Uma cerimónia que decorreu com pompa e circunstância esta segunda-feira. Marcaram presença os Presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, Carlos Ávila e Gualberto Rita, Ana Margarida Barbosa, representante dos Serviços de Ambiente de S. Miguel, Adelino Dinis, Delegado de Saúde Concelhio, Carlos Teixeira, Delegado de Turismo da ilha de São Miguel, Capitão-de-mar-e-guerra, João António Rodrigues Gonçalves e o Patrão-Mor da Capitania do Porto de Ponta Delgada, Mosca Rodrigues, entre outras personalidades concelhias.
A famosa praia do Concelho da Povoação recebeu, assim, novamente, o galardão europeu de qualidade ambiental. A praia da Ribeira Quente, cuja época balnear iniciou-se no dia 11 do corrente e terminará no final de Setembro, traduz todos os cumprimentos dos critérios referentes à qualidade da água, informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos exigidos pela Associação da Bandeira Azul. Este areal está, assim, abrangido por um Posto de praia, com 2 nadadores salvadores e 100 metros de zona vigiada.
Este ano e pela primeira vez, esta praia recebeu também o galardão respeitante ao Projecto Praia Acessível, Praia para Todos, uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional para a Reabilitação, do Instituto da Água, do Instituto do Emprego e Formação Profissional e do Turismo de Portugal que consideraram que a Praia do Fogo da Ribeira Quente reunia todas as condições para ser integrada pela primeira vez na história deste projecto.
Como ficou bem expresso no processo de candidatura, a autarquia povoacense pretende que seja disponibilizada pela Fundação VODAFONE uma cadeira de rodas anfíbia, garantindo o pleno acesso das pessoas com deficiência à praia do Fogo. Esta cadeira é uma cadeira especial para o efeito, que não afunda na areia, sendo, no entanto, necessário um acompanhante para auxiliar a pessoa com deficiência no acesso ao areal.
Para o Presidente da Câmara o regresso da bandeira azul à praia Ribeira Quente deveu-se ao empenhamento deste novo executivo que começou a trabalhar na candidatura logo após a sua tomada de posse. A este propósito já foi adquirida uma máquina que está a proceder à limpeza da praia no valor de 30 mil euros “e estamos também a monitorizar as águas das duas praias da Povoação (a dos Palames e do Morro) porque queremos também a bandeira azul, no próximo ano, para estas duas praias da Vila”.
Esta aspiração é vista por Carlos Ávila como uma importante medida de atracção turística durante a época estival: “Temos esta linda praia da Ribeira Quente com características únicas ao nível da temperatura da água no seu início, em face das fontes hidrotermais localizadas neste local que atraem milhares de visitantes na época de veraneio, mas também temos ainda outras praias que estão esquecidas, nomeadamente as da Povoação que nós queremos começar a divulgar. E daqui a alguns anos teremos seguramente a praia do Faial da Terra depois da obra que havemos de iniciar ainda durante este mandato”.
Fonte: RTP Açores