Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Mundiais de natação adaptada  (Lida 3081 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Eduardo Jorge

Mundiais de natação adaptada
« em: 17/08/2010, 15:24 »
 
A medalha de bronze conquistada  por João Martins nos 50 metros livres dos Mundiais de natação adaptada é mais um prémio e o reconhecimento para o nadador mais medalhado no ativo.

"Esta medalha significa, de uma forma muito positiva, o concretizar de um sonho", referiu António Pitta, treinador de João Martins, há quase duas décadas.

O técnico contou: "Estávamos muito ansiosos por conseguir mais uma vez. É uma felicidade estar num evento destes tão grande e sermos recompensados pelo trabalho ao longo do último ano".

Na piscina do complexo Pieter van den Hoogenband, em Eindhoven, na Holanda, João Martins percorreu a dist?ncia em 1.39,16 minutos, terminando atrás do israelita Itzahk Mamistvalov (1.08,22) e do grego Christos Tampaxis (1.21,45), medalhas de ouro e prata, respetivamente.

Tal como nos Jogos Paralímpicos de Atenas2004 e Pequim2008, e nos Mundiais Durban2006, onde também subiu ao pódio, João Martins mostrou a felicidade pela conquista da medalha com uma sorriso rasgado.

O nadador sofre de paralisia cerebral e compete na classe mais baixa da natação adaptada (S1), necessitando do auxílio de duas pessoas, que o acompanham sempre, e o ajudam a entrar e sair da piscina.

Aos 40 anos, João Martins, que ainda sonha com uma presença em Londres2012, estreou-se em competições internacionais em 1995, frequenta o Centro de dia Nuno Belmar da Costa, da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, e treina entre três a cinco vezes por semana na piscina do Estádio Nacional, sempre com António Pitta.

Em Eindhoven, João Martins vai ainda participar na final direta dos 200 metros livres, mas na classe S2, na qual vai competir com atletas com grau de deficiência inferior.

Portugal está representado nos Mundiais, que contam com a presença de mais de 650 atletas, por oito nadadores.

Fonte: Record
« Última modificação: 19/08/2010, 20:58 por migel »
 

Online migel

 
Dois novos recordes nacionais

Emanuel Gonçalves e estafeta de 4x100 m livres estabeleceram novas marcas .

O segundo dia dos Mundiais de natação adaptada que estão a realizar-se, em Eindhoven, na Holanda, terminaram sem a presença de qualquer português na final, mas duas novas marcas nacionais foram estabelecidas.
Primeiro por Emanuel Gonçalves (SiO), nos 200 m estilos melhorou o anterior máximo nacional (2.29,52 minutos), que já lhe pertencia, nadando a distância em 2.27,37; e depois a estafeta 4x100 mlivres, com atletas de várias categorias, David Grachat, Gino Caetano, Emanuel Gonçalves e Nélson Lopes que retiraram 13 segundos à anterior melhor marca portuguesa, ao nadar em 4.51,35 minutos. João Martins (Si), registe-se, já conquistou um bronze nos 50 metros Livres.

http://www.comiteparalimpicoportugal.pt/
 

Online migel

 
Nélson Lopes conquista 8.º posto na final
18-08-2010
O nadador luso Nelson Lopes terminou, esta terça-feira, em oitavo na final dos 50 metros costas dos Mundiais de natação adaptada, que estão a acontecer em Eindhoven.
Nelson Lopes realizou a prova em 53,63 segundos, que acabou por ser ganha pelo mexicano Juan Reyes (46,09s), recordista mundial e campeão paralímpico em Pequim 2008.


Simone Fragoso atingiu um novo recorde nacional dos 50 metros costas, com 58,18 segundos, embora não tenha ficado entre as oito melhores.

http://www.comiteparalimpicoportugal.pt/
 

Online migel

 
Brasil está na quinta colocação do Mundial de Natação
Até o momento, foram 15 medalhas, sendo oito de ouro, três de prata e quatro de bronze.



Publicada em 19 de agosto de 2010 - 16:00

 O Brasil terminou o quarto dia de competições do Mundial Paraolímpico de Natação com mais três medalhas e na quinta colocação, meta traçada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Mais uma vez, Daniel Dias e Andre Brasil venceram suas provas, e Ivanildo Vasconcelos conquistou o bronze. Até o momento, foram 15 medalhas, sendo oito de ouro, três de prata e quatro de bronze. A Ucrânia lidera com 42 (18/14/10), seguida por Estados Unidos com 35 (13/12/10), Grã Bretanha com 37 (12/10/15) e Rússia com 27 (11/7/9).
 
O primeiro brasileiro a subir no lugar mais alto foi Andre Brasil, que recebeu sua premiação das mãos do holandês Pieter Van Der Hoogenband, tricampeão olímpico que dá o nome ao belíssimo complexo de natação onde o Mundial está sendo disputado. Andre ainda se recuperava do esforço na vitória dos 400m livre (S10) quando voltou a se emocionar:
 
“Fiquei até mais tenso do que antes da prova. Ele sempre foi um grande ídolo e para mim foi uma honra ter recebido a premiação das mãos dele. Depois eu brinquei que se fosse na véspera, quando nadei os 100m, eu poderia ganhar”, disse Andre, que fez questão de tirar foto com o holandês após a cerimônia. “Foi coisa de fã mesmo. Até hoje vejo vídeos dele nadando. A técnica dele é insuperável.”
 
Andre, que sentiu muito o esforço no final da prova, acabou não conseguindo bater o recorde mundial do canadense Philippe Gagnon de 4m04s20. Andre nadou em 4m05s95.
 
“Esse recorde eu já quebrei na minha cabeça, mas ainda não consegui fazer na piscina. O cansaço começou a bater mais forte. No final, eu via o pessoal se aproximando e não conseguia reagir, mas já tinha aberto uma boa vantagem”.
 
Van der Hoogenband retribui os elogios a Andre e os estendeu aos demais brasileiros, com quem dividiu a piscina nos treinos da semana passada:
 
“A técnica dos brasileiros é fantástica. Uma combinação de técnica, força e concentração. O tempo de Andre para os 100m é impressionante. Nadei com eles e fiquei impressionado com a velocidade deles”, disse o holandês.
 
E na classe S5 ninguém tem sido mais veloz do que Daniel Dias. O brasileiro disputou sua quarta prova individual, ganhou sua quarta medalha de ouro e bateu seu terceiro recorde mundial nos 4x200m medley, com 2m49s22. O nadador melhorou sua marca em mais de dois segundos ( 2m51s23). Fenômeno nas piscinas, Daniel não parou por aí e ainda participou de dois revezamentos. No quarto dias de provas, o cansaço começou a bater mais forte e o brasileiro lembrou as três semanas em Sierra Nevada:
 
“Com certeza está fazendo diferença. Estou cansado, sim, mas sentindo menos do que em outras ocasiões e a recuperação está sendo mais rápida. Isso é importante porque minha próxima prova é a prova. A que eu mais quero ganhar”, disse Daniel, se referindo aos 100m peito, que serão disputados nesta quinta-feira. “Nunca ganhei do Ricardo Ten em piscina de 50 metros. E para vencer tenho certeza de que terei de bater o recorde mundial”.
 
Na mesma prova em que Daniel ganhou o ouro, o veterano Ivanildo Vasconcelos conquistou sua oitava medalha em cinco mundiais ao garantir o bronze na batida de braço.
 
“Não nadei muito bem. Errei alguma coisa no borboleta, mas ganhar a medalha desse jeito é até mais gostoso. Fico feliz porque depois de cinco paraolimpíadas e cinco mundiais ainda dou resultado, ganho medalhas”.
 
Outros brasileiros que disputaram finais nesta quinta-feira foram: Carlos Farrenberg, quarto lugar nos 50m livre (S13); Gabriel Feiten, oitavo nos 50m costas (S2); Clodoaldo Silva, nos 200m medley (S5); Letícia Ferreira, oitava nos 200m medley (S5) e Talisson Glock, sétimo nos 200m medley (SM6).
 
Brasileiros que não passaram pelas eliminatórias: Marcelo Collet (400m livre –S10); Ronaldo Santos (100m costas S7); Matheus Souza (50m livre S11); Raquel Viel (50m livre costas S12); Genezi Andrade (100m livre S3); Roberto Rodriguez (200m medley) e Ana Clara Cruz (200m medley SM6).
 
Fonte: Vida mais livre
 

Online migel

 
Edênia é destaque no Mundial de Natação



Brasileiros conquistaram cinco medalhas nesta terça. Após três dias de competição, o Brasil soma doze medalhas, sendo 12 de ouro, três de prata e três de bronze.

Publicada em 18 de agosto de 2010 - 17:30

 No melhor dia do Brasil no Mundial Paraolímpico de Natação, a seleção nacional conquistou cinco medalhas nesta terça-feira, em Eidhoven, Holanda. Andre Brasil voltou a ganhar ouro e a bater recorde, Daniel Dias conquistou mais um ouro, Phelipe Andrews pegou um bronze, mas a estrela brasileira em Eindhoven foi Edênia Garcia. A nadadora de Natal tornou-se tricampeã mundial dos 50m costas na classe S5 e ainda levou a prata no revezamento 4 x 50m livre, ao lado de Letícia Ferreira, Joana Neves e Ana Clara Cruz. Após três dias de competição, o Brasil soma doze medalhas, sendo 12 de ouro, três de prata e três de bronze.
 
Os resultados completos estão em http://www.wcswimming2010.com/WorldChampionships/LiveResults.aspx.
 
Com apenas 23 anos, Edênia entrou para a história do esporte paraolímpico, pois vencera a mesma prova nos mundiais de Mar Del Plata, em 2002, e Durban, em 2006. Edênia venceu a prova em 52s87.
 
“Estou feliz não apenas por ter sido o primeiro ouro feminino no Mundial, mas também porque acho que represento um pouco todas estas meninas que estão lutando juntas pelo Brasil. Estamos progredindo no cenário internacional e isso é muito importante. Não estamos sozinhas. Existe todo um trabalho por trás. Não sou nada sem as estrutura que o CPB e o Instituto Superar me oferecem”, disse Edênia, que nadará os 100m livre e os revezamentos 4 x 50m e 4 x 100 medley.
 
A medalha de ouro foi um marco e deixou Edênia feliz, mas a prata no revezamento foi muito festejada pelas meninas, que no último Mundial ficaram em quarto lugar:
 
“É só felicidade. Agora vamos brigar por medalha no medley”, disse Joana Neves, a terceira a entrar na água no revezamento.
 
“Nossa eu nem esperava estar no Mundial e já consegui uma medalha, quase nem dá para acreditar”, disse Letícia, que não também nadou os 50m livres, mas não passou às finais.
 
“Aos poucos vamos alcançando nossos objetivos. Fomos quarto e agora conquistamos a prata. Nem consigo acreditar direito. Agora vamos para o ouro no revezamento”, completou Aninha.
 
Quem vibrou muito após conquistar seu segundo ouro e recorde mundial foi Andre Brasil, que marcou 50s87, melhorando sua própria marca anterior, que era de 51s23. Na cola dele veio Phelipe Andrews, que quase tirou a prata do Huot Benoit, com 53s59, contra 53s46 do canadense. Daniel, com 35s04, superou todos os adversários. Ele ainda integrou o revezamento masculino do 4 x 100m livre (20 pontos), ao lado de Clodoaldo Silva, Adriano Lima e Genesi Andrade.
 
Outros brasileiros que chegaram as finais foram Matheus Souza ficou em oitavo no 100m livre S11; Adriano Lima foi o sexto nos 50m livre (S6) e Ana Clara Cruz, oitava nos 100m costas S6. Nadaram nas eliminatórias, mas não chegaram às finais: Verônica Almeida (50m livre S6); Clodoaldo Silva (50m livre S5); Mauro Brasil (100m livre S9); Talisson Glock (100m livre S6); Ivanildo Vasconcelos (100m livre S6).
 
Fonte: vida mais livre
 

Online migel

Re:Mundiais de natação adaptada
« Responder #5 em: 20/08/2010, 20:21 »
 
A selecção nacional de natação adaptada chega domingo do Campeonato do Mundo de Natação IPC 2010.

Oito nadadores portugueses participaram neste grande evento mundial, organizado pelo Comité Paralímpico Internacional que contou com a participação de 659 atletas, provenientes de 55 países.

O nadador português João Martins conquistou a medalha de bronze nos 50 metros livres.

Emanuel Gonçalves bateu o recorde nacional nos 200 metros estilos e na estafeta 4x100.

O português Nelson Lopes (S4) terminou na oitava posição a final dos 50 metros costas.

Os portugueses David Grachat e Emanuel Gonçalves terminaram na 8.ª posição as respectivas finais.

AMMA
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo