iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Elos de Ternura

Autor Tópico: Quando verdadeiramente assistiremos um desfile inclusivo?  (Lida 3176 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Claram

 

Quando verdadeiramente assistiremos um desfile inclusivo?

 

O desfile Inclusivo em Brasília, promovido  pelo Programa Senado Inclusivo deixou muito a desejar. Assim como em Campinas, o desfile foi puramente assistencialista. (Imagem ao lado: ator Anderson Muller e modelo com deficiência, Bruna Renata, da Agência Kica de Castro)

Artistas famosos, muita pompa, muitos flashes, muito marketing, mas pouca valorização para aqueles que realmente mereciam, ou seja, pessoas com deficiência. O desfile foi realizado para homenagear a "VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência", mas o que podemos observar através das matérias e fotos abaixo, são de artistas sendo destaques pela mídia. O evento aconteceu no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília.

Todos sabemos da inacessibilidade do Congresso Nacional, e nesse caso como ficou a situação para pessoas com deficiência, como por exemplo, rampas e banheiros adaptados? Pergunto isto, porque a própria secretária de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Izabel Maior, convidada pelo Senado para a abertura da 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, foi praticamente excluída da mesa da Casa, porque como ela é cadeirante e só havia escadas, não havia como chegar até a mesa. Além de tudo a secretária, Izabel Maior, teve que ouvir de Heráclito Fortes, que presidia a abertura do evento, o seguinte: "Infelizmente, hoje nós ainda não poderemos contar com sua presença aqui ao nosso lado, mas sinta-se como se aqui estivesse".

Durante o desfile, os apresentadores erraram ao afirmar que modelo Bruna Renata (foto acima), da Agência Kica de Castro, era uma pessoa com nanismo. Na verdade, Bruna, é uma pessoa com mielomeningocele. O jogador Romário e atual deputado federal, eleito pelo Rio de Janeiro, não esteve presente no evento, como consta no Portal Terra.

Gostaria de ter visto mais fotos de outros modelos com deficiência. O que pude notar é que o mesmo artista desfilou várias vezes com modelos diferentes.

Quando será que a sociedade olhará para a pessoa com deficiência não como um objeto de caridade, mas como protagonista? Não precisamos de caridade ou assistencialimo, mas sim de respeito, oportunidade e valorização.


Fonte: http://moda.terra.com.br/noticias/0,,OI4833837-EI1119,00-Sabrina+Satto+e+famosos+desfilam+moda+inclusiva.html




« Última modificação: 30/03/2011, 00:24 por migel »
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo