ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Ébola  (Lida 84621 vezes)

0 Membros e 20 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #105 em: 12/11/2014, 21:41 »
 
Ébola já matou mais de cinco mil pessoas



Foto: DR
Vírus já chegou ao Mali, onde matou quatro pessoas, e na Serra Leoa registou-se um aumento de casos.

   
   
O número de mortos devido ao vírus ébola chegou aos 5.417 de um total de 14.068 casos, avançou esta quarta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os três países mais afectados continuam a ser a Guiné-Conacri, a Libéria e a Serra Leoa. Neste último, a OMS fala mesmo de um “aumento elevado” do número de casos, com 421 novas infecções até ao 9 de Novembro.

Também foram registadas 13 mortes e 30 casos noutros países: Nigéria, Senegal e Mali, em África; e em Espanha e Estados Unidos fora do continente africano.

No Mali contam-se quatro infecções e quatro mortes. Uma das pessoas que faleceu no país era uma enfermeira que estava a trabalhar no tratamento de cerca de 20 membros das Nações Unidos, com ferimentos de guerra, não relacionados com o ébola.

A infecção fatal da profissional levou à quarentena da mesma clínica. As Nações Unidas já garantiram que nenhum dos soldados mostrou sintomas do ébola.

O vírus transmite-se por contacto directo com o sangue e outros fluídos corporais ou tecidos de pessoas ou animais infectados.

Em Portugal não há casos registados. Perante a evidência de sintomas suspeitos o doente deve ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e esperar que, se a situação for validada como suspeita, o INEM vá ao encontro do doente em causa.

fonte: RR
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #106 em: 13/11/2014, 12:03 »
 
Legionella: Ministério pede a enfermeiros para não fazerem greve
 
 13/11/2014 - 08:17 
  
 
 
 O Ministério da Saúde pediu ao Sindicato dos Enfermeiros para reconsiderar as datas da greve nacional, marcada para esta sexta-feira e para dia 21, tendo em conta o cenário "extraordinário" do surto de legionella, avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
 
 Numa carta, com data de quarta-feira e a que a Lusa teve acesso, o Ministério afirma recear que a greve, a acontecer nos dias anunciados, "possa comprometer a prestação de cuidados de saúde", considerando que estão em causa "necessidades em saúde indispensáveis e inadiáveis". "Sem questionar o direito constitucional à greve, solicita-se que, tendo em conta o interesse público e o cenário epidemiológico extraordinário actual, se dignem avaliar a oportunidade da paragem laboral já decretada, as consequências nos cuidados prestados às pessoas e a percepção social sobre a greve e os seus riscos", refere a carta assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira.
 
 O Ministério argumenta que o surto de ‘legionella’ "ainda não se encontra debelado, podendo ainda aumentar o número de doentes com necessidade de cuidados de saúde" bem como a necessidade de recursos humanos, nomeadamente enfermeiros. Indica ainda que não é possível estimar a evolução do número de infectados por ‘legionella’, nem quantificar o número de enfermeiros indispensáveis para assegurar os cuidados de saúde exigidos. "(...) nesta situação de desafio excepcional torna-se ainda mais importante que todos os agentes do sector demonstrem o grau de profissionalismo e responsabilidade que tem sido a chave do sucesso na resposta aos desafios do momento", refere também a carta dirigida ao presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
 
 O SEP anunciou no início da semana uma greve nacional de dois dias, esta sexta-feira e dia 21 deste mês, em protesto pelos cortes salariais nas horas extraordinárias, exigindo a progressão na carreira e a reposição das 35 horas de trabalho semanais. O surto de ‘legionella’ com origem no concelho de Vila Franca de Xira infectou, até quarta-feira, 302 pessoas e o número de mortos pode subir para nove, segundo dados oficiais.
 
 Num comunicado com a situação actualizada até às 15:00 de quarta-feira, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) fala também em nove mortes, explicando que cinco deles morreram de facto devido à ‘legionella’ e que os outros quatro permanecem em investigação. A confirmarem-se os quatro casos, sobe para nove o número de mortos.
 
 A ‘legionella’, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detectada na sexta-feira, no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado já 302 casos de infecção. Estão confirmadas cinco mortes enquanto quatro óbitos estão em investigação. O secretário de Estado da Saúde, Fernando Leal da Costa, disse quarta-feira que as autoridades estão convictas de que eliminaram todas as fontes de contaminação por ‘legionella’ em Vila Franca de Xira e que o assunto "está resolvido". Leal da Costa acrescentou que "há um conjunto de investigações que estão a ser feitas", mas não apontou qualquer local em concreto. A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.
 
 Fonte: Lusa/Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=744773
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #107 em: 13/11/2014, 12:07 »
 
Ébola: mais de 5.000 mortos e 14.098 casos
 
 
 
 
 13/11/2014 - 08:21 
  
 
 
 A epidemia de febre hemorrágica Ébola já matou 5.160 pessoas em oito países, de um total de 14.098 casos identificados, segundo um novo balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado esta quarta-feira, avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
 
 Em nota, a agência da ONU refere que a transmissão da doença "continua intensa" na Guiné Conacri, Libéria e Serra Leoa, onde, segundo a OMS, os casos de infecção podem ser maiores do que foram até agora contabilizados.
 
 No seu último balanço, datado do dia 07 de Novembro, baseado em dados recolhidos até 04 de Novembro, a OMS precisava que 4.960 pessoas perderam a vida na sequência da infecção com o vírus Ébola na Libéria, Guiné-Conacri, Serra Leoa, Nigéria, Senegal, Mali, Estados Unidos e Espanha.
 
 
 Fonte: Lusa/Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=744682
 

Offline Claram

 
Ébola: Médicos Sem Fronteiras vão começar ensaios de três tratamentos
 
 14/11/2014 - 08:44 
  
 
 
 A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou esta quinta-feira que vai começar os primeiros ensaios de três tratamentos clínicos da febre hemorrágica Ébola em três dos seus centros na Guiné-Conacri e na Libéria, avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
 
 Os primeiros testes devem iniciar-se em Dezembro e espera-se ter resultados em fevereiro, adiantaram os MSF.
 
 Num comunicado, a organização não-governamental (ONG) indica que os testes visam encontrar uma terapia eficaz para a doença, cuja epidemia na África Ocidental já matou mais de 5.000 pessoas desde o início do ano.
 
 “Trata-se de uma parceria internacional sem precedente que representa uma esperança para os doentes de finalmente terem um verdadeiro tratamento para uma doença que mata actualmente entre 50 a 80 por cento dos infectados”, sublinhou Annick Antierens, que coordena os ensaios para os MSF.
 
 Os ensaios dizem respeito ao medicamento antiviral brincidofovir, que será testado por investigadores da Universidade de Oxford no centro ELWA 3 de Monrovia, na Libéria, e ao antiviral favipiravir, cujos testes, a cargo do Instituto francês para a Saúde e a Investigação Médica (INSERM), serão realizados em Guéckédou, na Guiné-Conacri.
 
 O Instituto de Medicina Tropical de Antuérpia, por seu turno, vai testar uma terapia à base de sangue e de plasma de convalescentes em Conacri.
 
 A Organização Mundial de Saúde está associada aos ensaios.
 
 “Como um dos principais operadores de cuidados de saúde na África Ocidental, os MSF participam nestes ensaios clínicos para dar aos que estão infectados uma maior hipótese de sobrevivência”, disse Antierens.
 
 Fonte: Lusa/Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=744850
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #109 em: 17/11/2014, 21:24 »
 
Ébola: vírus já causou 5.177 mortos em oito países
 
  17/11/2014 - 08:46 
  
 
 
 O vírus Ébola já causou 5.177 mortos em oito países, de um total de 14.413 casos registados desde Dezembro do ano passado, revelou a Organização Mundial de Saúde (OMS), avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
 
 Os países com maior número de mortes, por infecção do Ébola, são a Guiné-Equatorial, a Serra Leoa e a Libéria, sendo que neste último foi levantado o estado de emergência.
 
 Na quarta-feira, a OMS tinha contabilizado 5.160 mortos e 15.098 pessoas infectadas.
 
 
 Fonte: Lusa/Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=745288
 

Offline pantanal

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #110 em: 18/11/2014, 12:52 »
 
Comissão Europeia dá mais 29 milhões para a luta contra Ébola
 
 
 
 
 18/11/2014 - 09:00 
  
 
 
 A Comissão Europeia comprometeu-se a financiar com mais 29 milhões de euros a luta contra o vírus do Ébola, informou esta segunda-feira Bruxelas em comunicado, depois da visita do coordenador europeu aos países africanos mais afectados, avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
 
 Dos 29 milhões de euros adicionais, 17 milhões de euros serão para o transporte de ajuda e equipamento para os países afectados, evacuação de trabalhadores de ajuda internacional infectados para a Europa e o envio de profissionais de saúde para os locais, assim como para o reforço dos serviços de saúde locais.
 
 Os restantes 12 milhões serão destinados à ajuda aos países vizinhos dos afectados, para medidas de prevenção.
 
 Este anúncio acontece depois da visita do coordenador da UE contra o Ébola e comissário para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, aos países mais atingidos, juntamente com o Comissário para a Saúde, Vytenis Andriukaitis.
 
 Com este reforço financeiro, a União Europeia aumenta a sua assistência de emergência para 373 milhões de euros, enquanto a contribuição total da UE está próxima de 1100 milhões de euros, segundo a própria Comissão Europeia. Além disto, os Estados-membros enviaram equipamentos e equipas médicas.
 
 Os responsáveis europeus visitaram recentemente os três países mais atingidos por um surto do vírus, Guiné Conacri, Serra Leoa e Libéria, onde discutiram os desafios que se colocam e estiveram ainda com sobreviventes de Ébola e trabalhadores humanitários europeus.
 
 Os procedimentos de rastreio de saída de passageiros que voam para países europeus e os avanços nos desenvolvimentos de tratamentos para o Ébola, inclusivamente da vacina, foram também abordados.
 
 Fonte: Lusa/Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=745551
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #111 em: 19/11/2014, 21:50 »
 
Ébola: Portugal continua sem infectados
 
  19/11/2014 - 08:41 
  
 
 
 As autoridades registaram até ao momento oito casos suspeitos de Ébola em Portugal, nenhum deles confirmado como a doença que já matou mais de 5.000 pessoas desde o início do surto, em Fevereiro, avança o Correio da Manhã.
 
 De acordo com dados oficiais, estes casos prováveis (a designação oficial para casos suspeitos) foram validados pelos responsáveis da Direcção-Geral da Saúde (DGS) que atendem as chamadas que os profissionais de saúde realizam para a Linha de Apoio Médico, sempre que se deparam com um caso com critérios clínicos e epidemiológicos suspeitos.
 
 Após as análises realizadas no laboratório de referência - o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) -, a hipótese de infecção pelo vírus do Ébola foi descartada.
 
 
 Fonte: Correio da Manhã
 http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/ebola_portugal_cont...
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #112 em: 20/11/2014, 14:49 »
 
Ébola: Fundação Bill e Melinda Gates anuncia donativo de 4,54 milhões de euros
 
 
 
 
 20/11/2014 - 08:59 
  
 
 
 A Fundação Bill e Melinda Gates anunciou terça-feira uma ajuda de 5,7 milhões de dólares (4,54 milhões de euros) para a investigação de uma vacina contra o Ébola que seria produzida a partir de plasma de sangue de sobreviventes da doença, avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
 
 A Fundação, que patrocina inúmeros projectos contra a pobreza e doenças no terceiro mundo, anunciou o donativo na noite de terça-feira nos EUA através de comunicado em que salienta que o objectivo é procurar um tratamento eficaz que possa ser desenvolvido rapidamente.
 
 Os dadores, sobreviventes da doença, seriam submetidos a análises de sangue para determinar que não possuem qualquer resquício de Ébola ou outras doenças.
 
 
 Fonte: Lusa/Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=746055
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #113 em: 24/11/2014, 12:17 »
 
Ébola: presidente do Banco Mundial defende redução da doença para "zero casos"
 
 24/11/2014 - 08:26 
  
 
 
 O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, defendeu na passada sexta-feira uma "maior coordenação" entre os países e as agências internacionais, visando reduzir para zero o número de casos do Ébola, que matou mais de 5.000 pessoas, avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
 
 Numa declaração feita no final de uma reunião com os responsáveis pela Missão da ONU de Emergência para o Ébola, o presidente do Grupo Banco Mundial afirmou ser necessário erradicar o Ébola, "a pior epidemia do mundo" porque essa "não é uma doença que se pode deixar algumas casos e considerar-se que já se fez o suficiente".
 
 "Um elemento-chave para se chegar a zero casos será um maior investimento em sistemas de saúde eficazes. Esses países (afectados) precisam de uma base comunitária de cuidados com trabalhadores bem treinados em saúde e com capacidade de fazer triagem, diagnóstico e tratamento. Para tal, será necessário exigir-se mais recursos, mais disciplina e mais coordenação entre os governos afectados e as agências internacionais", afirmou Jim Yong Kim.
 
 
 Fonte: Lusa/Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=746800
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #114 em: 25/11/2014, 15:29 »
 
Sangue com Ébola roubado na Guiné-Conacri "perdido para sempre"
 
 
 
 
 25/11/2014 - 08:39 
  
 
 
 Um responsável governamental da Guiné-Conacri admitiu que o recipiente térmico contendo uma amostra de sangue infectada com o mortal vírus Ébola, roubado no caminho para um laboratório, dificilmente será recuperado, avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
 
 Um bando de ladrões assaltou um táxi na semana passada, perto da cidade de Kissidougou, que transportava a amostra do município central de Kankan para Gueckedou, no Sul do país, a cerca de 265 quilómetros de distância.
 
 "Estamos certos de que não conseguiremos encontrar esse recipiente térmico. Com a atenção da comunicação social em torno do caso, temos a certeza de que os bandidos já se livraram dele", disse Fode Tass Sylla, porta-voz da unidade governamental de resposta ao Ébola.
 
 
 
 Fonte: Lusa/Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=747229
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #115 em: 02/12/2014, 19:43 »
 
Laboratório portátil vai permitir detectar ébola em 15 minutos
 
 
 
 
 02/12/2014 - 08:09 
  
 
 
 O projecto é do Instituto Pasteur de Dacar, no Senegal, e vai permitir chegar a um diagnóstico de ébola em 15 minutos. Actualmente, a doença é detectada através de exames que procuram o material genético do vírus no sangue do doente, o que exige um laboratório sofisticado que permita manter os componentes testados a baixas temperaturas, avança o Diário de Notícias.
 
 Mas a nova análise, ao sangue e à saliva, será feita num laboratório portátil que funciona a energia solar e entregará os resultados em 15 minutos, permitindo aumentar as hipóteses de sobrevivência dos doentes e reduzir a transmissão do vírus. Este novo exame vai ser testado na Guiné-Conacri, num centro de tratamento de ébola. Os doentes que o façam vão, contudo, continuar a ser sujeitos à análise tradicional para detecção do vírus, o que permitirá comparar depois os resultados para averiguar da eficácia do diagnóstico em laboratório portátil.
 
 Segundo avança a BBC , este laboratório portátil pode ser usado à temperatura ambiente e foi financiado pela organização de beneficência Wellcome Trust, vocacionada para o campo da medicina, e pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido.
 
 Val Snewin, da Wellcome Trust, sublinhou a importância de ter um método de diagnóstico fiável que ofereça os resultados em tão pouco tempo: "seria um instrumento chave para o controlo efectivo da epidemia de ébola, já que permitiria que os doentes fossem identificados, isolados e tratados com a maior brevidade possível. Não só ofereceria aos doentes melhores hipóteses de sobrevivência como permitira prevenir a transmissão do vírus a outras pessoas não infectadas".
 
 Para a especialista, este estudo piloto com um laboratório portátil é particularmente promissor: o equipamento seria determinante para a assistência médica nos hospitais de campanha colocados nos países mais afectados pela epidemia do ébola, onde escasseiam a electricidade e as possibilidades de refrigeração.
 
 
 Fonte: Diário de Notícias
 http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4266272
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #116 em: 02/12/2014, 19:45 »
 
Laboratório portátil vai permitir detectar ébola em 15 minutos
 
  02/12/2014 - 08:09 
  
 
 
 O projecto é do Instituto Pasteur de Dacar, no Senegal, e vai permitir chegar a um diagnóstico de ébola em 15 minutos. Actualmente, a doença é detectada através de exames que procuram o material genético do vírus no sangue do doente, o que exige um laboratório sofisticado que permita manter os componentes testados a baixas temperaturas, avança o Diário de Notícias.
 
 Mas a nova análise, ao sangue e à saliva, será feita num laboratório portátil que funciona a energia solar e entregará os resultados em 15 minutos, permitindo aumentar as hipóteses de sobrevivência dos doentes e reduzir a transmissão do vírus. Este novo exame vai ser testado na Guiné-Conacri, num centro de tratamento de ébola. Os doentes que o façam vão, contudo, continuar a ser sujeitos à análise tradicional para detecção do vírus, o que permitirá comparar depois os resultados para averiguar da eficácia do diagnóstico em laboratório portátil.
 
 Segundo avança a BBC , este laboratório portátil pode ser usado à temperatura ambiente e foi financiado pela organização de beneficência Wellcome Trust, vocacionada para o campo da medicina, e pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido.
 
 Val Snewin, da Wellcome Trust, sublinhou a importância de ter um método de diagnóstico fiável que ofereça os resultados em tão pouco tempo: "seria um instrumento chave para o controlo efectivo da epidemia de ébola, já que permitiria que os doentes fossem identificados, isolados e tratados com a maior brevidade possível. Não só ofereceria aos doentes melhores hipóteses de sobrevivência como permitira prevenir a transmissão do vírus a outras pessoas não infectadas".
 
 Para a especialista, este estudo piloto com um laboratório portátil é particularmente promissor: o equipamento seria determinante para a assistência médica nos hospitais de campanha colocados nos países mais afectados pela epidemia do ébola, onde escasseiam a electricidade e as possibilidades de refrigeração.
 
 
 Fonte: Diário de Notícias
 http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4266272
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #117 em: 02/12/2014, 19:49 »
 
Ébola: OMS corrige balanço de vítimas mortais para 6.000
 
  02/12/2014 - 08:11 
  
 
 
 A Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou esta segunda-feira que o último balanço de mortes provocadas pelo Ébola é de cerca de seis mil e não de sete mil como foi divulgado no sábado, avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
 
 "Houve um erro quanto ao número de mortos na Libéria que é de 3.145" e não 4.181 mortos, como foi indicado no sábado por erro, explicou a OMS.
 
 A 28 de Novembro, havia 2.155 casos de Ébola na Guiné-Conacri, com 1.312 mortos, 7.635 casos na Libéria, com 3.145 mortos, e 7.109 na Serra Leoa, com 1.530 vítimas mortais.
 
 
 Fonte: Lusa/Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=749138
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #118 em: 11/12/2014, 15:55 »
 
Ébola e 'legionella' dominaram a atenção da saúde em 2014
 
 
 
 
 11/12/2014 - 09:11 
  
 
 
 O vírus do Ébola e a bactéria "legionella" colocaram a Saúde no centro das atenções mediáticas, com os constrangimentos financeiros, as reivindicações dos profissionais e o combate à fraude a marcarem a restante agenda do sector em 2014, avança a agência Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto.
 
 O actual surto de Ébola começou em fevereiro na África Ocidental, tendo causado desde então mais de 5.000 mortos na Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria, levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a decretar o estado de emergência de Saúde Pública de âmbito internacional.
 
 No seguimento desta posição da OMS, Portugal criou, em Outubro deste ano, a Plataforma de Resposta à Doença por Vírus Ébola, com o objectivo de "detectar precocemente casos importados, impedir ou minimizar a ocorrência de casos secundários e de cadeias de transmissão da doença, bem como definir, divulgar e operacionalizar um plano de resposta, com orientações e protocolos de actuação".
 
 Sem casos de Ébola em Portugal, foi a bactéria ´legionella´ que obrigou a saúde pública a intervir, num surto que começou a 07 de Novembro numa torre de arrefecimento da empresa Adubos de Portugal, no concelho de Vila Franca de Xira.
 
 O surto fez quase 350 doentes, dos quais dez acabaram por morrer com a doença dos legionários.
 
 Para este ano, o orçamento da saúde diminuiu 9,4% face a 2013, tendo ficado determinado no orçamento do Estado que a despesa total consolidada do Programa da Saúde em 2014 seria de 8.203,9 milhões de euros.
 
 No final de 2013, segundo anunciou o Ministério da Saúde no início deste ano, a dívida total do SNS era de 1,6 mil milhões de euros, enquanto a dívida vencida (a mais de 90 dias) ascendia a 620 milhões de euros.
 
 O ministro Paulo Macedo voltou a insistir no rigor orçamental, tendo conseguido um novo acordo com a indústria farmacêutica, para 2015, que permitirá uma poupança de 180 milhões de euros com medicamentos.
 
 Contra os cortes no sector, entre outras situações, os médicos voltaram a vestir a bata branca em protesto, com uma greve de dois dias - a 08 e 09 de Julho - convocada por um sindicato (Federação Nacional dos Médicos - FNAM) e apoiada pela Ordem.
 
 Os enfermeiros realizaram este ano duas greves, a última das quais, a 13 e 14 de Novembro, bastante criticada por Paulo Macedo, uma vez que o ministério tinha pedido para adiarem o protesto, tendo em conta o elevado número de doentes internados por causa do surto de 'legionella'.
 
 Este foi um protesto contra cortes salariais nas horas extraordinárias, exigindo a progressão na carreira e a reposição das 35 horas de trabalho semanais.
 
 Estes profissionais tinham realizado uma greve de dois dias, a 24 e 25 de Setembro, desta vez contra a "grave carência" de profissionais nas unidades públicas de saúde e pela dignificação da profissão e da carreira de enfermagem.
 
 
 Fonte: Lusa/Notícias ao Minuto
 http://www.noticiasaominuto.com/pais/318906/ebola-e-legionella-dominaram...
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #119 em: 12/12/2014, 10:12 »
 
Ébola: apelo à vigilância em altura de deslocações para festas de fim de ano
 
 12/12/2014 - 09:00 
  
 
 
 A Federação das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR) apelou esta quinta-feira à vigilância face à epidemia de Ébola devido às deslocações para as festas do final do ano na África Ocidental, avança a agÊncia Lusa, citada pelo Diário Digital.
 
 "Poderá existir um risco de (novas) vagas de contaminação se não forem respeitadas todas as medidas (sanitárias)" num período em que as pessoas viajam bastante devido às festas de Natal, explicou o secretário-geral da FICR, Elhadj As Sy, em Londres.
 
 O responsável sublinhou que "não se trata de uma afirmação de que vão surgir mais casos", mas de um "apelo para uma maior vigilância, para a preservação dos progressos realizados até agora e para não abrir a porta a novas infecções".
 
 "Só podemos contar com os comportamentos, as atitudes, a mobilização da comunidade, os tratamentos, os enterros seguros e dignos e o reforço dos sistemas de saúde", adiantou.
 
 Em funções desde Agosto, Elhadj As Sy considerou que a estabilização da progressão da doença e os sinais de diminuição observados em alguns locais são boas notícias, mas não devem levar a "baixar a guarda".
 
 Cerca de 11.000 voluntários da FICR estão envolvidos na luta contra o Ébola nos três países mais afectados - Libéria, Guiné-Conacri e Serra Leoa.
 
 A epidemia desta febre hemorrágica causou 6.388 mortos entre 17.942 infectados desde o início do ano, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde divulgado na quarta-feira.
 
 Fonte: Diário Digital/Lusa
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=750900
   
   
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo