Estrategicamente localizada na região Centro, a Lousã é um território de elevado potencial natural / paisagístico e de grande qualidade ambiental, que encontra na Serra da Lousã o seu elemento ex-líbris.
A sua aptidão turística garante-lhe uma posição privilegiada no ranking dos destinos nacionais de Turismo de Natureza, Rural e Activo e um lugar proeminente na Rede das Aldeias do Xisto.
A Lousã distingue-se ainda pela riqueza do seu património arquitectónico e cultural, presente nas casas apalaçadas, pela autenticidade dos seus produtos tradicionais serranos e pela qualidade e requinte dos serviços turísticos prestados ao comum dos visitantes.
Em Abril de 2007, a vila acolhe o I Congresso Nacional de Turismo Acessível, consumando uma vontade de associar às potencialidades turísticas do concelho um trabalho de fundo nos domínios da reabilitação e da inclusão social preconizado ao longo dos últimos anos pelos agentes sociais da Lousã, destacando-se aqui a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, criada em 2004
Consequentemente, a sociedade civil lousanense organizou uma task-force para conceptualizar e planear o desenvolvimento da Lousã como o primeiro Destino de Turismo Acessível em Portugal, um projecto replicável nacional e internacionalmente.
Hoje, o projecto “Lousã, Destino de Turismo Acessível” é assumido politicamente pela Câmara Municipal da Lousã e a acessibilidade é reconhecida como preocupação transversal no território. Desenvolve-se assim a abordagem sistémica do turismo acessível e todos os agentes locais lousanenses são chamados a intervir.
Esta atitude, mais exigente e ambiciosa, deseja promover a melhoria da qualidade de vida dos habitantes locais e visitantes, fomentando o aparecimento de mais-valias económicas assentes no exercício de um direito ao lazer que a todos assiste.
O modelo de negócios assim definido assenta num programa de acções que contempla operações de acessibilidade na dimensão turística (unidades de alojamento, restauração & similares, iniciativas de animação), na dimensão social (serviços de segurança, saúde e apoio humano; ajudas técnicas) e na dimensão territorial (intervenção nos principais pólos de atracção turística, acessibilidade dos equipamentos públicos e desenvolvimento de novas respostas de transporte adaptado).
O projecto contempla ainda uma vertente de assessoria técnica assumida pela Estrutura de Missão “Lousã Acessível”. Esta equipa é a responsável directa pela gestão do projecto “Lousã, Destino de Turismo Acessível”.
Para prossecução dos objectivos delineados, a Estrutura de Missão faz-se acompanhar de um conjunto de experts nacionais e internacionais com competências na associação do turismo e da acessibilidade.
Fonte e mais informação:
http://www.cm-lousa.pt/turismo/turismo_acessivel.htm