Pedro tem nove anos, nunca viu uma tecla e toca piano (e às campainhas também). Metropolitana avança com ensino de música para cegos e surdosIsabel Tavares
Texto
Inês Vales
Fotografia
11 set 2024
"Uma grande tristeza", assim seria a sua vida sem música. Esta é a história de Pedro, que tem uma bengala azul chamada Gertrudes. A pensar nestas crianças, o conservatório da Metropolitana quer alargar o ensino de música a crianças cegas e surdas, inseridas em contexto e aula regular. Duas começam já este ano.
Pedro tem nove anos, nunca viu uma tecla e toca piano (e às campainhas também). Metropolitana avança com ensino de música para cegos e surdos
Pedro e mãe 24
Pedro tinha apenas um mês e meio quando lhe foi detetado um tumor no cérebro. Um olho sempre a entortar foi o sinal de alarme e uma ressonância magnética e outros exames vieram confirmar o diagnóstico. Foi operado e faz quimioterapia desde então. Não sabe o que é viver sem isso e até há pouco tempo julgava que era uma coisa que todas as crianças faziam. É totalmente cego.
Tem nove anos e aprende música desde os cinco. Quando lhe pergunto a idade, quer saber a minha: "Tchhhhhh", espanta-se. E logo emenda a mão com um "mas és nova". Passou para o quarto ano e está "ansioso" pelo início das aulas, mais ainda porque no primeiro dia vai sair da escola ao meio-dia e meia para ir almoçar ao McDonald's do Pinhal Novo, onde vive, que esteve fechado para obras.
"Como vim aqui para falar de música, vou dizer-te de que músicas gosto: a mãe não sabe porquê, mas eu tenho nove anos e não gosto das músicas que os meninos de nove aos ouvem, gosto de músicas dos anos oitenta, como Europe, All-4-One, Phil Collins ou Taylor Dayne, que canta "Tell It To My Heart", conheces?".
Conta que começou a interessar-se pela música a ouvir a Rádio Renascença. Hoje, toca piano - "e às campainhas das portas" também, diz baixinho, não vá mais alguém ouvir. Gosta de piano porque "tem um som melodioso, parece que estamos a entrar no paraíso". A última audição foi no final de maio, tocou "The Swing" ["O Baloiço"] e "Dancing With Wooden Shoes" [Dançando Com Sapatos de Madeira"]. Sabe a escala toda e toca as músicas de cor porque tem "ouvido absoluto".
Fonte: sapo.pt