Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal Avelino Silva
O Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal foi inaugurado a 25 de Setembro de 2004, sendo considerado pelos especialistas da natação como um dos mais modernos e sofisticados do país e ao nível dos melhores da Europa no seu género.
Esta grandiosa infra-estrutura situada no coração da cidade do Funchal, dispõe de quatro piscinas: uma olímpica (50mx10 pistas), uma de saltos para a água, uma de 25m e um tanque de aprendizagem, o que permite a prática e competição de todas as disciplinas de natação desportiva.
Passados dez anos da sua construção, foram organizadas três competições internacionais, o Multinations Youth Meet em 2005 e 2006 e o Open Internacional de Masters de Inverno agora em Janeiro, estando programado para Julho próximo a realização do maior evento da natação portuguesa “O Campeonato Nacional de Juvenis/Absolutos - Open de Portugal” e a ainda a realização em Maio de 2016 o Campeonato Europeu de Natação Adaptada.
Para além destas importantes provas, foram já realizadas muitos estágios por equipas internacionais, só este mês marcaram presença três equipas (2 francesas e 1 suiça), com destaque para a presença da campeã para-olímpica a francesa Elodie Lorandi.
Apesar destes indicadores positivos, pensamos que há ainda muito por fazer, para colocar esta importante infra-estrutura na rota mundial, tal como tantas outras, onde milhares de equipas procuram para estagiar e participar em grandes eventos internacionais.
O clima, a hotelaria, a gastronomia da região e o próprio complexo só por si deveriam conseguir atrair muito mais equipas e eventos de forma constante, contribuindo desta forma para a economia local e a própria sustentabilidade do complexo.
Há pois que, juntar sinergias e parceiros estratégicos, olhando o complexo de outra forma, criando condições para a sua melhor rentabilização e para que o mesmo passe a ser uma referência mundial.
Acreditamos que com a realização dos eventos agora organizados e programados, podem contribuir de forma determinante para esse desiderato.
Fonte:
http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/opiniao/497524-complexo-de-piscinas-olimpicas-do-funchal