iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Os Bastidores da Culturgest  (Lida 732 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Claram

Os Bastidores da Culturgest
« em: 25/06/2014, 21:54 »
 
Os Bastidores da Culturgest



A convite da Acesso Cultura, dois elementos do Lisboa (In)Acessível e um amigo, os três com mobilidade reduzida, participaram numa visita guiada aos bastidores da Fundação Culturgest no dia 21 de Junho, pelas  15.45h. Esta visita esteve integrada na semana “Portas abertas” promovida pela Acesso Cultura entre os dias 16 e 22 de Junho de 2014.
A Fundação Culturgest, localizada no edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), tem como atividade principal a realização de espetáculos e exposições. Paralelamente a esta atividade, desempenha um papel importante como local para o acolhimento de eventos como congressos nacionais e internacionais, colóquios, lançamentos de produtos, reuniões de vários tipos e com diversas finalidades, assembleias gerais de sociedades, enfim, eventos muito variados.
A visita ofereceu a oportunidade de conhecer o mundo mágico e desconhecido que está por detrás dos espetáculos e exposições, e a que o público normalmente não tem acesso, como as oficinas, os camarins e a caixa de palco; e a equipamentos sofisticados como o órgão de luzes, as varas, os dimmers (1) e as plataformas.
 
 Acessibilidade nos Bastidores 
Nas OFICINAS, ou seja, no local onde é realizado todo o registo, organização e montagem de material a ser utilizado nas exposições e espetáculos. As condições de acessibilidade registadas nesta área foram as seguintes:
 
  • Acesso até as oficinas feito por uma rampa corretamente dimensionada.
  • Entrada principal para a oficina larga desprovida de obstáculos
  • Espaço interior desafogado
  • Portas interiores largas e funcionais




O GRANDE AUDITÓRIO, é uma sala de e tem uma lotação de 612 lugares. Está vocacionado para espectáculos de teatro, dança, música, ópera, cinema e congressos. As condições de acessibilidade aqui verificadas foram as seguintes:
 


  • A entrada na sala é feita por um único acesso composto por uma rampa alcatifada
  • Existem 6 lugares reservados a pessoas utilizadoras de cadeiras de rodas, localizados no corredor central da sala, com 3 lugares no lado direito do auditório e 3 lugares no lado esquerdo, devidamente identificados com o símbolo universal de acessibilidades. O acesso aos restantes corredores e lugares é efetuado por escadas.
montagem 2-2 fotos que mostram 2 pessoas, um homem e uma mulher, em cadeira de rodas nos lugares reservados no auditório. Os bancos são vermelhos e alcatifa tambem height=197


O acesso ao palco é feito igualmente por escadas. Os visitantes com mobilidade reduzida conseguiram aceder ao palco através dos bastidores existentes por detrás do palco.


 
  • O palco é constituído por uma plataforma elevatória que permite o acesso aos camarins.

As condições de acessibilidade encontradas nos CAMARINS foram as seguintes:
 
  • Existência de uma rampa na entrada principal, que é ampla.
  • Circulação fácil no espaço interior
  • Entrada para os camarins dos artistas com largura suficiente
  • O espaço interior dos camarins não é muito grande
  • Cada camarim possui um WC com duche, mas não é acessível
  • As bancadas para colocar o material, com um lava-mãos, são rebaixadas

 Esta visita contemplou um percurso acessível a pessoas em cadeiras de rodas mas…
…E se na visita estivessem presentes pessoas cegas ou surdas?
Esta questão foi colocada a uma das organizadoras da visita pertencente à Acesso Cultura, que respondeu que ao tomarem conhecimento da especificidade das pessoas em causa no ato da inscrição, tentariam arranjar um acompanhante para a pessoa cega caso esta viesse desacompanhada, e para a pessoa surda tentariam encontrar um tradutor de língua gestual.
 
PARABÉNS FUNDAÇÃO CULTURGEST PELA AGRADÁVEL E ACESSÍVEL VISITA!
(1) Dimmers são dispositivos utilizados para variar a intensidade de uma lâmpada, controlando a intensidade da luz produzida pala mesma.




Fonte: http://lisboainacessivel.wordpress.com/2014/06/25/os-bastidores-da-culturgest/
« Última modificação: 25/06/2014, 21:59 por Claram »
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo