iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Bicicleta especial auxilia os deficientes visuais  (Lida 803 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fisgas

Bicicleta especial auxilia os deficientes visuais



Uma bicicleta dupla foi adaptada para a prática do ciclismo, não dispensando um guia.

Publicada em 02 de junho de 2010 - 16:30

 Os 22 deficientes visuais que integram as ONGs Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião e "Vemos com as Mãos”, do município de Alvorada (RS), tiveram esta semana uma oportunidade única: andar de bicicleta. Para a atividade, foi construída e adaptada uma bicicleta dupla, que permite aos cegos praticarem o esporte, acompanhados por um guia.
 
O primeiro teste do equipamento ocorreu na praça João Goulart. Agora, os deficientes visuais treinarão para participar do 8º Eco Passeio Ciclístico da Semana do Meio Ambiente, no próximo dia 6 de junho, em Alvorada. O percurso começará junto ao hipermercado Big e seguirá, durante três horas, por vários pontos da cidade. Segundo o representante da ONG Embrião, Josué Aguiar, durante o passeio realizado no ano passado os deficientes visuais andaram na carona de outras bicicletas. "Este ano será diferente. Eles vão literalmente pedalar com a bicicleta", ressaltou Aguiar, lembrando que essa foi a primeira vez que os deficientes visuais puderam praticar o esporte. "A emoção foi muito grande durante o teste. Com facilidade, eles conseguiram dar várias voltas na praça", afirmou ele.
 
Durante a atividade, a bicicleta ganhou um nome especial: ODKV. A sigla significa "o de cá vê e o de lá não vê!". O desafio de construir o veículo adaptável partiu dos integrantes da ONG Vemos com as Mãos, instituição que atende aos deficientes visuais na Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho, em Alvorada. A bicicleta foi adaptada mediante uma parceria entre ciclistas e profissionais de uma serralheria.
 
A meta, a partir de agora, de acordo com o representante da Embrião, é construir outras bicicletas para serem utilizadas pelos deficientes visuais. "Vencemos o primeiro desafio, que era viabilizar o aparelho. Agora, queremos multiplicá-lo para permitir o acesso de mais pessoas", relata Aguiar.
 
Fonte:Vida mais livre
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo