iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Dentes de leite têm mais cáries  (Lida 656 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pantanal

Dentes de leite têm mais cáries
« em: 19/04/2015, 21:51 »
 
Dentes de leite têm mais cáries
 
Imagem da Noticia
 Dentes de leite têm mais cáries no dia 16 de Abril de 2015
As cáries dentárias são uma das principais doenças que afetam as crianças, uma situação que está associada às características do esmalte e dentina dos dentes de leite que os torna mais frágeis comparativamente aos dentes definitivos e que facilitam o surgimento de cáries.
“O esmalte e a dentina nos dentes de leite são mais finos e menos mineralizados, o que os torna mais suscetíveis ao aparecimento de uma cárie dentária. Os mais prejudicados são os molares devido à sua forma irregular com fissuras que permite a acumulação de vestígios alimentares e que, por estarem mais escondidos, nem sempre são alvo de grande limpeza”, explica Luís Bento Ferreira, coordenador da Unidade de Estomatologia e Medicina Dentária da Clínica Lusíadas Forum Algarve.
 
“Uma cárie dentária é assintomática na sua fase inicial e o seu único sinal clínico é a presença de uma mancha esbranquiçada e opaca no esmalte dentário que pode progredir para a formação de uma cavidade. O primeiro sintoma da doença pode ser o aumento da sensibilidade dentária e apenas em casos já avançados a cárie causa dor”, acrescenta.
Para prevenir o aparecimento de cáries dentárias, o especialista aconselha: “os pais devem manter hábitos regulares de higiene oral para dar o exemplo aos mais novos e realizar visitas periódicas ao dentista. No caso dos mais novos, a primeira ida ao médico deverá ser com cerca de um ano de idade (altura em que surgem os primeiros dentes), para os mais crescidos as consultas devem ser periódicas com um intervalo de entre seis e doze meses”.
“As cáries de grau avançado em dentes de leites podem condicionar a adequada alimentação da criança, originando alterações no seu desenvolvimento e crescimento, por isso o seu controlo é essencial”, conclui.
A cárie dentária é uma doença infeciosa de origem bacteriana. As bactérias presentes na cavidade oral metabolizam os açúcares dos alimentos produzindo ácidos que destroem o esmalte do dente levando à formação da cárie dentária.
 
A Unidade de Estomatologia e Medicina Dentária da Clínica Lusíadas Forum Algarve disponibiliza um atendimento diferenciado e personalizado e oferece uma abordagem multidisciplinar nas seguintes áreas: Medicina Dentária, Preventiva e Higiene Oral, Dentisteria Restauradora, Cirurgia Oral e Maxilo-Facial, Implantologia, Ortodontia, Endodontia, Odontopediatria, Patologia Oral e Patologia da Articulação Temporomandibular.
 
PCD
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo