iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Sabias que hoje se celebra o Dia da Paralisia Cerebral  (Lida 330 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online casconha

 
No dia 20 de outubro se celebra o Dia Nacional da Paralisia Cerebral e que o Dia Mundial se celebra no dia 6 do mesmo mês?

A data nacional foi comemorada pela primeira vez em 2013, embora só tenha sido instituída no ano seguinte, pela Resolução da Assembleia da República n.º 27/2014, aprovada a 7 de março.

«A paralisia cerebral refere-se a um grupo de desordens no desenvolvimento, que afetam o controlo dos movimentos, a postura e o equilíbrio. É resultado de uma lesão – que é permanente, mas não agrava nem progride – aquando do desenvolvimento do sistema nervoso central. É o problema de desenvolvimento mais comum na infância, afetando aproximadamente 2 em cada 1000 crianças. A paralisia cerebral não é um défice intelectual nem impede uma inteligência ‘normal’ ou até acima da média, podendo, no entanto, ter associado um atraso desse nível dependendo da localização e extensão da lesão no cérebro.»
https://www.apc-coimbra.org.pt/?p=8577

O Museu Nacional do Desporto relembra o 1º Campeonato Nacional de Desporto para Paralisia Cerebral, que se realizou no hipódromo do Campo Grande (Lisboa) e no Estádio Nacional (Jamor), em 1984.

Na imagem: cartaz do 1º Campeonato Nacional de Desporto para Paralisia Cerebral.
Museu Nacional do Desporto (Inv. 12033)

É BOM GINASTICAR O CORPO E A MENTE.
@Museu Nacional do Desporto IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. @PCAND APCC - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra @APCL




Fonte: Museu Nacional do Desporto
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo