iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Carby ajuda Vela Solidária a criar primeira Academia Júnior de Vela Inclusiva em Portugal  (Lida 1659 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pantanal

 
Carby ajuda Vela Solidária a criar primeira Academia Júnior de Vela Inclusiva em Portugal

Por Sul Informação • 7 de Setembro de 2023 - 18:26
Carby junta-se à Vela Solidária para incluir num desporto para todos


Foto: @Álvaro CvG


Desenvolver a primeira Academia Júnior de Vela Inclusiva em Portugal é o grande objetivo da parceria entre o projeto Vela Solidária e a Carby, que se uniram para fazer crescer e desenvolver competências entre pessoas com e sem deficiência. No fundo, incluir através de «um desporto onde cabem todos».

A Marina de Portimão, onde a Vela Solidária realiza a maior parte das suas ações, foi o local escolhido para receber, durante o dia de ontem, 6 de Setembro, a apresentação pública da sua mais recente e ambiciosa parceria com a Carby, nova marca do Grupo JAP que atua no setor automóvel e por iniciativa da associação de solidariedade Coração JAP.

O protocolo de parceria entre as duas entidades tem a duração de dois anos e marca, segundo os responsáveis pelo projeto, «o início de uma nova e desafiante fase de evolução do projeto Vela Solidária, da associação Teia D’Impulsos».

«A Carby desafiou a Teia D’Impulsos e a Vela Solidária a construir um conjunto de iniciativas ligadas à inclusão», explicou Luís Brito, presidente da Teia D’Impulsos.

 


Foto: @Álvaro CvG
 

Os objetivos são «bastante ambiciosos» mas «estamos muito focados e felizmente temos uma equipa e um conjunto de voluntários espetaculares», assegurou o dirigente associativo.

Assim, o primeiro e grande objetivo desta parceria é desenvolver a primeira Academia Júnior de Vela Inclusiva em Portugal.

Outras metas são incluir a vela adaptada no Campeonato do Algarve de Vela Ligeira, participar com uma equipa inclusiva em três provas do Campeonato do Algarve de Cruzeiros, assim como promover a integração de duas pessoas com deficiência nos quadros de empresas náuticas anualmente.

Ao nível da assistência e do voluntariado, as duas entidades estão a apoiar com terapias, equipamentos especializados, medicamentos e bens de higiene crianças e jovens com deficiência e procuram integrar nas atividades da Vela Solidária voluntários oriundos da Carby e do Coração JAP.

Henrique Champalimaud, responsável pela Carby Algarve, explica que «este projeto tem por base uma ideia, e todas as ideias dão muito trabalho a concretizar, que é fazer com que as pessoas cresçam e se torne normal haver miúdos com mais dificuldades que outros».

Na sua opinião, há que fazer com que os jovens sejam felizes e isso só é possível «souberem integrar quem é diferente porque vão descobrir coisas que nunca lhes passaram pela cabeça».

Este responsável acredita no projeto Vela Solidária e sublinha que «é bom que existam mais pessoas que acreditem que vale a pena apostar».

 


Foto: @Álvaro CvG
 

Ricardo José, presidente da Associação Regional de Vela do Sul e diretor da Marina de Portimão, aproveitou a ocasião para «agradecer a iniciativa de louvar da Carby, esta construção de valor que transportam e que, sem dúvida, vai trazer bons ventos».

Por seu lado, o diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) Algarve, Custódio Moreno, acrescentou que «nem sempre as empresas têm esta sensibilidade e responsabilidade de todos contribuímos também para o desporto, que será sempre um momento de inclusão e nunca de separação».

Para complementar a assinatura do protocolo, cerca de quatro dezenas de crianças e jovens, com e sem deficiência, estiveram a bordo e ao leme a velejar, houve exposição de carros da Carby e um beberete exclusivo para convidados.

O projeto Vela Solidária surgiu em 2011 e até à data já concretizou perto de 1.400 atividades, com cerca de 2.500 crianças envolvidas e mais de 600 pessoas com deficiência.

Em Outubro deste ano, em parceria com o Iate Clube Marina de Portimão e a Marina de Portimão, organiza o Campeonato do Mundo de Vela Adaptada.



Fotos: @Álvaro CvG

Fonte: https://www.sulinformacao.pt/2023/09/carby-ajuda-vela-solidaria-a-criar-primeira-academia-junior-de-vela-inclusiva-em-portugal/

 
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo