ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Lisboa recebe esta semana Regata Grandes Veleiros  (Lida 3718 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Sininho

 
Lisboa recebe esta semana Regata Grandes Veleiros


   São 49 os navios internacionais da Regata Grandes Veleiros que esta semana podem ser visitados em Santa Apolónia, em Lisboa. Na passagem por Portugal, 220 jovens portugueses vão embarcar nos Veleiros para ficarem a conhecer como viver e trabalhar no mar.
   
Catarina Mesquita aos 21 anos está prestes a embarcar na aventura Grandes Veleiros 2012. O fascínio pelo mar não é de hoje. Em tempos Catarina praticou Vela ligeira, mas quando se apercebeu que poderia ser um dos membros da tripulação num veleiro de grande dimensão pensou: «eu quero ir, são grandes veleiros, é uma aventura, é viajar, conhecer novas pessoas».

Catarina é apenas um dos 220 jovens portugueses que vão fazer parte da Regata os Grandes Veleiros Lisboa 2012. Uma iniciativa europeia organizada pela Sail Training International e que em Portugal conta com a organização da Associação Portuguesa de Treino à Vela (Aporvela).

A embarcação dos 220 jovens portugueses acontece no âmbito do Programa ‘Jovens e o Mar’. Raul Semedo, Presidente da Aporvela explica que: «a razão de ser deste evento tem a ver com proporcionar uma experiência de mar para os jovens».

Uma experiência que «é enriquecedora para eles, já que embarcam nos navios, têm de trabalhar em equipa e têm de fazer remo, têm de fazer navegação, cozinhar, fazer limpezas, dependendo do turno onde estiverem. E esse trabalho de equipa é uma aprendizagem e uma maturidade que eles adquirem muito importante para a sua formação».

Para além disso, o contacto dos jovens com o mar ganha cada vez mais importância na medida em que na União Europeia e em Portugal se começa a dar uma grande atenção à economia do mar.

Raúl Semedo explica que: «o problema é que hoje em dia há pouco acesso ao mar e como não há essa experiência de mar as pessoas não conhecem, portanto, não têm a possibilidade de escolher. E é isso que nós queremos proporcionar aos jovens, é que eles tenham uma experiência de mar a sério e possam ter isso como opção de vida».

«A Aporvela nesse aspeto pode aqui desempenhar um papel importante e proporcionar uma experiência de mar para que as pessoas possam ser os agentes no futuro dessa transformação da economia do mar e para puderem vir a trabalhar nesta área», afirma.

A Regata dos Grandes Veleiros teve início em Saint Malo em França, passará por Lisboa onde fica de 19 a 22 de Julho, rumará de seguida a Cádis, Corunha e Dublin. No entanto, o percurso entre Cádis e a Corunha não fará parte da Regata, devido aos ventos fortes que se fazem sentir na costa atlântica.

Mas, o Presidente da Aporvela diz que neste percurso haverá um Cruise in Company em que: «os Comandantes dos navios têm datas para sair de Cádis e datas para chegar à Corunha» e, entretanto, podem proporcionar várias experiências aos jovens.

De entre as possíveis experiências, o Presidente da Aporvela diz que «promovemos para que nessa fase e porque estarão a subir a nossa costa, visitassem os nossos portos, desde o Algarve, Sines, Setúbal, Sesimbra, Aveiro, Porto, Viana do Castelo e esperamos que alguns venham a fazer isso».

A iniciativa ‘Os Grandes Veleiros’, que vai decorrer entre 19 e 22 de Julho, traz a Lisboa 49 navios e 1927 tripulantes de 16 nacionalidades. Durante os quatro dias da iniciativa, os Veleiros vão estar abertos ao público, com entrada gratuita, para uma experiência única. Mas para além das visitas, são várias as iniciativas previstas no Programa que vão decorrer na cidade de Lisboa.

Raúl Semedo, Presidente da Aporvela explica que: «esta entrada nos navios é muito importante porque as pessoas podem entrar nos navios e sentir tudo o que há lá dentro e é diferente poder tocar nas coisas, porque alguns barcos são autênticos museus vivos».

De entre os vários Grandes Veleiros o público terá a possibilidade de visitar três Veleiros Portugueses de Classe A, o Sagres, o Creoula e o Santa Maria Manuela.

Mas também grandes navios de várias partes da Europa como o MIR, da Rússia, com 108,8 metros de comprimento, o Juan Sebastian de Elcano, da Espanha, com 111,76 metros ou o Dar Mlodziezy, da Polónia, com 108,8 metros.

Para além da dimensão há também Veleiros que são especiais pela história mas também pelas características únicas, como é o caso do Lord Nelson, do Reino Unido, onde durante oito dias vai estar embarcada Catarina Mesquita.

«Escolhi aquele barco porque está preparado para pessoas com deficiências motoras e porque eu também já tive contacto com vela adaptada que é vela ligeira adaptada a pessoas com deficiências motoras. E a felicidade que essas pessoas sentem ao poderem velejar sem haver restrições, é mágico», afirma Catarina Mesquita.

A jovem confessa ainda que: «quando soube que havia um veleiro grande que permite a pessoas com cadeiras de rodas, pessoas invisuais terem a mesma experiência que eu, só pensei que queria estar envolvida e que queria ajudar».

Apesar de Catarina estar a tirar formação na área do design de equipamento, afirma sem dúvidas que: «o mar vai ser a minha vida, isso não há hipóteses».

   
in TV ciencia
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo