iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: AR volta a aprovar contratação de intérpretes de língua gestual para os hospitais  (Lida 2647 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
AR volta a aprovar contratação de intérpretes de língua gestual para os hospitais.

 No ano passado, a maioria não pediu
Pela segunda vez, deverá ser aprovada a contratação de 25 intérpretes de língua gestual para o SNS. Também estiveram previstos no OE de 2019, mas não houve contratações na maioria dos hospitais.


Joana Ascensão
Texto
03 fev 2020, 17:35 
   

LUSA

Receba as principais notícias do dia de Portugal e do Mundo, escolhidas pelo Observador, todos os dias úteis às 17h.


É a segunda vez que o Partido Animais e Natureza propõe contratar estes profissionais. No Orçamento de Estado para 2019, a medida foi aprovada por unanimidade, mas a maioria dos hospitais acabou por não fazer qualquer contratação. Todos os contactados pelo Observador confirmaram isso mesmo — com exceção do Algarve, que não respondeu.


Ao Observador, Bebiana Cunha, deputada do PAN, explica que a proposta foi acolhida pelo governo e vai ser concretizada, porque “se o governo nos diz que sim, o Partido Socialista também acompanhará”. No debate na generalidade, o PAN já teria confrontado o Ministro das Finanças, Mário Centeno, que garantiu que “este ano é que era”.

Os 25 intérpretes de língua gestual serão distribuídos por 25 áreas geográficas que podem cobrir hospitais e centros de saúde. Esta contratação corresponderá ao que o PAM considera ser “uma primeira resposta”. Depois, há que “fazer uma avaliação para perceber se serão suficientes para dar resposta às necessidades existentes ou se teremos de contratar mais”.

Como a Direção Geral de Saúde já tinha explicado ao Observador, para que haja contratação, a verba terá de ser disponibilizada pelo governo, mas a decisão final será sempre das administrações das estruturas hospitalares. O PAN acredita que houve falta de informação e divulgação para que em 2019 não se avançasse com nenhuma contratação.

“Daquilo que tem sido o nosso diálogo com administrações, sim, há necessidade. E, se houver a possibilidade de contratar, fá-lo-ão”, garante Bebiana Cunha.

Para a deputada, esta medida faz parte de um pacote de “respostas estruturais” para o SNS, para evitar que se mantenha a sucessão de “remendos” dos problemas.


Fonte: Obeservador
 

Online Ana-S

 
Por acaso é uma situação que devia ser imediatamente revista!
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo