ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Ébola  (Lida 84637 vezes)

0 Membros e 20 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #120 em: 12/12/2014, 10:19 »
 
Teste com vacina experimental contra ébola é suspenso
 
 12/12/2014 - 09:09
 
 
 
 Os testes clínicos de uma das vacinas experimentais contra o ébola foram suspensos após algumas pessoas inoculadas desenvolverem dores musculares, de acordo com um discurso proferido esta quinta-feira por Marie-Paule Kieny, directora-geral adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), avança o Diário Digital.

 
 Trata-se da vacina VSV-ZEBOV, desenvolvida pela Agência de Saúde Pública do Canadá, e cujo direito de patente está nas mãos de um laboratório dos EUA.

 
"Algumas pessoas vacinadas desenvolveram dores musculares, algo que é normal quando há uma infecção viral. Porém, por precaução, os investigadores decidiram suspender os testes durante algumas semanas para saber um pouco mais sobre as tais dores", explicou Kieny. A especialista afirmou que o facto não deve causar alarme e que novos testes estão agendados para Janeiro.
 
 O estudo começou a 10 de Novembro e no dia 2 de Dezembro os responsáveis do hospital Cantonal de Genebra, que administram a vacina, informaram que os primeiros resultados eram muito positivos.

 
As dores musculares apareceram nas mãos e pés dos voluntários entre 10 e 15 dias após terem sido vacinados contra o ébola. Os sintomas duraram alguns dias e depois desapareceram. Os pacientes não apresentaram nenhum outro sintoma.
 
Embora as dores sejam relativamente normais após uma imunização - acontece frequentemente após a inoculação da vacina contra a rubéola, por exemplo -, não tinham sido previstas e por isso os cientistas não informaram aos voluntários sobre tal possibilidade.
 
Novos estudos vão analisar a intensidade e regularidade da dor, além de qualquer outro detalhe importante para que os futuros voluntários conheçam com antecipação os eventuais efeitos colaterais.
 
"Esta suspensão é um procedimento padrão em qualquer teste clínico com humanos. É por isso que se chama teste, para verificar todos e cada um dos efeitos secundários", explicou Margaret Harris, do sistema de comunicação da OMS.
 
 Fonte: Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=750874
 

Online migel

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #121 em: 14/12/2014, 10:32 »
 
Ébola: Novo balanço da OMS regista 6.583 mortos em 18.188 casos

A epidemia de febre hemorrágica Ébola na África Ocidental já fez 6.583 mortos, num total de 18.188 casos identificados nos três países mais afectados, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o novo balanço da organização das Nações Unidas, com dados recolhidos até 10 de Dezembro, a Serra Leoa tinha registado até essa data 8.069 casos e 1.899 mortos. No dia anterior, o balanço era de 8.014 casos e 1.857 mortos.

Na Libéria, que durante vários meses foi o país mais afectado pela epidemia, a propagação do vírus tem vindo a abrandar.

A 07 de Dezembro, a Libéria contabilizava 3.222 vítimas mortais, em 7.765 casos. Dias antes, a 03 de Dezembro, o país registava 7.710 casos, dos quais 3.177 foram mortais.

Na Guiné-Conacri, onde os primeiros sinais do actual surto surgiram em Dezembro de 2013, foram registados, até à passada quarta-feira, 1.462 mortos, em 2.354 casos identificados.

A par dos três países mais afectados, o balanço de vítimas mortais manteve-se inalterado: seis no Mali, uma nos Estados Unidos e oito na Nigéria.

No Senegal e em Espanha, países que registaram, respectivamente, apenas um caso e que foram declarados como livres do vírus do Ébola, não foram verificadas vítimas mortais.

A OMS indicou ainda que, ao longo do actual surto, 639 profissionais de saúde foram infectados, dos quais 349 morreram.

O actual surto de Ébola é o mais grave e prolongado desde que o vírus foi descoberto, em 1976.

A OMS decretou, a 08 de agosto, o estado de emergência de saúde pública.

Diário Digital com Lusa
 

Offline Pantufas

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #122 em: 16/12/2014, 11:18 »
 
OMS diz que haverá novos testes de diagnóstico de Ébola
16/12/2014 - 09:09


A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou esta segunda-feira em Genebra que novos testes de diagnóstico do vírus Ébola vão estar disponíveis nos próximos meses nos mais países afectados pela epidemia, avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.


Na sequência de uma reunião que teve lugar em Genebra para determinar novos diagnósticos da febre hemorrágica de Ébola, um dos elementos da OMS responsável pelo combate à doença, Francis Moussy, disse, sem avançar uma data exacta, que "os novos testes poderão estar disponíveis nos próximos meses", estando agora a ser avaliados os resultados dos testes já realizados.

 

Presente na reunião, o director científico da Fundação para Novos Diagnósticos Inovadores (FIND), sediada em Genebra, Merk Perkins sublinhou que sem vacina e sem medicamentos, a única forma para controlar a epidemia de Ébola é a detecção precoce da doença.

 

Actualmente, os resultados aos testes de detecção de Ébola demoram várias horas.

 

Os testes que estão a ser avaliados são mais rápidos e de fácil utilização e podem ser efectuados fora dos laboratórios, acrescentou o responsável, alertando, no entanto, que é preciso reforçar os equipamentos de protecção para os profissionais que realizem os testes.

 

De acordo com o último balanço da OMS, o actual surto de Ébola já provocou mais de 6.500 mortos e foram registados pelo menos 18.000 casos desde o início do ano e os países mais afectados são a Libéria, a Serra Leoa e a Guiné-Conacri.

 

 

Fonte: Lusa/Diário Digital
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=751501
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #123 em: 17/12/2014, 12:25 »
 
Tratamentos experimentais para Ébola ainda num estado precoce de desenvolvimento
 
 17/12/2014 - 09:08 
  
 
 
 A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu que é necessária mais informação para ter evidências sobre a segurança e a eficácia dos medicamentos em desenvolvimento para o tratamento da infecção por Ébola, conforme consta do relatório intermédio de avaliação na página da EMA.
 
 O Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da EMA iniciou a avaliação da informação disponível sobre estes tratamentos experimentais, para poder apoiar as várias autoridades de saúde na decisão sobre a utilização destes medicamentos.
 
 A escala e a complexidade deste surto requer a cooperação entre as diversas entidades internacionais de saúde, por essa razão a EMA está a trabalhar em conjunto com as autoridades reguladoras de todo o mundo para apoiar a Organização Mundial de Saúde e aconselhar sobre as possibilidades existentes para o desenvolvimento, avaliação e aprovação de medicamentos para tratar esta doença.
 
 Salienta-se que este relatório não inclui informação sobre as vacinas e tratamentos que não visam directamente o vírus Ébola.
 
 Todas as informações novas serão adicionadas ao relatório, possibilitando uma visão global sobre os tratamentos para o Ébola.
 
 
 Fonte: Infarmed
 http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/MAIS_ALERTAS/DETALHE_...
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #124 em: 20/12/2014, 11:58 »
 
Ébola: Paulo Macedo e Rui Machete anunciam programa de cooperação com Guiné-Bissau
 
 19/12/2014 - 09:50 
  
 
 
 O ministro da Saúde, Paulo Macedo, e o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, anunciam esta sexta-feira, pelas 11:45, no Palácio das Necessidades, um programa de cooperação com a Guiné-Bissau, para apoiar o país na prevenção da doença do vírus ébola, avança o Diário Digital.
 
 Esta ajuda de Portugal, que decorre do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Comissão Interministerial de Coordenação da Resposta ao Ébola, irá financiar a instalação e o funcionamento de um laboratório móvel para o diagnóstico de infecções, numa acção de política externa realizada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.
 
 O anúncio contará com a presença do Director-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, João Maria Cabral, do Director-Geral da Saúde, Francisco George, do Presidente do INEM, Paulo Campos e do Encarregado de Negócios da Guiné-Bissau, M’Bala Fernandes.
 
 Fonte: Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=752234
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #125 em: 20/12/2014, 12:03 »
 
Zetes ajuda Médicos Sem Fronteiras a monitorizar doentes infectados pelo vírus do Ébola
 
 19/12/2014 - 09:47 
  
 
 
 A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) está a lançar um projecto no seu maior centro de tratamento na Monróvia (Libéria), destinado a monitorizar os doentes infectados pelo vírus do Ébola. A Zetes participa na fase inicial do projecto, disponibilizando uma aplicação móvel que permite determinar a localização, o estado e o tratamento dos doentes, num ambiente muito difícil, utilizando terminais portáteis. Este sistema está na fase piloto na Monróvia.
 
 As instalações ELWA3, estabelecidas pela organização MSF para realizar operações de monitorização do vírus do Ébola na Monróvia, consistem num grupo de tendas de grandes dimensões. No presente, as informações relativas ao estado dos doentes são partilhadas verbalmente ou através de folhas de papel digitalizadas manualmente na zona de risco elevado. A MSF pretende dispor de um sistema mais eficiente, robusto e fiável através do qual os dados possam ser introduzidos, enviados e processados em tempo real, limitando os riscos de erro e a propagação do vírus por transmissão nosocomial.
 
 À chegada ao centro, cada doente recebe uma pulseira com um código de barras e um número de identificação único. Os médicos da MSF lêem o código de identificação do doente para consultar o historial do doente e introduzir as informações de diagnóstico directamente utilizando um questionário apresentado no ecrã de um terminal móvel. As informações são enviadas para a base de dados do centro através de uma rede sem fios. Os resultados do exame determinarão o tratamento a administrar pela equipa de profissionais de enfermagem e higienistas, sendo as informações adicionadas à base de dados epidemiológica. Graças à solução fornecida pela Zetes, os profissionais de saúde podem agora ter acesso à localização, ao estado e ao progresso de todos os doentes a qualquer altura.
 
 Equipamento muito resistente para condições extremas
 
 Os profissionais da organização MSF trabalham em condições difíceis e exigentes, com temperaturas que atingem os 40 °C e níveis de humidade superiores a 90%. Para além disso, os médicos têm de usar o pesado equipamento de proteção individual (EPI). Estas condições limitam o tempo que podem dedicar aos doentes. É por isso que não há tempo a perder no que diz respeito ao envio de dados. Os terminais móveis fornecidos são resistentes ao calor, à humidade e ao pó. Do mesmo modo, os terminais foram concebidos para suportar o contacto com líquidos, o que é essencial, considerando que todo o equipamento utilizado durante os exames aos doentes tem de ser limpo com uma solução de cloro. A Zetes teve em conta todos estes requisitos, procurando também conceber a solução mais simples e adequada possível.
 
 Robin Vincent-Smith, Gestor de Projectos "ELEOS" (Ebola Link Emergency Operational Support) na MSF, declarou: "A solução apresentada pela Zetes constitui a melhor resposta aos fatores impostos pelas nossas condições de trabalho e pelo contexto geral. Tendo em conta a gravidade e a escala do problema, não podemos perder tempo na investigação e desenvolvimento de uma nova solução. Precisamos de um sistema pronto a implementar, robusto e fácil de utilizar".
 
 Alain Wirtz, Presidente do Conselho de Administração da Zetes, declarou: "A Zetes conta com décadas de experiência no sector hospitalar, tendo levado a cabo projectos em países africanos com condições extremamente difíceis. Temos todo o orgulho em colocar os nossos conhecimentos especializados ao serviço da organização Médicos Sem Fronteiras. Esperamos sinceramente que o nosso contributo seja útil. "
 
 Fonte: comunicado de imprensa
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #126 em: 22/12/2014, 17:20 »
 
Novo balanço da OMS indica 7.373 mortos devido à epidemia de Ébola
 
 
 
 
 22/12/2014 - 07:32 
  
 
 
 O número de mortos devido à epidemia de Ébola em África Ocidental aumentou para 7.373, num total de 19.031 casos registados nos três países mais atingidos, indica um balanço divulgado este sábado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
 
 Desde 17 de Dezembro, data da divulgação do anterior balanço da OMS, o número de mortos aumentou em 458 e o de casos de doença em 428.
 
 Na Serra Leoa, actualmente o país mais afectado, registaram-se 8.759 casos, quando, no anterior balanço, eram indicados 8.356. O número de mortos sobe a 2.477, contra os 2.085 referidos anteriormente.
 
 Na Libéria, que foi durante algum tempo o país com mais casos de doença, houve um abrandamento na propagação do vírus. A 14 de Dezembro, o país registava 7.819 casos (contra 7.797 antes) e 3.346 mortos (3.290 no balanço precedente).
 
 Na Guiné-Conacri, onde a epidemia começou há quase um ano, os dados registados até 16 de Dezembro indicam que já se verificaram 1.550 mortos (1.525 antes) e 2.453 casos (2.416 reportados antes).
 
 Segundo a OMS, até 14 de Dezembro, 649 membros das equipas de pessoal médico foram contaminados pelo vírus, 365 dos quais foram casos mortais.
 
 
 Fonte: Lusa/Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=752531
 

Offline pantanal

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #127 em: 23/12/2014, 16:19 »
 
Ébola: epidemia de febre hemorrágica na África Ocidental já fez 7.518 mortos
 
 
 
 
 23/12/2014 - 08:18 
  
 
 
 A epidemia de febre hemorrágica Ébola na África Ocidental já fez 7.518 mortos, num total de 19.340 casos identificados nos três países mais afectados, indica um novo balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado esta segunda-feira, avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.
 
 Desde o último balanço da OMS, publicado em 20 de Dezembro, foram registados mais 145 mortos e identificados 309 novos casos de infecção.
 
 No total, o vírus do Ébola matou pelo menos 7.533 pessoas em todo o mundo.
 
 A Serra Leoa, que contabiliza actualmente o maior número de casos, registava a 20 de Dezembro 8.939 casos (o anterior balanço dava conta de 8.759) e 2.556 mortos (contra os anteriores 2.477).
 
 Na Libéria, que durante vários meses foi o país mais afectado pela epidemia, a propagação do vírus tem vindo a abrandar.
 
 A 18 de Dezembro, a Libéria contabilizava 7.830 casos e 3.376 vítimas mortais.
 
 Na Guiné-Conacri, onde os primeiros sinais do atual surto surgiram em Dezembro de 2013, foram registados, até ao passado sábado, 1.586 mortos, em 2.571 casos identificados.
 
 A par dos três países mais afectados, o balanço de vítimas mortais manteve-se inalterado: seis no Mali, uma nos EUA e oito na Nigéria.
 
 No Senegal e em Espanha, países que registaram, respectivamente, apenas um caso e que foram declarados como livres do vírus do Ébola, não foram verificadas vítimas mortais.
 
 A OMS indicou ainda que, ao longo do actual surto, os profissionais de saúde também foram afectados pela doença.
 
 Segundo dados recolhidos até 14 de Dezembro, 649 profissionais de saúde foram infectados com o vírus, dos quais 365 morreram.
 
 O actual surto de Ébola é o mais grave e prolongado desde que o vírus foi descoberto, em 1976.
 
 A OMS decretou, a 08 de Agosto, o estado de emergência de saúde pública.
 
 
 Fonte: Lusa/Diário Digital
 http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=752815
 

Online migel

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #128 em: 24/12/2014, 10:36 »
 
Ébola: Chefe de aldeia na Serra Leoa preso por ocultar mortes

Um chefe de aldeia tornou-se na primeira pessoa na Serra Leoa a ser à luz da legislação destinada a impedir a propagação do vírus Ébola, revelaram funcionários judiciais e advogados citados pela agência AFP.

Amadu Kargbo foi condenado a seis meses de prisão por um tribunal na cidade de Moyamba, no sudoeste do país por ter enterrado secretamente pessoas que morreram e não revelar um paciente doente, explicou o funcionário judicial Foday Fofanah à AFP.

O líder da aldeia foi ainda condenado a uma multa equivalente a 190 euros e a passar 21 de quarentena antes de entrar na cadeia para cumpri a pena.

Diário Digital / Lusa
 

Online migel

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #129 em: 24/12/2014, 10:37 »
 
Ébola: Autoridades de Nova Iorque revelam teste negativo a doente que esteve em África


pessoa que terça-feira foi colocada em isolamento num hospital de Nova Iorque depois de regressar, domingo, de uma viagem à África Ocidental teste negativo ao vírus Ébola, revelaram fontes oficiais.

As autoridades de saúde disseram que o paciente, cuja identidade nem local visitado não foram revelados, ficou internado no hospital de Bellevue por doença não especificada, enquanto são realizados os exames necessários.

Num comunicado divulgado horas depois, o Departamento de Saúde de Nova Iorque, referiu que os testes de sangue foram negativos ao vírus Ébola.

Diário Digital / Lusa
 

Offline Claram

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #130 em: 28/12/2014, 19:33 »
 

Ébola: Chefe de aldeia na Serra Leoa preso por ocultar mortes 

 Ébola: Chefe de aldeia na Serra Leoa preso por ocultar mortes 
 
   
 Um chefe de aldeia tornou-se na primeira pessoa na Serra Leoa a ser à luz da legislação destinada a impedir a propagação do vírus Ébola, revelaram funcionários judiciais e advogados citados pela agência AFP. Amadu Kargbo foi condenado a seis meses de prisão por um tribunal na cidade de Moyamba, no sudoeste do país por ter enterrado secretamente pessoas que morreram e não revelar um paciente doente, explicou o funcionário judicial Foday Fofanah à AFP.
O líder da aldeia foi ainda condenado a uma multa equivalente a 190 euros e a passar 21 de quarentena antes de entrar na cadeia para cumpri a pena.
Diário Digital / Lusa
 

Offline Pantufas

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #131 em: 31/12/2014, 18:19 »
 
Ébola: Um caso confirmado diagnosticado em Glasgow
31/12/2014 - 09:29


Um profissional de saúde que recentemente regressou da Serra Leoa foi diagnosticado como portador do vírus do Ébola por médicos em Glasgow, Escócia, informou na segunda-feira o governo regional escocês, avança a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.


"Um caso confirmado foi diagnosticado em Glasgow", indicou um comunicado do executivo, que informou ainda que o doente está isolado e a receber assistência médica no departamento de doenças infecto-contagiosas do hospital Gartnavel, naquela cidade escocesa.

 

De acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas infectadas pelo vírus Ébola nos três países mais afectados da África Ocidental (Guiné-Conacri, Serra Leoa e Libéria) ascendeu a 20.081, das quais 7.842 morreram.

 

 

 

Fonte: Lusa/Diário Digital
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=753528
 

Online migel

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #132 em: 03/01/2015, 19:34 »
 
Ébola: Enfermeira britânica contaminada em estado crítico - hospital

A enfermeira britânica contaminada pelo vírus Ébola e colocada em isolamento desde terça-feira encontra-se em estado crítico, anunciou hoje o Royal Free Hosital, onde se encontra internada a técnica de saúde.

«O estado de Pauline Cafferkey deteriorou-se progressivamente nos últimos dois dias e ela encontra-se em estado crítico», informaram, através de um comunicado, os médicos da enfermeira, que chegou domingo à noite a Glasgow, na Escócia, vinda da Serra Leoa.

A enfermeira, que trabalhava naquele país africano com a organização humanitária «Save the Children», regressou num voo que fez escala em Casablanca, Marrocos, e no aeroporto de Londres, onde foi permitido que continuasse a viagem, apesar de ter comunicado às autoridades que se sentia mal.

Diário Digital / Lusa
 

Offline 100nick

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #133 em: 05/01/2015, 16:42 »
 

05/01/2015 - 08:57


Um médico italiano que foi contaminado com Ébola na Serra Leoa foi curado do vírus através de um tratamento experimental, anunciaram os meios de comunicação italianos, escreve a agência Lusa, citada pelo Diário Digital.


O médico de 50 anos, natural da Sicília, está em isolamento desde meados de Novembro no instituto Spallanzani, em Roma.

 

Há dez dias, os médicos que o assistem afirmaram que já conseguia respirar, andar e comer sozinho.

 

Para sexta-feira está marcada uma conferência de imprensa na qual deverá ser anunciado que vai sair do isolamento e completar a convalescença na clínica em que está internado, especializada em doenças infecciosas.

 

O clínico estava ao serviço da instituição italiana Emergency quando contraiu a doença na Serra Leoa.

 

Uma enfermeira britânica que também contraiu o vírus quando trabalhava como voluntária na Serra Leoa também está a ser tratada em Londres com um medicamento anti-viral experimental e plasma sanguíneo de um sobrevivente do vírus.

 

Mais de 20.000 pessoas foram infectadas com o vírus Ébola nos três países da África Ocidental mais afectados e 7.890 morreram, segundo o balanço mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado na passada quarta-feira.

 

Fonte: Lusa/Diário Digital
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=753902
 

Online migel

Re: Tudo em relação à doença do Ébola
« Responder #134 em: 05/01/2015, 21:34 »
 
Ébola já infetou 20.656 pessoas, das quais 8.153 faleceram


O total de mortos resultantes do surto de Ébola na África Ocidental subiu para 8.153, com 20.656 casos registados, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quase todos os casos de infeção e mortos foram registados nos três países mais afetados, Serra Leoa, Libéria e Guiné-Conacri.

Há também registo de oito mortos na Nigéria, declarada entretanto livre do Ébola em outubro, seis no Mali e um nos EUA.

A Espanha e o Senegal, que já foram declarados países livres do Ébola, têm um caso cada, mas não registo de mortos.

Na última semana, o Reino Unido noticiou o seu primeiro caso confirmado de Ébola, uma enfermeira regressada da Serra Leoa cujo estado foi considerado crítico.

A Serra Leoa, que ultrapassou a Libéria no número de pessoas infetadas, tem registo de 9.772, das quais 2.915 faleceram, com referência a 03 de janeiro.

Na Libéria, que foi o país mais afetado, tem-se assistido a uma clara melhoria da situação nas últimas semanas. Em relação a 31 de dezembro, o balanço é de 8.115 casos e 3.471 mortes.

No país onde o surto começou há um ano, a Guiné-Conacri, há registo de 2.769 casos, dos quais 1.767 terminaram em morte, com referência a 03 de janeiro.

O Ébola, um dos vírus mais mortais conhecidos do homem, transmite-se apenas através de contactos diretos com os fluidos corporais de uma pessoa infetada e tem como sintomas mais comuns a febre e o vómito.

As pessoas que cuidam dos doentes ou lidam com os corpos dos infetados com Ébola estão especialmente expostas.

Em relação a 28 de dezembro, há 678 profissionais de saúde infetados, dos quais 382 morreram, adiantou a OMS.

Diário Digital com Lusa
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo