iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Portugal celebra pela primeira vez o Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual  (Lida 655 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Portugal celebra pela primeira vez o Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual
10/05/2024


Hermínia Almeida (psicóloga), Alexandra Gonçalves (utente) e Sónia Mourato (psicomotricista)

Celebra-se esta sexta-feira, 10 de maio de 2024, e pela primeira vez em Portugal, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, depois de aprovada a proposta, no ano passado, pela Assembleia da República.

A data passa agora a ser celebrada depois do Parlamento, explica a psicomotricista na APPACDM de Elvas, Sónia Mourato, ter dado luz verde a uma petição, “com mais de dez mil assinaturas”, numa iniciativa promovida pela Humanitas, a Federação Portuguesa para a Deficiência Mental.


10 de maio é a data de nascimento de Dwight Mackintosh, que se tornou num dos pintores mais conhecidos dos Estados Unidos e a quem foi diagnosticado um “atraso mental” aos 16 anos e que esteve institucionalizado durante 56 anos. “Através da história deste artista, pretende-se valorizar e representar a pessoa com deficiência intelectual no seu todo”, adianta Sónia Moura.

Este dia tem como objetivo “dar maior relevância e visibilidade às pessoas com deficiência intelectual e respetivas famílias, de forma a permitir uma maior mobilização e sensibilização da sociedade civil”. Ao mesmo tempo, procura-se “sublinhar o empoderamento e autodeterminação da pessoa com deficiência intelectual”, bem como “desmitificar alguns preconceitos relacionados com a deficiência intelectual e sensibilizar a sociedade para a importância do respeito e da inclusão destas pessoas, em prol da melhoria da sua qualidade de vida”.


Deficiência intelectual, explica esta profissional, “é a condição caracterizada pela existência de limitações ao nível do funcionamento intelectual e do comportamento adaptativo, surgidas durante a infância ou adolescência”. A integração no mercado de trabalho, bem como na própria sociedade, é a principal dificuldade com que estas pessoas se debatem.

Para ir de encontro às necessidades das pessoas com deficiência intelectual, a APPACDM de Elvas tem vindo, ao longo dos anos, a apostar em diferentes valências e respostas sociais, até porque, lembra a psicóloga Hermínia Almeida, a população-alvo da instituição é, precisamente, pessoas com este tipo de deficiência. As atividades do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) são uma dessas valências, que “visam a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência, com vista a promover os níveis de qualidade de vida, nas suas várias dimensões”. Por outro lado, tem sido grande também a aposta na formação profissional, para uma posterior integração no mercado de trabalho, bem como na autonomização dos utentes, através das residências de inclusão.



Continue a lêr  https://radioelvas.com/2024/05/10/portugal-celebra-pela-primeira-vez-o-dia-da-pessoa-com-deficiencia-intelectual/
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Online migel

 
Portugal celebra Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual em Anadia
Maio 10, 2024



O Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual comemora-se, pela primeira vez em Portugal, esta sexta-feira, dia 10 de maio, no Museu de Vinho da Bairrada, em Anadia. As comemorações contam com o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e presença da secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes.

A comemoração deste dia é promovida pela Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, este ano em colaboração com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Anadia. A nova efeméride será também assinalada, de variadas formas, pelas mais de quarenta Instituições Particulares de Solidariedade Social associadas da Humanitas espalhadas pelo país e por outras Instituições de apoio à pessoa com deficiência intelectual.

O programa das comemorações, em Anadia, inclui seminários científicos, workshops e a entrega do prémio Educar para Incluir, promovido pela Humanitas. Destaque para a inauguração de uma exposição de pintura, cujas obras resultam de um concurso lançado pela Humanitas e que tem o artista Bordalo como principal elemento do júri. Este júri irá eleger oito das obras expostas, que ficarão perpetuadas num mural, a inaugurar em Anadia, a 3 de dezembro, Dia Internacional da Deficiência.

“A deficiência intelectual é invisível para o cidadão comum, por isso procuramos sempre criar momentos e espaços próprios onde se possa discutir e analisar a deficiência intelectual, sendo o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual o momento por excelência para concretizarmos este objetivo”, justifica a presidente da Humanitas, Helena Albuquerque.

“As pessoas identificam facilmente a deficiência física ou sensorial, mas têm dificuldade em detetar a deficiência intelectual e, não a compreendendo, não a sentindo, isso cria afastamento, indiferença. Por isso é que é sempre nossa missão sensibilizar para a deficiência intelectual, porque é preciso conhecer para incluir”, continua Helena Albuquerque.

Na génese do Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual está uma petição lançada pela Humanitas, que reuniu mais de dez mil assinaturas e entrou na Assembleia da República em setembro de 2022. Foi no dia 10 de maio de 2023, que a Assembleia da República decidiu que essa mesma data passaria a ser, anualmente, o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual.

A escolha de 10 de maio corresponde ao nascimento, em 1908, do norte-americano Dwight Mackintosh, que viveu durante 56 anos num hospital psiquiátrico e se tornou num dos pintores mais destacados do século XX, nos EUA.

 

Exposição de pintura até 9 de junho

A Comissão Organizadora das Comemorações, propôs a realização de uma exposição de pintura, tendo como tema central a “Convenção sobre os Direitos das Pessoas Com Deficiência – Princípios, Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais”. Dos trabalhos apresentados serão selecionados os mais representativos de cada um dos princípios, direitos e liberdades fundamentais, sendo os critérios de avaliação baseados no mérito artístico e na adequação ao tema proposto.

Esta exposição, que estará patente no Museu do Vinho da Bairrada até ao dia 9 de junho e será inaugurada hoje, 10 de maio, pelas 11h45.

 

Anadia apoia muitas atividades no âmbito da deficiência intelectual

Recordamos que também no passado dia 18 de abril, a Associação Nacional Desporto Desenvolvimento Intelectual – Portugal organizou com o apoio da APPACDM de Anadia e do Município de Anadia, a Zona de Qualificação 3 do Campeonato Nacional de Boccia DI. Este encontro abrangeu cerca de 120 pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais de várias instituições da zona centro do país.

No dia 19 de abril, a APPACDM de Anadia e o Município de Anadia organizaram também o I Encontro de Boccia Sénior, onde vão participar várias Instituições do concelho, a convite da Rede Social de Anadia e da APPACDM de Anadia.

O encontro teve como principais objetivos: promover a modalidade, permitir experiências e vivências entre instituições do concelho/zona centro e consciencializar os atores sociais sobre os benefícios que advém da prática da modalidade.

 
Imagem: Facebook “APPACDM ANADIA”


Fonte: https://www.bairradainformacao.pt/2024/05/10/portugal-celebra-dia-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-intelectual-em-anadia/
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Offline hugo rocha

 
Primeiro Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual alerta para a necessidade de inclusão
Há 2 dias

Porto.

Um grupo de utentes da APPACDM do Porto - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental reuniu-se em frente ao edifício dos Paços do Concelho para, simbolicamente, dar voz às pessoas com deficiência intelectual, no primeiro Dia Nacional que lhes é dedicado, 10 de maio.

A comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, e a provedora do munícipe, Maria José Azevedo, como forma de assinalar e ajudar a dar visibilidade à causa.

Na génese deste dia está uma petição lançada pela Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, que reuniu 10.248 assinaturas. A data proposta para celebrar, anualmente, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, 10 de maio, corresponde ao nascimento, em 1908, do pintor norte-americano Dwight Mackintosh, que viveu, durante 56 anos, num hospital psiquiátrico e se tornou num dos pintores mais destacados do século XX, nos EUA.

Mostrar a diferença através da arte

Também, pela primeira vez, a Câmara do Porto associou-se ao CRIDEM – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual, organizado pela APPACDM do Porto, instituição particular de solidariedade social que apoia pessoas com atraso de desenvolvimento, deficiência intelectual ou incapacidade, em parceria com Fundação Manuel António da Mota e a Fundação Montepio.

Maria José Azevedo, provedora do munícipe, foi júri da 18.ª edição do concurso que recebeu a candidatura de 249 obras, provenientes de 111 instituições. A iniciativa tem como objetivo mostrar os trabalhos desenvolvidos pelas pessoas com deficiência intelectual em diferentes áreas artísticas: pintura, desenho, escultura, têxteis e tapeçaria e outras expressões plásticas.




Fonte: porto.pt
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo