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Autor Tópico: Trabalhar com Alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Estratégias para Professores  (Lida 43 vezes)

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Offline Sardinha

 
Trabalhar com Alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Estratégias para Professores

Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem Hiperatividade e Défice de Atenção Ensino

As dificuldades de aprendizagem específicas constituem um desafio significativo para muitos alunos e professores. Estas dificuldades podem manifestar-se de várias formas e afectar a capacidade de aprendizagem de um aluno, incluindo a leitura, a escrita, a matemática ou mesmo as habilidades sociais.


Muitas vezes, esses desafios podem ser mal compreendidos, levando a frustrações e desconexões na sala de aula. Contudo, com estratégias de ensino adaptadas e apoiadas, é possível ultrapassar estes obstáculos. Este artigo pretende explorar algumas das dificuldades de aprendizagem específicas mais comuns, oferecer insight aos professores sobre como identificá-las e fornecer estratégias eficazes para apoiar os alunos que lutam com estas questões.

1. Utilizar a Técnica de Fragmentação
Segundo George Miller, psicólogo da Universidade de Harvard, as pessoas só conseguem processar entre cinco e nove pedaços de informação de cada vez. A fragmentação, no entanto, é uma técnica de aprendizagem que permite aproveitar a memória de longo prazo e lidar com mais conceitos.

Os professores podem auxiliar os alunos no processo de aprendizagem dividindo as lições em pequenos blocos que se constroem uns sobre os outros. Cada bloco deve referenciar material das partes anteriores para ligar conceitos e utilizar a repetição.

Por exemplo, se os alunos precisam de ler um capítulo longo para os TPCs do dia, pode dividi-lo em secções lógicas e terminar cada uma com uma tarefa onde o aluno resume o que leu. Após ler o capítulo inteiro, fazê-los reler cada resumo.

2. Organizar a Informação Visualmente
Muitos alunos com dificuldades de aprendizagem processam informação visualmente. Professores e pais podem usar esta capacidade para ajudar na compreensão das matérias. Por exemplo, após ler um capítulo de um livro, pedir ao aluno para desenhar uma imagem que represente o que leu.

Também se pode tirar proveito de organizadores visuais para ajudar os alunos a processarem os pensamentos. Quando a turma lê um romance, fazê-los elaborar um organizador de causa e efeito. O efeito é o grande evento na história, o clímax onde tudo se resolve. As causas são o que levou a esse evento e o fez acontecer.

Ajudamos a sua escola a ultrapassar estas dificuldades
3. Apelar a Múltiplos Sentidos
Para melhorar a compreensão e retenção ao estudar, incorporar múltiplos sentidos.

Para crianças que são aprendem visualmente, pode tentar-se:

Pendurar imagens e montar modelos.
Destacar informações em cores diferentes.
Pedir aos alunos para criarem arte baseada na matéria.
Para aqueles que preferem aulas baseadas em áudio, pode-se:

Ouvir livros ou ler em voz alta.
Ver um vídeo com áudio a acompanhar.
Usar rimas e jogos de linguagem.
Algumas crianças aprendem cinestesicamente. Aprendem através de:

Aulas com tintas de dedo, quebra-cabeças ou areia.
Modelar objetos ou trabalhos em argila.
Usar pequenos objetos para representar números.
O ensino tátil envolve o sentido do toque, como:

Emparelhar a contagem com palmas ou outros movimentos.
Usar um marcador para assinalar passagens enquanto as lê.
Manipular materiais, como blocos, para visualizar uma cena.
4. Incorporar Mnemónicas
Mnemónicas são técnicas que ajudam os alunos a entender e organizar as informações que lêem através de pistas visuais e auditivas. Normalmente dependem do uso de palavras-chave, rimas e acrónimos. No entanto, não use um acrónimo para todos os conceitos. Em alternativa, escolha palavras-chave que pode relacionar com visuais.

Terapias individuais especializadas ajudam no diagnóstico e resolução destes problemas
Considere a possibilidade de recorrer a um terapeuta especializado para o diagnóstico e eventual acompanhamento de crianças que apresentem estas problemáticas. Psicólogos e Terapeutas da Fala são técnicos especializados no diagnóstico de problemáticas relacionadas com as várias dificuldades de aprendizagem.

A Exclusiva.mente pode ajudar — enviando os seus profissionais às escolas, para colaborar com a comunidade escolar na identificação e intervenção destas questões.

Com curiosidade? Veja como podemos ajudar
Esta solução não tem custos para escola, e a nossa abordagem foi inteiramente desenhada para responder às necessidades da comunidade escolar e das famílias, tendo excelentes resultados como método de intervenção.

Chegar a Cada Criança na Sala de Aula
Se quer aprender como ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem, siga as estratégias acima. Ajustando a forma como se apresentam tópicos e fornecem informações, pode aliviar a ansiedade das crianças e incentivar a sua procura pelas aprendizagens ao longo da vida.



Fonte: https://www.exclusivamente.pt/artigos/trabalhar-com-alunos-com-dificuldades-de-aprendizagem-especificas-estrategias-para-professores?utm_source=meta&utm_medium=Facebook_Desktop_Feed&utm_campaign=parcerias&utm_content=120207816786920759&fbclid=IwAR3kK2hmNWysBj9WmJugqd4u-b7Z5ibvPwItniuN4oJHVbNC2Sqrg6s1tEs_aem_AUcn5MH-T6yW6UHYglLHkONiVXauzztnS38dbT3rSJQbrqlllrAEDLPoMlJodL-B47uONm6i2NHCk7ioEg9yOc6P
 

 



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