Estudantes desenvolvem cadeira de rodas que sobe escadas
VISÃO Solidária
23.11.2015 às 11h44
Laura Santos Mendes
Cadeira de rodas revolucionária é ainda um protótipo, mas promete revolucionar a vida de pessoas com mobilidade reduzida
Laura Santos Mendes
A Scalevo é uma cadeira de rodas que sobe escadas. É isso mesmo que leu, para esta cadeira de rodas inovadora as barreiras arquitetónicas são um problema do passado.
A cadeira revolucionária foi desenvolvida por uma equipa de dez alunos formados em Engenharia Eletrónica e Design Industrial em Zurique e apresentada no Cybathlon, um campeonato desportivo que se destina a atletas que utilizam dispositivos tecnológicos de assistência.
O projeto consiste numa cadeira de rodas elétrica que usa um sistema semelhante à da Segway, equilibrando-se nas duas rodas principais e garantindo, desta forma, uma maior estabilidade. A cadeira integra, ainda, duas faixas de borracha que possibilitam a subida de escadas.
“A coisa boa é que tudo nesta cadeira de rodas é automatizado," disse um estudantes responsável pelo projeto à Reuters. "Se eu quiser subir as escadas posso simplesmente ir até ao pé delas, virar-me ao contrário, carregar num botão e tudo o que tenho que fazer é controlar a velocidade a que quero conduzir". Além disso, os utilizadores podem acompanhar a operação através de uma câmara que permite cumprir e operação em segurança.
Embora sem objetivo inicial de comercialização, a Scalevo garante revolucionar a indústria das cadeiras de rodas.
Fonte: Visão