iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility
myservice

Tecnomobile

Anuncie Aqui

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Um amor que sobrepõe barreiras  (Lida 339 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Raposa

Um amor que sobrepõe barreiras
« em: 19/06/2020, 12:19 »
Um amor que sobrepõe barreiras

Catarina e Vinícius são amigos desde que nasceram e se cuidam como se fossem irmãos
Um amor que sobrepõe barreiras


Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Em 18/06/2020 às 11:03
Numa época em que a tecnologia conquista cada vez mais as crianças e celulares estão sempre em suas mãos, ter alguém para dividir a infância é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Catarina Matias Henrique e Vinícius Sebastião Serafim, ambos de 3 anos, se conhecem desde que nasceram e convivem diariamente superando os limites, preconceito e descobrindo novas aventuras juntos.

Vinícius nasceu com mielomeningocele, uma doença que pode acontecer de uma a dez pessoas a cada mil nascimentos, segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Trata-se de uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. Ele não sente nada dos joelhos para baixo e não caminha. Ou seja, utiliza uma cadeira de rodas para se locomover. Isso poderia ser um empecilho para as duas crianças, não é mesmo? Poderia, mas não é, e está longe de ser.



Catarina consegue enxergar Vinícius além da cadeira de rodas. Mesmo com 3 anos, a pequena o ajuda e está sempre ao seu lado buscando compreender e auxiliar Vinicíus. Existe briga entre a dupla? Existe, como entre todas as crianças, mas ao mesmo tempo os dois se reconciliam e se entendem da própria maneira.


A história das famílias

Rafaela Sebastião, de 30 anos, é mãe de Vinícius e Silvana Matias da Silva, de 47, é a mãe de Catarina. Elas se conheceram em 2010 quando estudaram juntas no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Há uma década elas convivem e uma acompanhou a gestação da outra. Além disso, atualmente são mães solteiras. Com isso, a ligação das famílias aumentou ainda mais.

Por serem amigas há dez anos, as crianças começaram a conviver juntas e Silvana acompanhou todo o processo de Rafaela com Vinícius. “A malformação na coluna do Vinícius apareceu no último ultrassom. Meu parto foi de 36 semanas e, assim que ele nasceu, já foi para Florianópolis realizar uma cirurgia de reparação na coluna e o procedimento ocorreu tudo bem, tanto que ele não precisou ficar na Unidade de Terapia Intensiva [UTI]”, explica Rafaela.

“Os médicos apontaram que ele seria uma criança acamada, pois não sentaria e não conseguiria se desenvolver, o que não aconteceu por um milagre. Atualmente, ele não caminha, mas tem toda uma autonomia de uma criança de 3 anos. Ele vai para escola, brinca e tem amigos”.
Rafaela Sebastião


Rafaela ainda explica que a criança realiza fisioterapia, porém não é intensiva, o que faz com que ele não tenha ainda mais autonomia. “Não tenho condições de pagar uma fisioterapia para ele. Fazemos o procedimento na Universidade do Extremo Sul Catarinense [Unesc], o que nos ajuda muito também. Porém, precisávamos que apenas um profissional pudesse acompanhar ele para que a evolução fosse mais rápida e dinâmica”, analisa.

Vinicius é filho único e todas as atenções de Rafaela são voltadas a ele. A mãe trocou de profissão para poder acompanhá-lo diariamente. “Trabalhava como agente comunitária de saúde na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Augusta. Neste ano iniciei o curso de Pedagogia na Faculdade Uniasselvi para que eu possa atuar como estagiária de professora e estar mais próxima dele na escola”, conta.

“Os primeiros dias de vida do Vinícius foram difíceis. Recebi a notícia de que ele poderia ser uma criança acamada. Ele era meu primeiro filho, era um sonho de qualquer mãe. Mas nunca deixei de amá-lo. Hoje, lutamos diariamente para que ele tenha uma vida normal e ele está tendo”.



Continue a lêr:  http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2020/um-amor-que-sobrepoe-barreiras
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo