“É muito triste”: Avaria impede idosos em cadeira de rodas de aceder ao BasófiasUma avaria na plataforma elevatória para cadeira de rodas no acesso ao cais de embarque do Basófias, no Parque Manuel Braga, em Coimbra, deixou 12 utentes do Centro Social Cultural e Recreativo do Botão em terra.
A tarde desta terça-feira, 27 de agosto, foi dedicada ao convívio e a um passeio pela cidade dos estudantes, para muitos a realização de um sonho: viajar no Rio Mondego de Basófias.
Para António Heitor, de 82 anos, este passeio teve um sabor agridoce: A mulher Felisbela Vieira desloca-se em cadeira de rodas e por isso foi uma das utentes que ficou na instituição.
E é com lágrimas nos olhos que António diz: “É muito triste! Vivo só para a minha mulher e queria tanto que ela participasse”.
O idoso acrescenta “parece impossível não haver condições”.
Segundo Sónia Ribeiro, animadora sócio-cultural da instituição e responsável pela organização da iniciativa, no Centro de Dia de Botão “estão 27 idosos, mas apenas 15 participaram na ação”. Os outros devido à mobilidade reduzida não conseguiram acompanhar os “comparsas” nesta aventura.
“Ficaram lá utentes muito tristes e neste caso ter aqui o equipamento é de lamentar”, salienta.Fonte: Notícias de Coimbra