Alunos de Ovar transformaram história de integração de menina especial em livro25 julho, 2024 às 16:49
A jovem Letícia com o professor Nuno Bento
Direitos Reservados
Letícia tem autismo e perturbação de linguagem, mas o seu percurso na Escola Básica António Dias Simões, em Ovar, mudou os colegas e os professores e inspirou um livro. O livro "A Menina que Redesenhou a Escola" é apresentado esta sexta-feira em Ovar.
Letícia é uma menina especial e o seu percurso na Escola Básica António Dias Simões, em Ovar, a forma como se adaptou às aulas e como a comunidade se adaptou à jovem estudante, inspirou o livro “A Menina que Redesenhou a Escola”. A história foi escrita pelos colegas, no âmbito da disciplina de português. A publicação é apresentada esta sexta-feira.
Letícia, que tem perturbação do espetro de autismo e perturbação da linguagem, ingressou naquele estabelecimento no ano letivo 2022/2023. A história surge de uma integração que foi “tão bonita, tão singela e muito engraçada na dinâmica da turma”, retratando as dificuldade de interação social, conta o professor de educação especial Nuno Bento.
A integração é narrada pelos colegas e surgiu como um “desafio” à professora de português para incentivar Letícia, de forma “puxá-la mais para a disciplina e de serem capazes de fazer uma história em conjunto”. Os professores também aprenderam a adaptar-se à aluna, “todos entenderam as particularidades dela e trabalharam no sentido da menina alcançar o máximo de rendimento possível, enquanto aluna e enquanto pessoa autónoma”, recorda Nuno Bento. No livro, os colegas de turma narram, na primeira pessoa, as vivências com a menina: desde explicar como chegava nas aulas até à lembrança do dia em que pôs todo o grupo a cantar.
Fez as ilustrações
A história é uma “narração, na primeira pessoa, dos colegas, o que eles viveram, o que eles sentiram, o que é ter uma menina autista que passava quase o horário todo na turma, o que nem é muito usual", continua o docente. Inicialmente, Letícia tinha dificuldade em estar dentro da sala de aula, “mas, com o tempo e com o trabalho, foi aprendendo a respeitar os colegas, que também aprenderem a respeitá-la”.
O professor explica, ainda, que a Letícia tem “um dom muito forte, que é o desenho. Sabia que seria fácil pedir-lhe para ilustrar a história. Está toda ilustrada com desenhos dela”. Entre os vários desenhos, encontram-se caricaturas dos colegas e dos professores responsáveis pelo projeto: os professores de educação especial, português e educação visual e tecnológica.
O livro, que é lançado às 18.30 horas de hoje no auditório Maria Cecília Oliveira da Escola Secundária José Macedo Fragateiro, será oferecido a todos que vierem à apresentação. Essa oferta é a maneira de passar a mensagem positiva sobre o sucesso escolar desta aluna especial. A escola básica de Ovar tem celebrado o Dia do Autismo para sensibilizar os alunos e há dois anos que produzem um pin alusivo ao autismo com uma mensagem.
Fonte: JN