iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Estudantes criam simulador de cadeira de rodas em 3D  (Lida 676 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

Estudantes criam simulador de cadeira de rodas em 3D


Para Vanessa Soares, aluna do curso de Psicologia e cadeirante, é um projeto interessante e inovador.


Pesquisa irá criar um simulador de cadeira rodas em ambiente virtual 3D (Foto: Divulgação)Pesquisa irá criar um simulador de cadeira rodas em ambiente virtual 3D (Foto: Divulgação)

Um grupo de alunos da Universidade de Sorocaba (Uniso) deu início a uma pesquisa para criar um simulador de cadeira rodas em ambiente virtual 3D. O objetivo é auxiliar pessoas no processo de aprendizagem do uso de equipamento real após traumas ou doenças degenerativas.

A ideia, que surgiu na sala de aula entre estudantes do curso de Tecnologia em Jogos Digitais, vem conquistando adeptos dentro e fora da instituição e a simpatia de cadeirantes. "O projeto Sicar é capaz de transmitir desde simulações em terrenos arenosos, quanto em ruas desniveladas, simulando assim a realidade mais próxima que um cadeirante encontra", diz Vitor Ricardo Campioni, aluno de Tecnologia em Jogos Digitais e um dos idealizadores.

Vitor explica que, enquanto o simulador mecânico funcionará basicamente com uma cadeira mecanicamente adaptada e fixa, os óculos simulam movimentação da câmera do personagem (protagonista). "Nós queremos criar um protótipo que poderá revolucionar a vida de cadeirantes que estão dentro de casa, por medo de cair ou sair. Nosso projeto tem esse objetivo humanitário e está voltado para educar o cadeirante", comenta.

Para Vanessa Soares, aluna do curso de Psicologia e cadeirante, é um projeto interessante e inovador, por ser uma realidade diferente da qual ela e muitos outros deficientes convivem ou conhecem. "É um projeto muito bacana que eu considero, sim, ser útil para os cadeirantes, porque irá estimular os sentidos através da mente", define.

Tecnologia a serviço da vida
O Sicar faz parte do componente curricular interdisciplinar do curso de Tecnologia em Jogos Digitais, mas já envolve pessoas dos cursos de Tecnologia, Automação, da área da Saúde, de Arte e Design e até Gestão de Equipes. Porém, os estudantes foram buscar conhecimento e apoio em outros setores da sociedade para desenvolver o projeto.

Para que o protótipo esteja pronto ainda no primeiro semestre de 2015, os alunos pensam em angariar fundos e até a recorrer a editais, chamadas públicas da área de Ciência e Tecnologia, para tornar o produto acessível.

"No mundo inteiro, após pesquisas, constatamos poucos projetos nesta mesma linha. Mas nenhum reproduz o que queremos reproduzir. Não queremos ficar ricos com isso, mas, com nosso objetivo de ajudar pessoas, poderá ser muito gratificante", finaliza o jovem estudante.


Fonte: G1
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo