iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Avaliação para Intervenção em Crianças com Disfunção Neuromotora  (Lida 2050 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Avaliação para Intervenção em Crianças com Disfunção Neuromotora

2ª Edição - Inscreva-se já!



DESTINATÁRIOS:
Professores e Educadores de Ensino Regular, Professores e Educadores de Educação Especial, Técnicos de Reabilitação, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Responsáveis dos Centros de Recursos, Pais e Familiares, Médicos, Psicólogos, Enfermeiros, Engenheiros e Técnicos de Informática, Monitores, Assistentes Operacionais e outros que trabalham com crianças com disfunções neuromotoras graves.

OBJETIVO:
A implementação de um programa de intervenção em Comunicação Aumentativa impõe uma avaliação prévia baseada na identificação de capacidades e necessidades comunicativas da pessoa com limitações a nível da linguagem falada e/ou da linguagem escrita. Essa avaliação deverá portanto revestir a forma de uma avaliação funcional que permitirá planear e implementar o programa de intervenção o mais cedo possível.
Quando nos referimos a um programa de intervenção para utilizadores da Comunicação Aumentativa, muito raramente se inclui o ensino e treino dos parceiros de comunicação, e muito menos na forma de ensino sistematizado. De facto, um programa de intervenção que inclua o treino de parceiros comunicativos pode originar uma mudança de comportamento nos pais e nos cuidadores de forma a aumentar tanto a qualidade como a quantidade de interações em que estão envolvidas as pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). O treino dos parceiros de comunicação é pois uma componente fundamental para a eficácia de um programa de intervenção em Comunicação Aumentativa.

PROGRAMA:

I - A Criança com Disfunção Neuromotora Grave (T)
II – HABILITAÇÃO DE UTILIZADORES E SEUS CONTEXTOS (T)
III – AVALIAÇÃO de TECNOLOGIAS DE APOIO (T)
IV – AVALIAÇÃO do ACESSO AO COMPUTADOR (T)
V – EXEMPLIFICAÇÃO: ESTUDO DE CASO (P)

(T) - Teoria; (P) - Prática
Saiba mais sobre o programa do curso:


HORÁRIO:

Dia 10 de Novembro (Sábado), das 9:30 às 13h e das 14h às 17:30 (7 horas)

LOCALIZAÇÃO:

Escritórios ANDITEC - Alameda Roentgen nº9-C, 1600-757 Lisboa

CUSTO:

60 euros até dia 6 de Novembro
70 euros a partir de 7 de Novembro

NOTA: Vagas limitadas, de acordo com a ordem de inscrição e respectivo pagamento.

Dra. Margarida Nunes da Ponte

FORMADORA:

Especialista em Comunicação Aumentativa, com experiência de 36 anos na intervenção educativa com recurso à Comunicação Aumentativa, em crianças com disfunção neuromotora grave, como Educadora de Infância no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Lisboa. Pioneira na Criação e Adaptação de Atividades e Materiais Educativos baseados na Comunicação Aumentativa, nomeadamente Histórias Adaptadas.

Responsável da criação da UTAAC- Unidade de Técnicas Alternativas e Aumentativas de Comunicação, do CRPCCG, em 2003 onde exerceu as funções de coordenadora desta Unidade até Junho de 2016, data da sua aposentação. Na UTAAC foi responsável pela avaliação de casos com disfunção comunicativa com vista à utilização da comunicação aumentativa.

Ao longo da sua carreira foi responsável pela Formação Especializada na área da Comunicação Aumentativa e suas Aplicações, em Universidades Nacionais e Internacionais onde lecionou vários cursos a Profissionais de diversas áreas de intervenção, assim como a pais e familiares.

Tem participado comI investigadora em diversos Projetos de Investigação Científica a nível Nacional, Europeu e Ibero-americano na área da Comunicação Aumentativa (desenvolvimento e intervenção).


Fonte: https://sites.google.com/view/newsletter112017/avalia%C3%A7%C3%A3o-para-interven%C3%A7%C3%A3o
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo