iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Elos de Ternura

Autor Tópico: III Jornadas de Mergulho sem Barreiras  (Lida 2257 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fisgas

III Jornadas de Mergulho sem Barreiras
« em: 17/11/2011, 16:31 »
 
III Jornadas de Mergulho sem Barreiras




A DDI em Portugal, com o seu projecto Mergulhadores Especiais, tem vindo a merecer a atenção dos media, de várias associações para as pessoas com deficiência, de onde se destaca a Associação Salvador, a ACAPO, a AJOV e a ANDDEMOT, do Instituto Nacional para a Reabilitação e também do Turismo de Portugal que considera este projecto como um exemplo do Turismo de Inclusão.

Um dos objectivos que a DDI Portugal pretende alcançar com o seu projecto Mergulhadores Esspeciais é o reconhecimento dos benefícios do mergulho para cidadãos portadores de deficiência, por parte dos nossos médicos e do nosso sitema de saúde, assim como já são reconhecidos os benefícios da natação.

Para tal será necessário multiplicar este tipo de iniciativas, levando-as a todo o país, de norte a sul, do litoral ao interior e às ilhas, o que implica ter mais profissionais de mergulho habilitados para as conduzir e preferencialmente distribuídos pelo país.

A DDI tem mesmo uma organização paralela que se ocupa da realização de estudos médicos neste sentido. A Deptherapy (www.deptherapy.co.uk), organização essencialmente composta por médicos tem levado a cabo diversos estudos, tendo inclusive conseguido que alguns governos considerem o mergulho como terapia.

As primeiras Jornadas, em Sesimbra (Novembro de 2010) e as segundas em Peniche (Maio 2011) dão o balanço positivo de 19 instrutores de mergulho para pessoas com deficiência, sendo o número total de instrutores em Portugal de 29.

Na sequência deste trabalho, o Centro e Escola de Mergulho Best Dive disponibilizou-se para apoiar mais um evento da DDI Portugal, desta vez na cidade de Setúbal.

Desta forma, a DDI pretende realizar as III Jornadas em Setúbal, bos dias 25 e 26 de Novembro. O instrutor será o vice-presidente da DDI, Flemming Thyge, acompanhado pelo representante da DDI Portugal Paulo Guerreiro.

Pré - Programa

Dia 25 de Novembro

Das 18h00 às 24h00 - Curso de instrutores DDI
Local: Biblioteca Municipal de Setúbal

Dia 26 de Novembro

Das 9h00 às 15h30 - Curso de instrutores DDI
Local: Piscina LATI

Das 16h00 às 19h00 - Experiências de Mergulho para pessoas com deficiência
Local: Piscina LATI (Liga dos Amigos da Terceira Idade).

19h30 - Jantar livre

21h30 - Workshop "Turismo e Desporto pela Reabilitação pela Reabilitação e Inclusão"
Local: Auditório do Salão Nobre de Paços do Conselho, Setúbal


•21h30 - Câmara Municipal de Setúbal
•21h45 - DDI Portugal - Paulo Guerreiro - Retrospectiva e projectos para o futuro
•22h00 - Best Dive - Carlos Cruz - Mergulho para todos: O desafio.
•22h15 ANDDEMOT - José Pavoeiro - A reabilitação pelo desporto
•22h30 - DDI - Flemming Thyge - A DDI no Mundo
•22h45 - DDI OWD - Ana Gago - O prazer de mergulhar
•13h00 - DDI OWD - Hugo Maia - A importância do mergulho para um desportista
•23h25 - Cerimónia de entrega de Certificados
•24h00 - Encerramento

Dia 27 de Novembro

Das 9h00 às 13h00 - Curso de Instrutores DDI
Local: Biblioteca Municipal de Setúbal

Moradas

Biblioteca Municipal - Avenida Luísa Tody, 188, Setúbal

Piscina LATI - Praceta da Solidariedade, Urb. Jardins do Sado, Setúbal

Salão Nobre de Paços do Conselho - Praça do Bocage, Setúbal

Fonte: FPDD
 

Online migel

Re: III Jornadas de Mergulho sem Barreiras
« Responder #1 em: 19/11/2011, 09:18 »
 
Jornadas de Mergulho Sem Barreiras em Setúbal



Demonstrar os benefícios do mergulho para cidadãos portadores de deficiência

Experiências de mergulho com cidadãos portadores de deficiência, um workshop e cursos de instrutores integram o programa das “III Jornadas de Mergulho Sem Barreiras”, que se realizam entre os dias 25 e 27 em Setúbal.

A iniciativa, dinamizada pela Disable Divers International (DDI) Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade, é realizada no âmbito do projeto “Mergulhadores Especiais”, que pretende demonstrar os benefícios do mergulho para cidadãos portadores de deficiência.

As “III Jornadas de Mergulho Sem Barreiras” contam com a presença do vice-presidente da DDI, Flemming Thyge, que estará acompanhado de um representante da DDI Portugal, Paulo Guerreiro.

Um curso de instrutores da DDI, no dia 25, entre as 18h00 e as 24h00, na Biblioteca Municipal de Setúbal, é a primeira atividade do programa, desenvolvido ao abrigo do turismo de inclusão.

No dia seguinte, a 26, decorre uma nova sessão do curso de instrutores, desta feita das 09h00 às 15h30, na piscina do LATI. O mesmo local acolhe, das 16h00 às 19h00, a atividade de experiências de mergulho com pessoas portadoras de deficiência.

No mesmo dia, às 21h30, realiza-se o workshop “Turismo e Desporto pela Reabilitação e Inclusão”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Retrospetiva e projetos para o futuro”, por Paulo Guerreiro, “Mergulho para todos: O desafio”, conduzido por Carlos Cruz, da Best Dive, e “A reabilitação pelo Desporto”, dinamizado por José Pavoeiro, da Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores, são alguns dos temas em debate.

O workshop, moderado pela jornalista Ana Valente, conta ainda com as intervenções “A DDI no Mundo”, por Flemming Thyge, e “O prazer de mergulhar” e a “A importância do mergulho para um desportista”, por Ana Gago e Hugo Maio, respetivamente, ambos da DDI OWD.

As “III Jornadas de Mergulho Sem Barreiras” terminam no dia 27, com novo curso de instrutores, entre as 09h00 e as 13h00, na Biblioteca Municipal de Setúbal.

Fonte: http://www.rostos.pt
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo