Município de Penela lançou roteiros ara os locais mais emblemáticos
Pelo quarto ano consecutivo, a Bandeira Azul foi hasteada na Praia da Louçainha, a única praia fluvial do distrito de Coimbra que mereceu este galardão da União Europeia e uma das oito contempladas a nível nacional. Ao lado do símbolo da qualidade ambiental, volta a surgir também a bandeira de Praia Acessível/Praia para Todos, o que significa que os cidadãos com mobilidade condicionada dispõem de condições especiais para aceder aquele espaço de lazer do concelho de Penela.
Alvo de requalificação em 2006, a praia fluvial da Louçainha fica a alguns quilómetros da freguesia de Espinhal e, para lá chegar, é preciso passar alguns quilómetros de uma estrada de curvas e contra-curvas. O melhoramento da estrada 347, entre Espinhal e Castanheira de Pêra, representa, na perspectiva do presidente da Junta de Freguesia, uma prioridade, de modo a facilitar o acesso àquela zona balnear. Trata-se, explicou Jorge Pereira ao Diário de Coimbra, de uma via que está contemplada na concessão do Pinhal Interior, no entanto, o autarca desconhece quando é que a estrada estará transitável.
Paulo Júlio, presidente da Câmara Municipal de Penela, é de opinião que a atribuição da Bandeira Azul Europeia «simboliza coerência e trabalho» num concelho que se preocupa com a «valorização do território à volta da sustentabilidade ambiental». Destacando «o imenso património natural» do município, Paulo Júlio afirmou, com orgulho, que em Penela se vive «verdadeiramente com qualidade».
A Associação Bandeira Azul da Europa é uma organização não governamental de ambiente, sem fins lucrativos, dedicada à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. Em 2010, em Portugal, há 240 praias e 14 marinas com a Bandeira Azul, um número inédito que regista mais 14 zonas balneares do que o ano passado, com a entrada no programa de 13 novas praias e a reentrada de 28.
A Praia Acessível/Praia para Todos nasceu de uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência.
Fonte: Diário de Coimbra