iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Europeu Open de natação paralímpica no Funchal bate recorde de atletas inscritos  (Lida 313 vezes)

0 Membros e 6 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

 
Europeu Open de natação paralímpica no Funchal bate recorde de atletas inscritos

Agência Lusa
11 abr 2024 14:11


Foto Hélder Santos/ASPRESS

A Madeira recebe pela terceira vez o Europeu Open de natação paralímpica, com um recorde de 427 nadadores, numa prova que foi hoje apresentada e que decorre nas Piscinas Olímpicas da Penteada, entre 21 e 27 de abril.

António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), salientou que a "Madeira tem o melhor complexo de piscinas do país", tendo ainda destacado a qualidade organizativa e as condições de acolhimento da região para "organizar estes eventos".


"Temos de levar a natação de norte a sul e ilhas", além de que a Madeira sempre demonstrou um "apoio inequívoco em todas as atividades", disse António José Silva, grato por esta "parceria de longa data com a Madeira".

Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, sublinhou os "ganhos económico-financeiros" desta competição, através das "mais de mil pessoas concentradas na Região durante dez dias", o que permite um "ganho extraordinário" e um retorno que vai além da vertente desportiva.

O Complexo das Piscinas Olímpicas da Penteada, no Funchal, foi inaugurado em 2004 e é uma "obra reconhecida por todos os que nos visitam", o que comprova a relevância que o Governo Regional da Madeira atribui ao desporto como veículo de promoção" da região, sublinhou Jorge Carvalho.

Esta é a terceira vez que a ilha da Madeira recebe o Europeu Open de natação paralímpica, depois de já ter sido anfitriã das edições de 2016 e 2021, que serviram como provas de qualificação para os Jogos Paralímpicos do Rio e de Tóquio, respetivamente.

Estarão presentes 427 atletas, oriundos de 51 países, o que permite superar o recorde de participantes da última edição, em 2021, onde estiveram a competir 370 atletas de 47 delegações, tendo nessa competição sido batidos 13 recordes mundiais ao longo dos sete dias de prova.

Neste Europeu Open de natação paralímpica, Portugal estará representado por sete nadadores, que têm aqui uma derradeira tentativa para obterem a qualificação para os Jogos Paralímpicos de Paris, que terão início a 28 de agosto e vão até 08 de setembro.



Dnoticias.pt
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Online migel

 
Tomás Cordeiro com 4.º lugar e recorde nos Europeus de natação paralímpica no Funchal

Português estabeleceu nova melhor marca nacional nos 200 metros estilos SM10

• Foto: Elisa Rodrigues

Tomás Cordeiro terminou esta segunda-feira a final dos 200 metros estilos SM10 dos Europeus Open de natação paralímpica na quarta posição, e com novo recorde nacional, no Funchal.

Depois de nas eliminatórias da manhã ter conseguido melhorar o máximo da distância, ao conseguir o tempo de 2.18,78 minutos, Tomás Cordeiro nadou a final em 2.16,83, melhorando o recorde nacional.


O nadador, que se estreia em competições continentais, mas que já marcou presença num Mundial, ficou a 2,36 segundos do vencedor, o italiano Stefano Raimondi (2.13,77), que partilhou o pódio com o compatriota Riccardo Menciotti (2.14,96), e com o russo Artem Isaev (2.15,30), medalhas de prata e bronze, respetivamente.

Na final dos 100 metros costas S8, Diogo Cancela foi sexto classificado, com 1.11,37, mas quarto europeu, atendendo a que a competição tem a categoria Open, sendo aberta a nadadores de países não europeus.

Cancela, que ficou aquém do recorde nacional que detém (1.11,02), terminou atrás de um nadador australiano e de um canadiano, quarto e quinto classificados, respetivamente, numa prova vencida pelo espanhol Inigo Sanz Llopis (1.06,25), que repartiu o pódio com o israelita Mark Malyar (1.07,57) e com o ucraniano Bohdan Hrynenko (1.08,87).

Na terça-feira, Diogo Cancela volta à piscina para participar nas eliminatórias dos 100 metros mariposa, tal como Ivo Rocha, e Marco Meneses, que tentarão lugares nas finais dos um lugar na final dos 200 estilos S6 e 100 bruços S11.

Os Europeus de natação paralímpica, que decorrem até sábado na Madeira, juntam 427 atletas, entre os quais sete portugueses, oriundos de 51 países.

A competição assume particular importância nos rankings que ditarão a atribuição nominal das quotas para os Jogos Paralímpicos Paris2024, que se realizam entre 28 de agosto e 8 de setembro.

Na natação paralímpica, os nadadores com deficiências locomotoras são agrupados nos diversos estilos de acordo com as suas capacidades funcionais, através de avaliações, nomeadamente, da força muscular, coordenação e limitação de movimentos.



O número da classe é antecedido pela letra S (Swimming), sendo que as classes S1 a S10 agrupam nadadores com limitações físico-motoras, as classes entre 11 e 13 nadadores com deficiência visual e a classe S14 é exclusiva para atletas com deficiência intelectual.

Por Lusa


Record
 

Online migel

 
Diogo Cancela conquista prata nos Europeus de natação paralímpica
Nos 100 metros mariposa S8 no Funchal
 
• Foto: FP Natação

Diogo Cancela conquistou esta terça-feira a medalha de prata na prova dos 100 metros mariposa S8 dos Europeus Open de natação paralímpica, que decorrem até sábado no Complexo de Piscinas do Funchal.
O nadador do Louzan Natação, que não tem um braço, concluiu a prova em 1.04,84 minutos, ficando próximo do recorde nacional da distância (1.04,30), que lhe pertence.


Cancela ficou a 1,64 segundos do vencedor, o italiano Alberto Amodeo (1.02,57), que arrecadou o ouro, enquanto na segunda posição, com o tempo de 1.03,65 terminou o chinês Ting Li, autorizado a participar por se tratar de uma competição Open, e por isso aberta a nadadores não europeus, mas que fica fora da atribuição de medalhas continentais.

O espanhol Inigo Sanz Llopis terminou na quarta posição (1.06,06), mas ficou com a medalha de bronze.

Diogo Cancela, que esteve nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 e tem praticamente assegurada presença nos Jogos Paris2024, foi medalha de prata nos Mundiais2022 e bronze nos Mundiais 2022, na prova dos metros estilos, distância que nadará na sexta-feira, nos Europeus do Funchal.


Por Lusa



Record
 

Online migel

 
É DE PRATA 🥈 Diogo Cancela conquista a medalha de prata nos 200 metros estilos SM8 com a marca de 2:27.82 minutos no Campeonato da Europa Open de Natação Madeira 2024 🇵🇹 Esta é o segundo pódio do nadador paralímpico português na competição, depois de ter assegurado a prata nos 100 mariposa S8 #ParalimpicosPT




Facebook
 

Online migel

 
PRATA PARA MARCO MENESES 🥈 O nadador paralímpico português sagra-se vice-campeão da Europa aos 100 metros costas S11 com o tempo de 01:08.03 minutos no Campeonato da Europa Open de Natação Madeira 2024 🇵🇹 #ParalimpicosPT




Facebook
 

Online migel

 
Ivo Rocha foi 7.° classificado na final dos 100 metros bruços SB5 com a marca de 1:46.83 minutos no Campeonato da Europa Open de Natação 🇵🇹 #ParalimpicosPT




Facebook
 

Online migel

 
Último dia de competição e mais 3 atletas protugueses em duas finais.
João Fidalgo e Tomás Cordeiro conquistaram acesso à final de 100M costas S10.
Marco Menses por sua vez irá participar na final de 400M livres S11.
#paralimpicos #ParalimpicosPT #madeira2024
📸 do Tomás Cordeiro ©Pedro Vasconcelos e Elisa Rodrigues






Facebook
 

Offline Sardinha

 
Portugal fecha Europeu Open de Natação com três medalhas de prata
27 Abril 2024


O Campeonato da Europa Open de Natação Madeira 2024 terminou este sábado, 27 de abril, com Portugal a registar três medalhas de prata na competição decorrida nas Piscinas da Penteada, no Funchal. Diogo Cancela nos 100 metros mariposa S8 e nos 200 metros estilos SM8 e Marco Meneses nos 100 metros costas S11 sagraram-se vice-campeões da Europa, incluídos numa delegação nacional composta por sete nadadores que disputaram 20 provas e registaram 11 recordes pessoais.

No último dia de provas Marco Meneses foi quarto classificado nos 400 metros livres S11 com o tempo de 4:38.25 minutos que é recorde nacional. João FIdalgo e Tomás Cordeiro disputaram a final dos 100 metros costas S10 e classificaram-se no sexto e sétimo lugares, respetivamente, com os tempos de 1:03.88 e 1:04.96. Tomás Cordeiro tinha batido no recorde nacional da especialidade nas eliminatórias da manhã com a marca de 1:03.75.

Nos sete dias de competição nas Piscinas da Penteada foram batidos oito recordes mundiais e 13 máximos europeus. A Itália liderou o medalheiro com 20 medalhas de ouro, 20 de prata e 15 bronze, seguida pela Ucrânia (19, 24 e 21) e pelos Países Baixos (13, 8 e 6).


Fotografia: Pedro Vasconcelos


Fonte: CPP
 

Online migel

 
Portugal fecha com um quarto lugar Europeus de natação paralímpica no Funchal

Marco Meneses terminou a final dos 400 metros estilos em 4.38,25 minutos
 
• Foto: CPPP

Portugal fechou com um quarto lugar, conseguido por Marco Meneses nos 400 metros estilos S11, a participação nos Europeus Open de natação paralímpica, que terminam este sábado no Funchal, competição na qual os lusos conseguiram três medalhas.

Marco Meneses, que na sexta-feira conquistou a medalha de prata nos 100 metros costas S11 (deficiência visual), terminou a final dos 400 metros estilos em 4.38,25 minutos, fazendo cair o recorde nacional que lhe pertencia (4.43,74), a 37 centésimos do ucraniano Danilo Chufarov (4.37,88), que foi medalha de bronze.



O vencedor da prova foi o holandês Rogier Dorsman, que cronometrou 4.26,57, que sai do Funchal com seis medalhas de ouro e uma de bronze, tendo o checo David Kratochvil conseguido a prata (4.33,78).

Na final dos 100 metros costas S10, ganha pelo neerlandês Olivier van de Voort, com o tempo de 58,24, os portugueses João Fidalgo e Tomás Cordeiro foram sexto e sétimo classificados, com os tempos de 1.03,88, e 1.04,96, respetivamente.

Portugal, que esteve representado por sete nadadores, termina a competição com 13 recordes nacionais e um total de três medalhas de prata, conquistadas por Diogo Cancela (200 estilos SM8, e 100 mariposa) e Marco Meneses (100 costas S11).

Os dois nadadores, que têm praticamente assegurada a presença nos Jogos Paralímpicos Paris'2024, já tinham conquistado medalhas em duas edições de Mundiais.



Por Lusa


Fonte: Record
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo