irritável
« Responder #2 em: 10/04/2018, 13:03 »
A denominação "síndrome do intestino irritável" (https://www.naturalthrone.com/blog/artigo/tudo-sobre-a-sindrome-do-intestino-irritavel) deve-se ao facto de o tecido muscular do intestino tornar-se mais sensível e reagir de forma adversa a estímulos habituais, tais como a alimentação e o stress. Caracteriza-se por ser uma perturbação motora do tubo digestivo que origina uma grande diversidade de sintomas digestivos crónicos ou recorrentes (dor abdominal, obstipação, diarreia, desconforto intestinal, etc).
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Pantufas

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo