iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Elos de Ternura

Autor Tópico: APPACDM de Coimbra escreve história de vida de pessoas com deficiência intelectual  (Lida 241 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sardinha

 
APPACDM de Coimbra escreve história de vida de pessoas com deficiência intelectual


27 de Dezembro 2021Jornal Campeão: APPACDM de Coimbra escreve história de vida de pessoas com deficiência intelectual
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra tem vindo a desenvolver uma iniciativa que consiste em escrever e fotografar a história de vida das pessoas com deficiência intelectual.

“A deficiência intelectual é invisível. Contudo, por trás desta deficiência, estão pessoas que, mesmo com as suas dificuldades, têm uma história, que nos mostra que lidam com problemas iguais a tantas outras pessoas, mas que encontraram forma de se superar, de desafiar todos os estereótipos que ainda prevalecem e de trilharem o seu caminho”, refere Ana Cruz, coordenadora do projecto “Imagens e Histórias: eu mudo, tu mudas e juntos mudamos o mundo”.

O projecto conjuga duas áreas de actuação: contar as histórias de vida dos utentes, não só através de palavras, mas também da fotografia, por meio dos seus retratos.

A iniciativa quer contar a história e fotografar cerca de 70 utentes da APPACDM de Coimbra.

Os utentes passaram por um processo de autorreflexão, em que contaram a sua história, através da técnica de fototerapia. Depois, por meio do método de storytelling, as suas vidas passam para o papel, com a ajuda de técnicas da instituição.

“Queremos que as suas imagens, expressões, risos perdurem e que contem tudo o que são e o que superaram. Para que a sociedade perceba que a deficiência intelectual é muito mais do que o seu estereótipo habitual. Queremos desconstruir estas ideias e desmitificar preconceitos e contribuir para mudar a representação social da pessoa com deficiência na sociedade”, afirma a coordenadora do projecto.

Já a segunda parte, os retratos, ficaram a cargo do fotógrafo João Azevedo. A instituição propôs o desafio de fotografar, retratando de forma genuína os seus utentes, e o artista abraçou, de imediato, o projecto. “O seu trabalho, enquanto contador de histórias através de retratos, não nos deixou indiferentes – bem pelo contrário, mostrou-nos a importância do retrato, do capturar a imagem para deixar transparecer as emoções de cada pessoa”, conta Ana Cruz.

O projecto, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projectos pelo INR, I. P., teve as suas primeiras histórias publicadas em Setembro deste ano, semanalmente, no Diário de Coimbra.

“Vimos pessoas a abrir o jornal à procura de qual seria a história que naquela semana as iria surpreender e o rosto dos nossos jovens iluminar-se cada vez que viam o seu retrato no jornal”, refere a coordenação do projecto.

“O nosso objectivo era informar e sensibilizar, procurando contribuir para mudar a perceção social sobre a deficiência intelectual, mostrando a identidade de cada um e dando-lhe um rosto”, afirma.

Assim, o projecto não irá ficar por aqui. “Temos muito mais histórias e muitos outros rostos que merecem ser conhecido”. Para além disso, está a ser organizada “uma exposição itinerante, que possa tornar cada dia mais visível a força destes sorrisos”.


Fonte: https://www.campeaoprovincias.pt/noticia/appacdm-de-coimbra-escreve-historia-de-vida-de-pessoas-com-deficiencia-intelectual
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo