A Câmara de Caminha realizou ontem, dia 30 de Junho, as cerimónias de hastear das bandeiras Azul e Praia Acessível nas praias de Vila Praia de Âncora, Moledo e Foz do Minho. No total foram hasteadas cinco bandeiras, mais uma do que o ano passado, nas três praias do concelho. Esta cerimónia ainda ficou marcada pela actividade de educação ambiental "Salve a Sua Praia", promovida pela SUMA e Câmara Municipal.
A assistir às cerimónias estiveram a presidente e o vereador do ambiente da Câmara Municipal, o presidente da Assembleia Municipal de Caminha, representantes das Juntas de Freguesia de Vila Praia de Âncora, de Cristelo, de Vilarelho e de Moledo, o comandante do Porto de Caminha, um representante da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e duas técnicas da SUMA. Todas as cerimónias contaram com a presença das crianças dos jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, do Agrupamento Vale do Âncora, bem como dos jardins-de-infância particulares de Caminha e de Vila Praia de Âncora.
É de salientar que esta cerimónia teve um valor acrescido em Vila Praia de Âncora já que, passados quatro anos, a Praia de Vila Praia de Âncora volta a hastear a Bandeira Azul. Nesta praia também se hasteou a bandeira "Praia Acessível - Praia Para Todos".
Nas praias de Moledo e da Foz do Minho, e à semelhança do ano passado, foi hasteada a Bandeira Azul da Europa. E, na Praia da Foz do Minho ainda foi hasteada, pelo segundo ano, a bandeira "Praia Acessível - Praia Para Todos". A atribuição deste importante galardão deve-se à importante requalificação da Praia da Foz, levada a cabo pela Câmara de Caminha em 2008, onde foram investidos mais de 500 mil euros.
Recorda-se que a Bandeira Azul da Europa é o galardão que distingue as praias pela sua qualidade, segurança e equipamentos. Este importante galardão que acaba de ser hasteado é sinónimo de qualidade ambiental reconhecido internacionalmente, e impõe condições rígidas em matéria de qualidade da água, informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos.
Banhistas têm à disposição várias actividades de educação ambiental
À semelhança de anos anteriores, para além do sol e dos banhos de mar, os frequentadores das três praias têm à disposição um vasto programa de actividades de Educação Ambiental - Praias Bandeira Azul 2010, com propostas para todas as idades e sensibilidades.
Mensagens de sensibilização, Exposição "Biodiversidade - Conservação e recuperação de habitats dunares", "Salve a sua Praia", "Eco-Rabisca" e "A Lata de Quem Polui", são as propostas da Câmara para este Verão.
Estas actividades têm como objectivos informar e conduzir a população, principalmente os mais pequenos, à adopção de novos comportamentos no sentido de se alcançar o desenvolvimento sustentável. Além de promoverem a formação de cidadãos e incentiva a sua participação na gestão ambiental.
Fonte: Caminha Municipio