Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Campeonato da Europa de Natação IPC no Funchal  (Lida 42639 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

Re: Campeonato da Europa de Natação IPC no Funchal
« Responder #15 em: 04/05/2016, 11:05 »
 
Katia Aveiro concretiza sonho

A irmã de Cristiano Ronaldo teve a oportunidade de cantar o hino nacional, no Campeonato de Natação Adaptada.

FAMA CARREIRA
10:47 - 03/05/16
POR MARILINE RODRIGUES COM ELSA PEREIRA
   
 
Katia Aveiro não podia estar mais feliz. A irmã de Cristiano Ronaldo conseguiu concretizar um sonho, após cantar o hino nacional no Campeonato de Natação Adaptada.


A artista partilhou com os seus leitores do blogue, como viveu o momento:

“Concretizei um dos meus sonhos e foi um momento do qual me vou sempre lembrar com o coração a bater mais depressa!! Vocês não imaginam a sensação de realização que senti quando cantei o hino do nosso país, do nosso Portugal, que tão bem acolheu este evento fantástico!!”, começa por afirmar.

Entretanto, Katia revela que aprendeu muito com a coragem de todos os atletas que teve o privilégio de ver competir:

“Foi tudo uma lição de vida!!! Nestes dias vi força, vi determinação, vi fé e vi que a diferença é das coisas que trazem mais riqueza ao mundo!!! Fiquei emocionada com a capacidade do ser humano de superar dificuldades e transformá-las em algo tão positivo!!”, revelou.

E termina: “Poder estar presente no Campeonato de Natação Adaptada foi o realizar de um sonho e o nascimento de muitos mais. Foi uma lição que vou sempre guardar comigo no meu coração. Quero deixar os meus parabéns a todos os atletas!!! Vocês são um exemplo!!!”.


Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/fama/581792/katia-aveiro-concretiza-sonho
 

Offline SLB2010

Re: Campeonato da Europa de Natação IPC no Funchal
« Responder #16 em: 05/05/2016, 10:05 »
 
Três portugueses nas finais dos campeonatos europeus de natação adaptada
04 de MAIO de 2016 - 11:25

David Carreira, Ivo Rocha e João Pina vão nadar já esta tarde, no Funchal, por uma medalha. Portugal vai ainda estar representado na final direta da estafeta feminina 4x100 livres femininos.


Pedro Vasconcelos/FPN
Lusa


Os nadadores portugueses David Carreira, Ivo Rocha e João Pina qualificaram-se esta quarta-feira para três finais dos campeonatos europeus de natação adaptada do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorrem até sábado no Funchal.

Nos 100 metros costas S2, João Pinho conseguiu o oitavo tempo das eliminatórias, com 2.41,89 minutos, marca que lhe permitiu melhorar o recorde nacional da distância (2.43,43), que já lhe pertencia.

Nas eliminatórias dos 100 metros mariposa S8, David Carreira qualificou-se com o quinto tempo (1.07,02 minutos), a 3,18 segundos do francês Charles Rozoy (1.03,15), campeão paralímpico da distância.

Na prova dos 100 metros bruços SB5, Ivo Rocha garantiu presença na final, com a sexta melhor marca das eliminatórias (1.53,50 minutos), nas quais também participou José Costa, que foi 10.º (3.01,81) e ficou fora da final.

Nos 200 metros estilos SM9, Renata Pinto falhou presença na final, ao terminar com 13.º tempo das eliminatórias (3.06,75 minutos), nas quais a mais rápida foi a espanhola Nuria Marques Soto, com 2.41,78.

Emanuel Gonçalves terminou na nona posição as eliminatórias dos 100 metros mariposa (S10), com a marca de 1.03,98 minutos, atrás do italiano Simone Ciulli (1.02,66), o último a garantir presença na final.

Nos 100 metros femininos mariposa S10, Teresa Neves foi 11.ª classificada nas eliminatórias (1.18,12 minutos), enquanto Nuno Alves terminou em 13.º lugar as eliminatórias dos 100 metros bruços SB6, com 2.20,56.

À tarde, além das três finais, Portugal vai estar representado na final direta da estafeta feminina 4x100 livres femininos.

Portugal está representado por 16 atletas na competição, que por ser de categoria 'open', conta com nadadores de fora da Europa.

Os campeonatos europeus do IPC, que decorrem até sábado e são a última prova de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016, juntam 453 nadadores, oriundos de 52 países.

Na natação adaptada, os atletas são divididos em 14 categorias, conforme os graus de deficiência, antecedidas da letra S (swimming -- natação em inglês).

As categorias entre S1, para atletas com deficiência mais profunda, e S10, a menos severa, destinam-se a nadadores com deficiências físico-motoras.

Nas classes S11, S12 e S13 competem os atletas com deficiência visual, e a categoria S14 está reservada a nadadores com deficiência intelectual.


Fonte: TSF
 

Offline SLB2010

Re: Campeonato da Europa de Natação IPC no Funchal
« Responder #17 em: 05/05/2016, 11:26 »
 
David Carreira sexto com recorde nacional nos Europeus


FPN/Pedro Vasconcelos

Nadador melhorou a marca que já lhe pertencia nos 200 metros estilos

O português David Carreira foi hoje sexto classificado na final dos 200 metros estilos SM8, dos campeonatos europeus de natação adaptada do Comité Paralímpico Internacional (IPC), no Funchal, com a marca de 2.42,45 minutos, novo recorde nacional. O nadador, que de manhã nadou a eliminatória em 2.43,85, terminou a final 16,56 segundos do vencedor, o britânico Oliver Hynd (2.25,60), que arrecadou o ouro.

O dinamarquês Niels Mortensen, com 2.29,76 conquistou a medalha de prata, e o austríaco Andreas Onea, que nadou em 2.31,10, assegurou o bronze nesta prova para atletas com deficiência físico-motora.

O nadador português melhorou o recorde nacional da distância (2.45,50), que lhe pertencia desde julho do ano passado. "Foi uma prova boa, este era um recorde nacional que eu queria melhorar. Este resultado significa que a preparação foi bem feita", afirmou David Carreira, que na quarta-feira vai nadar os 100 metros mariposa, prova para a qual parte com o quarto melhor tempo entre os 13 participantes nas eliminatórias.

Portugal está representado por 16 atletas na competição, que por ser de categoria 'open', conta com nadadores de fora da Europa. Os campeonatos europeus do IPC, que decorrem até sábado e são a última prova de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016, juntam 453 nadadores, oriundos de 52 países.

Na natação adaptada, os atletas são divididos em 14 categorias, conforme os graus de deficiência, antecedidas da letra S (swimming - natação em inglês). As categorias entre S1, para atletas com deficiência mais profunda, e S10, a menos severa, destinam-se a nadadores com deficiências físico-motoras. Nas classes S11, S12 e S13 competem os atletas com deficiência visual, e a categoria S14 está reservada a nadadores com deficiência intelectual.

Na abertura da terceira jornada do IPC Europeu Open Funchal 2016, João Pinho bateu o recorde de Portugal nos 200 livres (S5) com o tempo de 4.26,25, que lhe deu o quinto lugar na segunda série da prova. O anterior recorde nacional, que já pertencia ao nadador da ADADA Porto, era 4.40,61.

"Cumpri o primeiro objetivo neste Europeu que era melhorar o meu recorde pessoal. Acabei por bater o recorde de Portugal que já me pertencia por isso estou satisfeito e agora já começo a pensar nas próximas competições os 50 costas e os 50 e 100 livres", disse no final o português.
A jornada desta terça-feira terminou com a estafeta de 4x100m Livres (4.34,56). Portugal ficou em sétimo lugar, numa prova onde participaram Ivo Rocha, Filipe Garcia, David Grachat e o madeirense Emanuel Gonçalves.


Fonte: DN
 

Offline SLB2010

Re: Campeonato da Europa de Natação IPC no Funchal
« Responder #18 em: 05/05/2016, 11:28 »
 
Emanuel Gonçalves foi 7.º em estafetas nos Europeus de natação adaptada
Actualizado em 3 de Maio, às 21:06

Europeus de natação adaptada



A estafeta masculina portuguesa terminou hoje na sétima posição a final dos 4x100 metros livres dos campeonatos europeus de natação adaptada do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorrem no Funchal.

O quarteto composto pelo madeirense Emanuel Gonçalves, David Grachat, Ivo Rocha, Filipe Garcia - nadadores com vários graus de deficiência - concluiu a prova a marca de 4.34,56 minutos, a 42,11 segundos da Rússia (3.52,45) vencedora da prova.

Na segunda posição terminou a estafeta brasileira, com a marca de 3.53,25, e nos terceiro e quarto lugares terminaram os quartetos britânico (3.53,47) e ucraniano (3.57,41).

Por se tratar de uma competição europeia, a Rússia conquistou a medalha de ouro, a Grã-Bretanha a de prata, e a Ucrânia a de bronze.

Portugal está representado por 16 atletas na competição, que por ser de categoria 'open' conta com nadadores de fora da Europa.

Na quarta-feira, vão entrar em competição oito portuguesas em provas individuais e a estafeta feminina de 4x100 metros livres.

Os campeonatos europeus do IPC, que decorrem até sábado e são a última prova de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016, juntam 453 nadadores, oriundos de 52 países.

Na natação adaptada, os atletas são divididos em 14 categorias, conforme os graus de deficiência, antecedidas da letra S (swimming -- natação em inglês).

As categorias entre S1, para atletas com deficiência mais profunda, e S10, a menos severa, destinam-se a nadadores com deficiências físico-motoras.

Nas classes S11, S12 e S13 competem os atletas com deficiência visual, e a categoria S14 está reservada a nadadores com deficiência intelectual.


Fonte: http://www.dnoticias.pt/actualidade/desporto/585245-emanuel-goncalves-foi-7%C2%BA-em-estafetas-nos-europeus-de-natacao-adaptada
 

Online migel

Re: Campeonato da Europa de Natação IPC no Funchal
« Responder #19 em: 05/05/2016, 21:07 »
 
Português David Grachat conquista bronze nos europeus de natação adaptada

   
O português David Grachat conquistou hoje a medalha de bronze na prova dos 100 metros livres S9, dos campeonatos europeus de natação adaptada do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorrem até sábado no Funchal.
Português David Grachat conquista bronze nos europeus de natação adaptada



David Grachat, que tinha sido o mais rápido nas eliminatórias (58,04 segundos), terminou a final com a marca de 58,38, a mesma do croata Kristijan Vinceti, que também receberá uma medalha de bronze.

A medalha de ouro foi conquistada pelo italiano Federico Morlacchi, com a marca de 56,99, e de prata pelo britânico Lewis White, que terminou a prova com a marca de 58,07.

David Grachat venceu a sua quarta medalha em Europeus, depois das conquistadas em 2009 na Islândia - prata nos 400 metros livres S9 e bronze nos 100 metros livres S9.

O nadador português, de 29 anos, conquistou também uma medalha de bronze, nos 400 metros livres, nos Mundiais de 2015.

AO // NFO

Lusa/fim
 

Online migel

Re: Campeonato da Europa de Natação IPC no Funchal
« Responder #20 em: 06/05/2016, 12:58 »
 
Cinco portugueses nas finais do dia dos Europeus

David Grachat, Emanuel Gonçalves, Nelson Lopes, Renata Pinto e Simone Fragoso brilharam nesta jornada da prova que decorre no Funchal.


Os Europeus estão a decorrer no Funchal

Os portugueses David Grachat, Emanuel Gonçalves, Nelson Lopes, Renata Pinto e Simone Fragoso qualificaram-se hoje para cinco finais dos campeonatos europeus de natação adaptada do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorrem no Funchal. David Grachat garantiu presença na final dos 100 metros livres S9, com o melhor tempo das eliminatórias (58,04 segundos), enquanto Filipe Garcia terminou em 16.º, com a marca de 1.03,40 minutos.

Com o sétimo tempo das eliminatórias (57,52 segundos), Simone Fragoso assegurou um lugar na final dos 50 metros costas S5. A mais rápida das eliminatórias foi a espanhola Teresa Perales (43,47). Nos 200 metros estilos SM10, Emanuel Gonçalves fez o também sétimo tempo (2.26,29 minutos), assegurando presença na final. O mais rápido das duas eliminatórias foi o russo Denys Dubrov, com a marca de 2.16,16.

Nos 150 metros estilos SM4, Nelson Lopes garantiu presença na final, com o oitavo tempo das eliminatórias (3.19,61 minutos), nas quais o mais rápido foi o russo Roman Zhdanov (2.35,86), que já conquistou duas medalhas nos europeus do Funchal.

Renata Pinto vai marcar presença na final dos 100 metros livres S9, depois de ter conseguido a oitava marca das eliminatórias (1.18,46 minutos) a 11,44 segundos da mais rápida, a espanhola Nuria Marques Soto.

Apesar de ter conseguido melhorar o seu recorde nacional dos 50 metros costas S5, fixado agora em 54,28 segundos, João Pinho fez o 11.º tempo das eliminatórias, nas quais João Costa foi 13.º, com 1.03,29 minutos, a 26,67 segundos do vencedor, o brasileiro Daniel Dias.

Nos 100 metros costas S8, David Carreira e Ruben Linhares ficaram ‘à porta’ da final, ao terminaram as eliminatórias nas nona e 10.ª, com as marcas de 1.20,55 minutos e 1.25,40, respetivamente.

O mais rápido nas eliminatórias foi o britânico Oliver Hynd (1.08,13), que já soma quatro medalhas, duas das quais de ouro, nos Europeus que decorrem no Funchal.

Na prova dos 200 metros estilos SM10, Teresa Neves fez o 12.º tempo das eliminatórias (2.57,37 minutos), ficando fora da final, a 22,89 segundos da mais rápida, a canadiana Aurelie Rivard (2.34,48).

Nuno Alves registou o 14.º tempo nas eliminatórias dos 400 metros livres S7 (7.17,21 minutos). O russo Andrei Gladkov conseguiu a melhor marca, com 4.57,43.

Nas eliminatórias dos 50 metros livres S6, nas quais o mais rápido foi o colombiano Nelson Crispin (30,26 segundos), Ivo Rocha marcou o 18.º tempo (43,93 segundos).

Portugal está representado por 16 nadadores na competição, que por ser de categoria ‘open’, conta com nadadores de fora da Europa.

Na natação adaptada, os atletas são divididos em 14 categorias, conforme os graus de deficiência, antecedidas da letra S (swimming – natação em inglês).

As categorias entre S1, para atletas com deficiência mais profunda, e S10, a menos severa, destinam-se a nadadores com deficiências físico-motoras.

Nas classes S11, S12 e S13 competem os atletas com deficiência visual, e a categoria S14 está reservada a nadadores com deficiência intelectual.

Sapo.pt
 

Online migel

Re: Campeonato da Europa de Natação IPC no Funchal
« Responder #21 em: 06/05/2016, 22:24 »
 
Grachat satisfeito com medalha de bronze nos 100 metros


Nadador paralímpico David Grachat feliz com bronze nos 100 metros e a apostar nos 400 livres.


Foto: ESTELA SILVA / LUSA

David Grachat em ação

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O português David Grachat descreveu hoje como “uma sensação fantástica” a conquista de medalha de bronze nos 100 metros livres S9 dos europeus de natação adaptada e prometeu voltar a dar tudo na nos 400 livres.

“Foi muito bom, é uma sensação fantástica, para a qual não há explicação. Conseguir uma medalha nos 100 livres é fantástico, até porque esta não é a minha prova de eleição”, afirmou Grachat, pouco depois de ter recebido a medalha, no Complexo Olímpico de Piscinas do Funchal.

David Grachat, que de manhã conseguiu o melhor tempo das eliminatórias (58,04 segundos), terminou a final com a marca de 58,38, a mesma do croata Kristijan Vinceti, que também recebeu uma medalha de bronze.

“Atirei-me à água com o pensamento de me divertir e de tirar o melhor partido da competição. Os últimos 25 metros foram os mais complicados, mas o apoio do público nas bancadas ajudou-me muito”, afirmou o nadador, que no sábado nadará a sua prova de eleição, os 400 metros estilos S9.

O nadador de 29 anos, que tem uma malformação no braço esquerdo, assume que “vai dar tudo” na prova dos 400 livres, na qual conquistou medalhas de bronze, nos Mundiais de 2015 e nos Europeus de 2014.

“Era muito bom igualar os resultados que tive nos europeus de 2009 na Islândia”, refere, lembrando que nessa competição conquistou a medalha de prata nos 400 metros livres, e a de bronze nos 100 livres.

David Grachat, que marcou presença nas duas últimas edições dos Jogos Paralímpicos e tem mínimos para o Rio2016, partilhou o pódio com o italiano Federico Morlacchi, que conquistou o ouro (56,99), e com o britânico Lewis White (58,07), que arrecadou a prata.

Portugal está representando por 16 nadadores nos europeus de natação adaptada do IPC, que por terem categoria ‘open’ contam com nadadores de fora da Europa.

Os campeonatos europeus do IPC, que decorrem até sábado e são a última prova de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016, juntam 453 nadadores, oriundos de 52 países.

sapo.pt
 

Offline Fisgas

Re: Campeonato da Europa de Natação IPC no Funchal
« Responder #22 em: 07/05/2016, 08:12 »
 
Ivo Rocha foi sexto em final dos Europeus com recorde nacional


Ivo Oliveira melhorou o recorde que já lhe pertencia  |  FPN/PEDRO VASCONCELOS


Nadador retirou quase quatro segundos à anterior marca dos 100 metros bruços. David Carreira também foi sexto, mas nos 100 metros mariposa

O português Ivo Rocha terminou hoje na sexta posição, com recorde nacional, a final dos 100 metros bruços S5 dos campeonatos europeus de natação adaptada do do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorrem até sábado no Funchal.

Ivo Rocha concluiu a final com o tempo de 1.46,06 minutos, retirando quase quatro segundos ao recorde nacional (1.50,11), que já lhe pertencia.

O russo Iurii Luchkin conquistou a medalha de ouro, com o tempo de 1.30,18 minutos, repartindo o pódio com o sueco Karl Forsman, medalha de prata (1.34,17), e o italiano Marco Dolfin, medalha de bronze (1.38,61).

Na final dos 100 metros mariposa S8, David Carreira também foi sexto classificado, com a marca de 1.06,35 minutos. O russo Denis Tarasov conquistou o ouro (1.01,76), o francês Charles Rozoy a prata (1.01,95) e o dinamarquês Niels Mortensen (1.05,74) o bronze.

João Pina terminou na sétima posição com o tempo de 2.42,80 minutos a final de 100 metros costas S2, ficando aquém da marca conseguida nas eliminatórias da manhã (2.41,89), que constituiu novo recorde nacional.

O mais rápido foi o russo Dmitrii Kokarev, que nadou em 2.02,25 - retirando quase dois segundos ao recorde do mundo (2.04,37) - e alcançou a medalha de ouro, a segunda que conquista na Madeira.

A medalha de prata foi para o ucraniano Serhii Palamarchuk (2.06,47), e a de bronze para o grego Aristeidis Makrodimitros (2.11,23).

Na estafeta 4x100 livres, o quarteto composto por Joana Calado, Simone Fragoso, Renata Pinto e Teresa Neves terminou na quarta posição, com o tempo de 5.35,91 minutos.

A Espanha, com a marca de 4.34,68, arrecadou o ouro, tendo a Rússia (4.40,64) ficado com a prata, e a Hungria (5.00,47) o bronze.

Na quinta-feira, estarão em prova 12 dos 16 atletas que representam Portugal na competição, que por ser de categoria 'open', conta com nadadores de fora da Europa.

Os campeonatos europeus do IPC, que decorrem até sábado e são a última prova de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016, juntam 453 nadadores, oriundos de 52 países.

Na natação adaptada, os atletas são divididos em 14 categorias, conforme os graus de deficiência, antecedidas da letra S (swimming - natação em inglês).

As categorias entre S1, para atletas com deficiência mais profunda, e S10, a menos severa, destinam-se a nadadores com deficiências físico-motoras.

Nas classes S11, S12 e S13 competem os atletas com deficiência visual, e a categoria S14 está reservada a nadadores com deficiência intelectual.



DN
 

Online migel

Re: Campeonato da Europa de Natação IPC no Funchal
« Responder #23 em: 08/05/2016, 00:22 »
 
Portugal sai dos europeus com dois bronzes e 24 recordes


No Funchal estiveram em competição 453 nadadores, oriundos de 52 países.


Foto: ESTELA SILVA / LUSA

David Grachat, atleta português


A Federação Portuguesa de Natação considerou hoje bastante positivos os resultados de Portugal nos europeus de natação adaptada, que decorreram no Funchal e nos quais os atletas lusos conquistaram duas medalhas de bronze e estiveram em 24 finais.

“É um balanço extremamente positivo. Conseguimos duas medalhas, presença em 24 finais, 20 recordes nacionais e muitas marcas pessoais”, afirmou Carla Cardoso, treinadora da seleção, no final da competição, que decorreu durante sete dias no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal.

A prova foi a última de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016, para os quais Portugal dispõe de uma quota de participação de três nadadores que, segundo as regras, serão escolhidos pelas suas posições no ‘ranking’ do IPC.

Segundo Carla Cardoso, é provável que “até final do mês” sejam conhecidos os nomes dos nadadores que vão representar Portugal, que sairão de uma lista de sete nadadores lusos com mínimos paralímpicos.

Seis dos 16 nadadores que representaram Portugal na competição, chegaram ao Funchal já com mínimos - David Grachat, David Carreira, João Pina, Nelson Lopes, Simone Fragoso e Joana Calado – e Ivo Rocha conseguiu marca paralímpica já na ilha da Madeira.

A técnica lembrou que Portugal teve no Funchal a maior comitiva de sempre em competições internacionais, destacando o facto de “para alguns esta ter sido a primeira grande competição”.

“Tivemos vários nadadores a competir pela primeira vez em grandes competições, que foram uns guerreiros”, referiu, acrescentando: “Estar a competir em casa é muito bom, mas o ônus da responsabilidade de representar bem o país também pesa muito”.

Carla Cardoso destacou o apoio do público, a coesão do grupo e o espirito competitivo que se viveu, admitindo que os Europeus no Funchal “podem ter servido para consciencializar ainda mais as pessoas sobre este tipo de competição”.

As duas medalhas de bronze ‘portuguesas’ nos europeus – que por serem de categoria ‘open’ permitiram a participação de nadadores de fora da Europa – foram conquistadas por David Grachat, nas provas de 100 e 400 metros livres S9.

sapo.pt
 

Online migel

Re: Campeonato da Europa de Natação IPC no Funchal
« Responder #24 em: 08/05/2016, 17:20 »
 
Presidente da FPN classifica europeus como "um sucesso"

Os europeus de natação adaptada, que decorreram entre domingo e hoje no Funchal, foram a última prova de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016



Natação Geral
Foto: TIM BRAKEMEIER / EPA

Presidente da FPN classifica europeus como "um sucesso"


O presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN) considerou hoje “um sucesso” a organização dos europeus de natação adaptada que decorreram no Funchal e admitiu que a competição pode ter tido influência na candidatura lusa ao Mundial2017.

“Em termos globais, a organização foi um sucesso, a todos os níveis”, disse António José Silva à Agência Lusa, destacando a “convergência que existiu entre todas as organizações envolvidas no evento”, realizado sob a égide do Comité Paralímpico Internacional (IPC).

Os europeus de natação adaptada, que decorreram entre domingo e hoje no Funchal, foram a última prova de apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016, e tiveram categoria ‘open’, permitindo a participação de nadadores de fora da Europa.

O presidente da FPN destacou o facto de a qualidade da organização ter sido enaltecida numa carta que recebeu de Philip Craven, o presidente do IPC, que esteve durante alguns dias na Madeira.

Segundo António José Silva, na carta, o IPC mostrou também “total disponibilidade para cooperar com a federação no processo de inclusão da natação adaptada, que a FPN está a desenvolver”.

O presidente da FPN, que destacou a colaboração de várias entidades como os governos central e regional, a autarquia do Funchal e a associação de natação da Madeira, garantiu que em termos orçamentais a competição, com custos totais previstos de 1,8 milhões de euros.

“Foi também um exemplo, por que não houve derrapagens, tudo foi minuciosamente analisado em todas as rubricas”, frisou.

A Madeira poderá voltar a ser palco de uma grande competição internacional de natação adaptada, caso Portugal seja o país escolhido para organizar o Mundial de 2017, competição à qual também se candidatou o México.

O presidente da FPN explicou que “houve um comprometimento de várias entidades” no apoio à candidatura portuguesa à prova mundial, que deverá contar com a participação de cerca de 750 atletas.

António José Silva voltou a considerar que a integração da natação adaptada na FPN, que começou a ser feita no ano passado, “tem sido um sucesso”.

A competição contou com a presença de 453 atletas, entre os quais 16 portugueses, oriundos de 52 países.

Portugal, que tem uma quota de três nadadores para os Jogos Paralímpicos Rio2016, saiu da competição com duas medalhas de bronze, ambas conquistadas por David Grachat, nas provas de 100 e 400 metros livres S9.


Fonte: Sapo
 

Offline salgado18

Re: Campeonato da Europa de Natação IPC no Funchal
« Responder #25 em: 11/05/2016, 15:45 »
 
Um bom exemplo …
 
Helder Lopes

 
De 1 a 7 de maio decorreu no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal o Campeonato da Europa de Natação Adaptada. O Instituto Português do Desporto e Juventude classificou-o como o maior evento desportivo realizado em Portugal em 2016! Não vos irei maçar com números que são do conhecimento público, mas, convém referir que, muito possivelmente, se tratou do evento desportivo com maior grau de complexidade alguma vez realizado na RAM.

De seguida partilho convosco breves reflexões.

Em primeiro lugar, gostaria de realçar os grandes protagonistas do evento, os nadadores, que são um excelente exemplo de perseverança, de capacidade de superação perante todos os limites, do que é lutar contra as adversidades da vida …

Em segundo lugar, mencionar todos os elementos de apoio e suporte aos nadadores onde, naturalmente para além dos treinadores e demais “equipa técnica”, se incluem os familiares, pois não nos devemos esquecer que algumas das deficiências são deveras limitadoras da mobilidade e liberdade individual, obrigando a uma dinâmica familiar e social muito especial…

Em terceiro lugar, referenciar os apoios, nomeadamente: - os públicos (governamentais e autárquicos) que são “despoletadores” de mais-valias generalizadas nas pessoas e nas empresas regionais; - os privados que também compreendem que os dividendos que se retiram deste tipo de eventos não são só de curto prazo …

Por último, uma palavra para a organização, sendo que aqui não posso deixar de quebrar uma regra que tenho utilizado ao longo de mais de cinco anos e meio de artigos de opinião escritos mensalmente no DN, ou seja, tenho de distinguir especificamente duas pessoas: o Presidente da Federação Portuguesa de Natação, Prof. Doutor António Silva (Professor Catedrático de Ciências do Desporto, da UTAD) e o Presidente da Associação de Natação da Madeira, Mestre Avelino Silva (Licenciado em EF e Desporto e Mestre em Ensino de EF nos Ensinos Básico e Secundário pela UMa). Sem menosprezar a importância de outros elementos da organização, eles, cada um no seu nível de intervenção, foram um exemplo de como se podem gerir equipas com profissionais e voluntários com diferentes formações e experiências de vida, otimizando o que cada um tem de melhor.

No fundo, estes dois profissionais (não apenas por este evento) dão um importante contributo para a desmistificação do estigma, que alguns ainda teimam em manter, entre “teóricos e práticos”, rotulando automaticamente os académicos e quem tem formação universitária de “teóricos”.

O problema não se pode centrar em “teóricos ou práticos” mas em quem tem capacidades e competências para realizar obra com coerência. Ou seja, tendo um quadro conceptual de base e dominando metodologias e instrumentos que permitam a rentabilização dos processos…

É certo que a “popularidade” de tal estigma não se pode atribuir em exclusivo ao facto de alguns quererem esconder a sua incompetência, aos interesses instalados e ao receio de perder “o poleiro”. Infelizmente muitas vezes, demasiadas vezes, a formação universitária (tal como todo o sistema educativo) ainda está demasiado centrada nos professores e na transmissão de conhecimentos e não no desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada aluno, por exemplo, estimulando a pesquisa, a montagens de estratégias, a criatividade, a autonomia e a capacidade de adaptação a diferentes contextos …

Contudo, mesmo com todas as disfuncionalidades que apresenta, a formação de nível superior ainda é aquela que “oferece” mais possibilidades de sucesso pessoal e profissional …


Fonte: http://dnoticias.pt/impressa/diario/opiniao/586436-um-bom-exemplo-%E2%80%A6
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo