iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: A primeira licenciatura em Língua Gestual Portuguesa (LGP)  (Lida 4968 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sininho

 

 
A primeira licenciatura em Língua Gestual Portuguesa (LGP)

 
 
Este mestrado, único em Portugal, oferece formação especializada e de grande qualidade na área da educação de surdos.   
 
 
Em Janeiro de 2010, abriu, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), a primeira licenciatura em Língua Gestual Portuguesa (LGP), com 24 alunos. A instituição abre agora um mestrado em LGP e Educação de Surdos para o ano letivo de 2013/2014. Este Mestrado está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior - A3ES com a seguinte fundamentação e recomendação:
«A proposta para um novo ciclo de estudos no 2º ciclo, designada “Língua Gestual e Educação de Surdos” encontra-se bem formulada, denotando um bom domínio das temáticas em questão da parte dos responsáveis pela sua submissão. (…) A credibilidade da instituição e o trabalho que nela tem vindo a ser desenvolvido pelos responsáveis pelo curso, bem como por outros docentes e investigadores, aliados às qualidades evidenciadas do plano apresentado, constituem uma promessa de um novo ciclo de estudos de qualidade e de relevo para as áreas de formação e de estudos em questão. (…) Tendo em conta a totalidade dos pontos avaliados, consideramos que existe um bom potencial, concretizado por uma proposta bem estruturada e que cumpre com os critérios da A3ES.»
O mestrado contará com 3 ramos de especialização:
  Educação de Surdos
  • Tradução e Interpretação (educação, saúde e ciências jurídicas)
  • Investigação
O curso funcionará em regime de ensino a distânciablended learning. Todos os materiais de ensino/aprendizagem serão disponibilizados através de plataforma de e-learning. O mestrado divide-se em três semestres e tem 90 ECTS.
Podem candidatar-se a este mestrado detentores do grau de licenciado nas seguintes áreas:
  Língua Gestual Portuguesa
  • Ciências da Educação
  • Tradução e Interpretação em Língua Gestual
  • Medicina ou Ciências Médicas
  • Psicologia
  • Terapia da Fala
Poderão também candidatar-se titulares de outras Licenciaturas com Curriculum relevante na área das Línguas Gestuais.
Pretende-se com este curso formar recursos humanos altamente qualificados no que respeita às temáticas da surdez em geral e em particular:
  Os estudantes do ramo educação devem desenvolver competências na área da surdez, bilinguismo, bimodalidade, implantes cocleares, educação de surdos e prática pedagógica na área.
  • Os estudantes do ramo de tradução e interpretação deverão desempenhar um papel qualificado no que respeita a tradução para LGP e para língua portuguesa e língua inglesa (em contexto de conferência internacional). Deverão conhecer a formação de gestos e a neologia da LGP, assim como deverão dominar as ferramentas de apoio à tradução.
  • Os estudantes do ramo de investigação deverão ser capazes de refletir sobre a língua gestual enquanto objeto e objetivo de investigação e ser capazes de produzir, ainda que apoiados, investigação relevante na área.
O mestrado será coordenado pela Prof. Doutora Ana Mineiro e pelo Prof. Doutor José Reis Lagarto. As candidaturas irão decorrer numa 1ª Fase de 17 de junho a 13 de agosto de 2013 e numa 2ª Fase de 3 de setembro a 17 de setembro de 2013.
Mais informações em http://www.ics.lisboa.ucp.pt/.
 
  Fonte: Universidade Católica Portuguesa
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo