iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: O ex-BBB Fernando Fernandes sonha com as Paraolimpíadas  (Lida 2489 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fisgas

 
O ex-BBB Fernando Fernandes sonha com as Paraolimpíadas


Com menos de um ano de treinamento, o atleta conquista três títulos importantes na paracanoagem, entre eles o Mundial, e já sonha com a competição no Rio.


[float=left][/float]
 Era madrugada de 4 de julho de 2009. O ex-Big Brother Brasil Fernando Fernandes, que participou do programa em 2002, perdeu o controle de seu carro e colidiu com uma árvore, no momento em que fazia uma curva na zona Sul de São Paulo. Daquele dia, ele só guarda a lembrança de ter saído para jogar bola com os amigos e estar voltando para casa. Ao acordar, já estava no leito do Hospital São Paulo, sem sentir as pernas. E não demorou muito para receber a notícia de que havia fraturado a 12ª vértebra e que fragmentos do osso, além do impacto da batida, haviam lesionado sua medula.
 
Foram seis horas de cirurgia para aliviar a pressão na área e colocar oito pinos de titânio nas vértebras vizinhas para dar sustentação à coluna. Com a região abaixo da vértebra atingida paralisada, Fernando teve que encarar a cadeira de rodas e reaprender a se movimentar, controlando o tronco para fazer movimentos do dia a dia. “Era como estar sentado numa prancha de surfe numa piscina de gel”, lembrou.
 
No embalo da fama como um ex-BBB, Fernando, então com 28 anos, tinha planos de seguir a carreira como modelo internacional. Por conta disso, mantinha uma rotina de treinos pesada. Além de correr 15km por dia, o paulista lutava boxe e jogava num time de futebol de artistas que disputou um mundial na Rússia, em 2008.
 
Após o acidente, decidido a se recuperar, Fernando, que chegou a atuar no juvenil do Corinthians e no Flamengo de Guarulhos, um time da terceira divisão do estado, encarou as sessões de fisioterapia no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília. Foi então que conheceu a canoagem. “Eles usam o esporte como método de reabilitação, mas de uma maneira lúdica”, recordou. “Porém, quando me vi sentado em um caiaque no meio do Lago Paranoá, aquilo me deu uma sensação de liberdade e uma capacidade incrível. Naquele momento, decidi que a canoagem seria a minha vida”, revelou o ex-BBB. Desde então, ele vem evoluindo no esporte paraolímpico com grande velocidade.
 
Quem é ele
Nome: Fernando Fernandes de Pádua
Data de nascimento: 28 de março de 1981
Local: São Paulo (SP)
Altura: 1,88m
Peso: 80kg
Classe: K1 A
 
Principais títulos:
» campeão brasileiro de paracanoagem velocidade (2010)
» campeão sul-americano de paracanoagem (2010)
» campeão Mundial de paracanoagem (2010)
 
No topo do pódio na Polônia
Passados 1 ano e cinco meses do acidente, Fernando conta que ainda está em período de readaptação e que deve muito à nova modalidade que passou a praticar. “Esse tempo depois do acidente ainda é muito recente quando falamos de lesão medular. A reabilitação é contínua. A cada dia, aprendo uma coisa nova, seja para subir um degrau na rua ou mesmo para tomar um banho”, explica. “O esporte sempre fez parte do meu ideal de vida. Eu simplesmente descobri uma forma nova, não menos prazerosa de praticá-lo. Hoje, agradeço a Deus por ter colocado a canoagem na minha vida.”
 
Com descanso apenas aos domingos, Fernando faz mudanças constantes eu seus treinos e até adquiriu equipamentos mais avançados, como caiaques e remos de carbono. O sucesso veio rápido. Em abril, ele conquistou o título Sul-Americano de Paracanoagem, na Argentina. Em agosto, foi campeão mundial na prova dos 200m, na Polônia.
 
“Quando me propus a treinar a canoagem, comecei a sonhar alto. Foram longos meses de dedicação para chegar onde cheguei e sei que isso é só o começo”, afirmou. No Mundial, Fernando chegou ao ouro com o tempo de 56s151, muito à frente do segundo colocado, o espanhol Antônio de Diego (1min06s215) e do britânico Jono Brome (1min07s179), medalha de bronze.
 
Precursor da paracanoagem para atletas com lesão medular, Fernando comemora a inclusão da modalidade no programa das Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016 (anunciada pelo Comitê Paraolímpico Internacional no último sábado). Mirando os Jogos na Cidade Maravilhosa, ele treina para disputar, entre 18 e 21 de agosto de 2011, em Szeged (Hungria), seu segundo Mundial de Paracanoagem. “A meta é o sonho Paraolímpico e vou batalhar por ele”, avisou o ex-BBB.
 
Fonte: Pernambuco.com
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo