iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Viver sem barreiras: empreendimentos aptos para mobilidade reduzida  (Lida 327 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

 
Viver sem barreiras: empreendimentos aptos para mobilidade reduzida

Há alguns aspetos importantes a considerar na procura de uma casa nova para pessoas com problemas de mobilidade. Descobre quais.
Comentários: 0
Empreendimentos para mobilidade reduzida
idealista



Redação
10 Abril 2024, 9:48

Uma casa nova tem de ser muito mais do que quatro paredes, tem de ser algo a que possamos chamar de lar. Um lugar que é o nosso refúgio, aquele local onde nos sentimos melhor, ou pelo menos assim deveria de ser.

Por esse motivo, ele tem de responder às necessidades de todos os seus residentes. E se há algum residente com problemas de mobilidade, todas as habitações mas especialmente as casas de nova construção devem estar preparadas e adaptadas a essa realidade.

Felizmente, cada vez mais o mercado imobiliário inova nesse sentido, oferecendo novos empreendimentos com melhores acessibilidades para que residentes com mobilidade reduzida tenham uma muito melhor qualidade de vida.

Dentro do grupo de pessoas com problemas de mobilidade encontram-se não só as que têm algum tipo de deficiência motora, como também os idosos, pessoas com paralisia cerebral, pessoas com problemas sensoriais como cegueira e surdez e, ainda, mulheres grávidas. Se és uma dessas pessoas, ou tens algum familiar nessa situação e procuras casa, descobre os empreendimentos de nova construção adaptados à venda no idealista.

Aspetos a ter em conta na procura da tua nova casa
O importante papel da domótica
Automação residencial
Sistemas de controlo por voz
Dispositivos de segurança
Condomínios adaptados: a acessibilidade começa fora de casa
Acesso facilitado às áreas comuns
Elevadores
Estacionamento reservado
Novos empreendimentos com impacto na qualidade de vida
Escolhe aqui a tua próxima casa, adaptada às tuas necessidades
Aspetos a ter em conta na procura da tua nova casa


Na procura da tua futura casa, deves considerar algumas características importantes como as particularidades físicas do imóvel e do condomínio e a facilidade de acessos a serviços. Toma nota:

Entradas facilitadas: rampas de acesso, sem degraus, portas amplas e elevadores.
Autonomia: altura adaptada das maçanetas, interruptores e tomadas.
Segurança: corrimãos, barras de apoio e pisos antiderrapantes.
Localização estratégica: proximidade a serviços essenciais como farmácias, hospitais, mercearias, etc.
O importante papel da domótica
As atuais tecnologias inteligentes no meio residencial são uma grande mais-valia para a acessibilidade e independência de pessoas com mobilidade reduzida. Fica a conhecer o papel fundamental que a domótica desempenha na promoção da qualidade de vida destes residentes.

Automação residencial
Trata-se de um conjunto de tecnologias capazes de automatizar o funcionamento de vários equipamentos, através de sistemas integrados e da conexão à internet. Com automação residencial, podes controlar os teus aparelhos de casa a partir de qualquer lugar em que te encontres.

Estas tecnologias incluem recursos como automação de persianas, cortinas e torneiras, monitorização de iluminação com tomadas inteligentes, elevadores com comandos acessíveis e portas automáticas com sensores de presença.

Sistemas de controlo por voz
Casas novas inteligentes


Estes sistemas permitem que os moradores possam ajustar, por exemplo, a temperatura ambiente e a iluminação sem necessidade de se deslocarem fisicamente, o que é particularmente útil para os habitantes com problemas de mobilidade.

Dispositivos de segurança
A domótica é também muito útil quando aplicada com o objetivo de conferir segurança aos residentes. Os sistemas de sensores permitem detetar inundações, fugas de gás e incêndios em fase inicial, permitindo tomar providências.

Além disso, a tecnologia residencial é também muito usada para a deteção de intrusos. Câmaras ligadas a uma rede de comunicação permitem monitorizar, remotamente, as várias divisões da casa.

Condomínios adaptados: a acessibilidade começa fora de casa
Os novos empreendimentos estão já a investir em infraestruturas de acessibilidade para aumentar a qualidade de vida e conforto dos residentes com mobilidade reduzida, não só dentro de casa, mas desde a entrada do condomínio.

Acesso facilitado às áreas comuns
As áreas comuns a todos os condóminos, como a entrada do condomínio, jardim, sala de reuniões ou convívio, piscina, entre outras, possuem já rampas de acesso, corrimãos e piso antiderrapante. Estes cuidados são fundamentais para garantir a acessibilidade e segurança de deficientes motores, idosos, grávidas, etc.

Elevadores
Casas novas com elevador


Num edifício residencial com vários andares, é fundamental a existência de elevadores para permitir, a todos os residentes, o acesso facilitado aos diferentes pisos sem obstáculos.

Estes elevadores têm também dimensões adequadas que permitem a entrada e saída, sem dificuldade, de pessoas em cadeiras de rodas, assim como carrinhos de bebé.

Estacionamento reservado
Outra característica importante de muitos destes empreendimentos é a existência de lugares de estacionamento reservados a pessoas com mobilidade reduzida, junto à entrada do condomínio ou, até mesmo, na garagem.

Novos empreendimentos com impacto na qualidade de vida
Casas para pessoas com mobilidade reduzida


A maioria dos novos edifícios residenciais são já projetados tendo em consideração as dificuldades de locomoção de algumas pessoas, incluindo várias adaptações à mobilidade como as referidas anteriormente, removendo barreiras físicas e criando ambientes adaptáveis e acolhedores.

Isto tem um impacto significativo na vida destes residentes, uma vez que, com acessibilidades, torna-se muito mais fácil o seu dia a dia, podendo realizar as tarefas diárias sem depender de terceiros. E uma maior autonomia promove a qualidade de vida e autoconfiança.

Empreendimentos com áreas sociais adaptadas são também muito importantes para pessoas com mobilidade reduzida, no sentido em que promovem a inclusão social e o bem-estar emocional, fazendo com que estas pessoas se sintam totalmente integradas na sociedade e livres de barreiras físicas.

Por este motivo, os novos condomínios habitacionais desempenham um papel importantíssimo na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e acolhedora.

Escolhe aqui a tua próxima casa, adaptada às tuas necessidades
 

Tavira
 
Caniço
 
Gafanha da Nazaré
 
Torres Vedras e Matacães
 
Leiria
 
Alvalade
 
São Martinho
 
Madalena
 
Carnaxide e Queijas
 
Azeitão
 
Misericórdia
 
Cascais e Estoril
 
Labruge
 
Portimão
 
Olivais
 
Algés
 
Águeda
 
Santa Maria da Feira
 
Joane
 
Santa Iria de Azoia
 
Moreira
 
Santa Marinha e São Pedro da Afurada



Fonte: Idealista
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo