iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility
myservice

Tecnomobile

Anuncie Aqui

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: V Aniversário DDI Portugal  (Lida 1805 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

V Aniversário DDI Portugal
« em: 19/06/2015, 09:32 »


Aos 23 anos, Fraser Bathgate, um instrutor de atividades ao ar livre, viu a sua vida transformar-se devido à queda de uma parede de escalada. Este acidente deixou-o paralisado da cintura para baixo. Pensou então que nunca mais se poderia mover livremente…
Durante seis anos lutou contra uma depressão e foi no mergulho que descobriu redescobriu a vontade de viver. Fraser abraçou então o seu grande projeto de vida: ajudar outras pessoas com deficiência a terem a oportunidade de atingir este tipo de liberdade. Foi a primeira pessoa do mundo em cadeira de rodas a qualificar-se como instrutor de mergulho.

A DDI é uma organização de âmbito mundial e está ligada a outras organizações de formação de mergulho, centros de reabilitação e outras empresas. Apesar de ser uma organização independente considera como muito importante a partilha de conhecimentos com outras organizações congéneres.
A colaboração é um dos valores que estabelecem como prioridade. Para a DDI o trabalho de grupo proporciona um crescimento mais forte o que possibilita fazer mais e melhor. Outros valores fundamentais para a DDI são o respeito e paixão. Respeito uns pelos outros, respeito pelas limitações de cada um e também pelo ambiente. Paixão pelo mergulho, por aprender cada vez mais, por enfrentar desafios e também pela investigação e procura de soluções que proporcionem a pessoas com incapacidade física ou mental superar as dificuldades que possam enfrentar ao começarem a mergulhar.
Tal como os outros desportos, o mergulho pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência física ou mental. Contrariamente a muitos outros desportos, o mergulho é virtualmente acessível a qualquer pessoa. A flutuabilidade natural, por si só, permite aos mergulhadores portadores de deficiência experimentar uma significativa melhoria na sua condição de saúde. Mergulhar faz maravilhas podendo ter um importante papel ao nível da inclusão social destas pessoas, melhorando a sua qualidade de vida. O potencial terapêutico do mergulho pode mesmo levá-lo a ser utilizado como terapia de reabilitação.

A DDI Portugal completa este ano cinco anos de existência e já cumpriu uma parte dos seus objetivos. Levou a mergulho a todo o país, de norte a sul e ilhas. Ainda não atingimos o objetivo de termos todos os centros de mergulho acessíveis com profissionais DDI. É ambicioso mas já se provou que o mergulho é para todos.

No que respeita ao reconhecimento dos benefícios do mergulho para cidadãos portadores de deficiência, por parte dos nossos médicos e do nosso sistema de saúde, estamos também no bom caminho e é em Portugal que iremos ter o primeiro Rehad Diver. A sua apresentação será feita em Matosinhos.
Este ano, a celebração oficial será em Matosinhos mas a DDI Portugal lançou o desafio a todos os Centros DDI. Já temos resposta dos Açores – Season Challange com um programa aos fins-de-semana, durante todo o mês de junho.

Para atingirmos os nossos objetivos é necessário multiplicar este tipo de iniciativas, levando-as a todo o país, de norte a sul, do litoral ao interior e às ilhas. Os instrutores DDI são bem mais do que instrutores de mergulho. São pessoas que dizem não à diferença. Pessoas que acreditam que o impossível é possível. Basta tentar e acreditar!!

Os nossos mergulhadores, Ana Gago, Hugo Maia, Mário Juvénio, Dália Faria, Nuno André, Miguel Angel Leton, Paulo Figueiredo, Luís Paulino e João Silvério são mergulhadores ativos a quem os instrutores DDI abriram portas para este novo mundo.

São 5 anos de profundo agradecimento a todos os que abraçaram e continuam a abraçar este projeto.

Em anexo segue também o programa de Matosinhos que teve a organização da Haliotis Porto e o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhosport.


Fonte; Enviado por email
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo