iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Elos de Ternura

Autor Tópico: Chimpanzés "apertam as mãos" de acordo com o seu grupo. Gesto é "uma espécie de ritual"  (Lida 4599 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Nandito

 
Chimpanzés "apertam as mãos" de acordo com o seu grupo. Gesto é "uma espécie de ritual"

MadreMedia / AFP
26 mai 2021 10:48
Atualidade
chimpanzés


Os chimpanzés adotam formas de "apertar a mão" dependendo de seu grupo social, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira, que faz um balanço de 12 anos de observação do comportamento destes animais.



Os chimpanzés são frequentemente considerados os primatas mais próximos dos humanos, graças à sua capacidade de realizar tarefas complicadas, como utilizar ferramentas.

Edwin van Leeuwen, um especialista em comportamento animal na Universidade da Antuérpia, na Bélgica, estudou dezenas de chimpanzés do orfanato Chimfunshi, na Zâmbia. Em particular, observou gestos manuais muito específicos e repetidos em dois grupos diferentes.

O gesto que os animais usam, por exemplo, ao tirar piolhos uns aos outros, é diferente entre os participantes desses grupos: alguns estendem um dos braços sobre a cabeça e tocam no pulso ou na mão do companheiro, alguns chegando mesmo a agarrar a mão, segundo estudo publicado na revista Royal Society Biology Letters.

Van Leeuwen notou que o aperto de mão foi "visivelmente mais pronunciado" num grupo de chimpanzés do que no outro, tendo também descoberto que as fêmeas são mais suscetíveis a segurar a mão do que os machos, que preferem segurar o pulso — sem dúvida para afirmar o seu domínio.

"O facto de terem desenvolvido hábitos diferentes em grupos diferentes mostra que os animais adquirem esses hábitos socialmente no seu grupo", explicou Leeuwen à AFP.

Segundo o investigador, os chimpanzés parecem ter aprendido a praticar "até certo ponto" estes apertos de mão como uma espécie de ritual. "Estão integrados na interação social de dois indivíduos, estabelecendo uma conexão particular numa atividade já íntima", como o despiolhamento.

Para Van Leeuwen, esta é a prova da capacidade dos chimpanzés de preservar "uma estabilidade de tradições". Um comportamento que nos humanos é chamado de persistência cultural.

Além disso, este comportamento não pode ser explicado por razões genéticas ou ambientais, uma vez que a composição dos dois grupos era quase idêntica. Em vez disso, o investigador considera que se trata do resultado de "uma característica comum da aprendizagem social".

Fonte: 24.sapo.pt   Link: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/chimpanzes-apertam-as-maos-de-acordo-com-o-seu-grupo-gesto-e-uma-especie-de-ritual
"O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça"  Provérbios 15:9"
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Online Nandito

 
Chimpanzés demonstram empatia com os seus semelhantes, ao tratarem as suas feridas

08.02.2022 às 17h52


Tobias Deschner/AFP/Getty Images


Desde 2019 que os chimpanzés estavam a ser observados pela forma como tratam as suas feridas, mas descobriu-se mais do que isso: estes animais sentem empatia com os seus semelhantes e cuidam das feridas alheias


Os chimpanzés tratam as suas próprias feridas com insetos: apanham o animal, esmagam ou trituram-no na boca, e colocam-nos diretamente na ferida que têm. Este método peculiar está a contribuir para o debate contínuo sobre a empatia entre os animais, isto porque os investigadores observaram este comportamento nos chimpanzés na nação do Gabão, na África Ocidental, notando que os macacos não só usam insetos para tratar as suas próprias feridas, mas também as dos outros.

Tudo começou em 2019, quando uma chimpanzé chamada Suzee foi observada a tratar de uma ferida no pé do seu filho, onde aplicou o inseto esmagado. Nos 15 meses seguintes, até este mês, os cientistas observaram tal fenómeno mais 19 vezes com outros chimpanzés, explorando estas duas impressionantes ações: o tratamento de feridas com insetos e a aparente empatia com os outros.

Apesar de não se ter conseguido identificar o inseto que foi usado nas feridas, os investigadores acreditam que seja um inseto voador, devido ao rápido movimento dos chimpanzés para o apanhar. Certos tipos de insetos podem conter substâncias anti-inflamatórias que têm um efeito calmante.

“Quando vamos para a escola e nos ensinam nos livros de biologia as coisas incríveis que os animais podem fazer…”, esta pode ser de facto uma delas, disse à agência AFP Simone Pika, bióloga da Universidade de Osnabruck, na Alemanha, e co-autora do estudo publicado revista Current Biology.



“Os chimpanzés têm sido sugeridos como candidatos importantes para estudos sobre a evolução de comportamentos pró-sociais porque participam de uma variedade de atividades que beneficiam da cooperação, como patrulhas territoriais”, escrevem os autores.

“No entanto, a literatura permanece controversa, com algumas evidências que sugerem que os chimpanzés não têm comportamentos pró-sociais que envolvem o tipo de empatia que se pensa caracterizar os humanos, enquanto outros argumentam que as tendências pró-sociais exibem características consistentes com empatia”, afirmam no texto.

Portanto, acrescentam os investigadores, “as nossas observações podem adicionar outra faceta ao debate em andamento sobre comportamentos pró-sociais e inspirar estudos futuros que investigam os comportamentos em torno do tratamento de feridas e a potencial função medicamentosa da aplicação de insetos”, concluem.




Fonte: visao.sapo.pt              Link: https://visao.sapo.pt/visao_verde/ambiente/2022-02-08-chimpanzes-demonstram-empatia-com-os-seus-semelhantes-ao-tratarem-as-suas-feridas/
« Última modificação: 09/02/2022, 10:13 por Nandito »
"O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça"  Provérbios 15:9"
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel, casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo