Cadeira de rodas «high-tech» dispensa uso das mãos
Na Cebit 2010, a maior feira de tecnologia do mundo, deficientes motores que andam de cadeira de rodas já podem testar o iWalker, sistema que transforma um boné num controlo remoto do veículo de duas rodas.
Em vez de impressionantes dotes psíquicos, os investigadores alemães optaram pela simplicidade. Basta acenar levemente com a cabeça para frente, para trás ou para os lados e o dispositivo move-se na direcção indicada.
Os obstáculos são detectados por um scanner a laser que cria um mapa do que está em redor e desvia automaticamente a cadeira de rodas. O risco de embater em alguma coisa é quase nulo, já que o sistema verifica 50 vezes por segundo se há alguma barreira nas proximidades.
O «joystick» do utilizador está escondido no interior de um boné, mas não chega a ser imperceptível.
Movimentos bruscos servem para ligar e desligar o sistema, de modo que o passageiro não seja atirado para a frente caso espirre ou queira falar com alguém. Os comandos chegam à cadeira por cabo ou Bluetooth.
Sob o assento fica o «sistema nervoso» do protótipo (no caso do modelo em exposição na Cebit, trata-se de notebook Asus).
O projecto é de autoria do instituto German Research Center for Artificial Intelligence. Antes de ser oferecido para comercialização, precisará de passar por mais testes práticos com utilizadores de cadeiras de rodas, que vão dizer se conseguem se adaptar à máquina.
Por enquanto, a maior barreira são os custos: cerca de 20 mil euros.
Fonte: Diario Digital