iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Elos de Ternura

Autor Tópico: Baleia do Ártico nadou até ao rio Sena  (Lida 128 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Nandito

Baleia do Ártico nadou até ao rio Sena
« em: 04/08/2022, 12:41 »
 
Baleia do Ártico nadou até ao rio Sena

MadreMedia / AFP
4 ago 2022 12:16



Fonte de imagem: 24.sapo.pt

A baleia beluga é uma espécie protegida e geralmente encontrada nas águas frias

Autoridades da autarquia de Eure, na Normandia, revelaram na quarta-feira que as imagens sugeriam que era uma beluga separada de seu grupo, embora não especificassem o tamanho nem onde sequer foi vista.

Uma beluga adulta, refira-se, pode atingir até quatro metros de comprimento e, embora migrem para longe do Ártico no outono para se alimentarem, raramente aventuram-se tão a sul.

"Estudos sobre a sua saúde estão em desenvolvimento para determinar as melhores medidas a serem tomadas para garantir a  sobrevivência", disseram as autoridades regionais de Eure.

Recorde-se que em maio, uma orca - tecnicamente parte da família dos golfinhos - foi encontrada morta no Sena, entre a cidade portuária de Le Havre e Rouen.

O animal estava encalhado no rio, que atravessa Paris até ao Canal, e não conseguiu encontrar o caminho de volta ao oceano, apesar das tentativas das autoridades de guiá-lo.






Fonte: 24.sapo.pt                  Link: https://24.sapo.pt/vida/artigos/baleia-do-artico-nadou-ate-ao-rio-sena
"O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça"  Provérbios 15:9"
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

Online Nandito

Re: Baleia do Ártico nadou até ao rio Sena
« Responder #1 em: 10/08/2022, 12:12 »
 
Baleia beluga retirada do rio Sena morre durante tentativa de resgate

MadreMedia / AFP
10 ago 2022 10:57



EPA/Christophe Petit Tesson

"Apesar de uma operação inédita de salvamento da beluga, estamos tristes por anunciar a morte do cetáceo", anunciou a autarquia de Calvados no Twitter, que informou que a baleia foi submetida à eutanásia durante o transporte.

Esta madrugada, por volta das 02:00 (03:00 em Lisboa), após seis horas de esforço, o cetáceo foi içado numa rede, puxada por uma grua, e colocado numa embarcação, onde foi imediatamente alvo de cuidados por uma dúzia de veterinários.

A baleia beluga, de quatro metros de comprimento e cerca de 800 quilos, cujo estado de saúde foi considerado “alarmante”, estava presa junto à comporta de Saint-Pierre-la-Garenne, a noroeste de Paris.

A operação contou com a participação de vinte e quatro mergulhadores da Polícia Militarizada francesa (Gendarmerie) e bombeiros.

Mas o animal acabou por não resistir.

A presença excecional deste mamífero marinho no Sena, a cerca de 130 quilómetros da foz do rio no mar da Mancha, despertou um grande interesse, para além das fronteiras francesas, registando-se um afluxo de doações de fundações, associações e particulares para tentar ajudar no resgate.

Avistado em 02 de agosto, o cetáceo, que costuma viver em águas frias, ainda estava na terça-feira nas águas mornas e estagnadas de uma comporta por onde entrou sozinho, a 70 quilómetros a noroeste de Paris.

Um membro da equipa do Marineland em Antibes, no sul, que chegou ao local na noite de segunda-feira, realçou que a operação de resgate seria “fora do comum”.

As margens do Sena “não são acessíveis a veículos” naquele local e “tudo deve ser transportado à mão”, explicou Isabelle Brasseur, adiantando que “a prioridade" seria "colocá-lo de volta à água do mar”.

Uma vez transportado por camião para Ouistreham, o animal devia ser depositado durante três dias numa comporta de água do mar, para permitir que recebesse cuidados, antes de ser levado para o mar e libertado. O que acabou por não acontecer.

Em maio, uma orca também ficou em apuros no Sena, com as operações de salvamento a falharem e o animal a morrer à fome.

De acordo com o observatório Pelagis, especialista em mamíferos marinhos, esta é a segunda beluga conhecida em França, depois de um pescador do estuário do Loire, o grande rio do centro do país, ter recolhido uma nas suas redes em 1948.






Fonte: 24.sapo.pt                    Link: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/beluga-retirada-do-rio-sena-morre-durante-tentativa-de-resgate
"O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça"  Provérbios 15:9"
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo