iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Politécnico da Guarda quer turismo mais inclusivo e acessível no interior do país  (Lida 704 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Raposa

 
Politécnico da Guarda quer turismo mais inclusivo e acessível no interior do país
Susana Pinheiro
28 Abril 2023
Para tornar o turismo mais inclusivo e acessível no interior do país, o Politécnico da Guarda apresenta uma cadeira de rodas todo-o-terreno e um andarilho inteligente com sensores.


Uma cadeira de rodas todo-o-terreno, um andarilho inteligente com sensores e um menu digital para invisuais são alguns dos projetos apresentados esta sexta-feira na feira de turismo TechTur, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). O objetivo é tornar o turismo mais inclusivo e acessível, facilitado a mobilidade e autonomia das pessoas com deficiência.

“A feira tem dois grandes objetivos: dar a conhecer os projetos de investigação desenvolvidos na área do turismo inclusivo e auscultar as necessidades das empresas turísticas da região”, começa por sublinhar Teresa Paiva, docente e responsável pelo InovC+ no Politécnico da Guarda.


Bicicleta com cadeira de passageiro para adulto
Entre os projetos a apresentar está o sistema Menu4All, criado por investigadores do IPG. Esta aplicação permite a pessoas invisuais aceder, de forma autónoma, à ementa de um restaurante e fazer o pedido. Já os equipamentos de mobilidade — a cadeira de rodas todo-o-terreno e o andarilho inteligente com sensores — foram criados no âmbito do projeto Fronteira que visa desenvolver o turismo acessível e inclusivo nas zonas de fronteira entre Portugal e Espanha.

Estes projetos visam, assim, otimizar “as experiências turísticas de pessoas com deficiência” nas regiões do interior do país, de modo a “facilitar a sua mobilidade nas zonas montanhosas e aumentar a sua autonomia nos restaurantes”, avança o politécnico num comunicado enviado às redações.

A feira tem dois grandes objetivos: dar a conhecer os projetos de investigação que se têm desenvolvido na área do turismo inclusivo e auscultar as necessidades das empresas turísticas da região.

Teresa Paiva
Docente e responsável pelo InovC+ no Politécnico da Guarda

Dinamizada pela equipa do projeto InovC+ do IPG, a TechTur – Mostra de Inovação e Sustentabilidade em Turismo vai reunir centros de investigação, instituições de ensino superior e empresas da região Centro.

Segundo o presidente do IPG, Joaquim Brigas, “a TechTur é mais uma aproximação da instituição às empresas da região para transferir conhecimento e, através de um trabalho conjunto, dar continuidade ao desenvolvimento de soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.


Fonte: https://eco.sapo.pt/2023/04/28/politecnico-da-guarda-quer-turismo-mais-inclusivo-e-acessivel-no-interior-do-pais/?fbclid=IwAR0HdV-L-7Xdbern4LTNkUDAGjm7nmjGyRHzTCLLkCnBPR2ImECACYUopLQ
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo