Publicidade
Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Ajuda
Entrar
Registe-se
Deficiente-Fórum
»
..:: Deficiente-Forum - Mundo Animal : Responsável: Nandito
»
Notícias & Eventos
(Moderador:
Oribii
) »
DGAV avisa que exploração de patos acusada de maus tratos só volta a ter animais após investigação
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: DGAV avisa que exploração de patos acusada de maus tratos só volta a ter animais após investigação (Lida 19 vezes)
martim
e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Nandito
Super Moderador
Mensagens: 5300
Gostos: 2723 veze(s)
Sexo:
Tem deficiência: Sim
DGAV avisa que exploração de patos acusada de maus tratos só volta a ter animais após investigação
«
em:
03/10/2025, 21:53 »
DGAV avisa que exploração de patos acusada de maus tratos só volta a ter animais após investigação
Lusa
30 de Setembro de 2025, 15:55 actualizado a 30 de Setembro de 2025, 16:59
As imagens captadas pela SIC mostram também trabalhadores a agredir os animais na exploração STEPHANE MAHE / REUTERS
SIC emitiu reportagem sobre a Marinhave, a maior exploração de patos da Península Ibérica, na qual são divulgadas imagens de patos recém-nascidos deitados no lixo, alguns vivos e outros mortos.
A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) esclareceu esta terça-feira que a exploração de patos Marinhave, em Benavente, acusada de maus tratos, está sem animais desde o início do mês e não voltará a ter autorização até à conclusão da investigação.
A SIC emitiu, esta segunda-feira, uma reportagem sobre a Marinhave, a maior exploração de patos da Península Ibérica, na qual são divulgadas imagens de patos recém-nascidos deitados no lixo, alguns vivos e outros mortos.
As imagens mostram também trabalhadores a agredir os animais na exploração.
"A DGAV encara estas situações com máxima gravidade e está a desenvolver todas as diligências necessárias para o cabal apuramento dos factos", assegurou, em comunicado.
Esta exploração está sem animais desde 5 de Setembro, na sequência da confirmação de um foco de gripe aviária.
Segundo a DGAV, só voltam a ser introduzidos novos animais na exploração após a conclusão das averiguações em curso "e desde que esteja comprovado o cumprimento integral das exigências legais em matéria de bem-estar animal e biossegurança".
A DGAV revela que tem em marcha acções inspectivas complementares para a recolha de informação técnica, de modo a avaliar as situações denunciadas.
Caso se confirmem, vão ser aplicadas sanções, como processos contraordenacionais.
"A DGAV reafirma o seu compromisso com o cumprimento rigoroso da legislação nacional e europeia em matéria de bem-estar animal, com a protecção da saúde pública e com a defesa da confiança dos cidadãos", concluiu.
A Lusa contactou a Marinhave e aguarda uma resposta.
O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) enviou esta terça-feira uma pergunta ao Governo sobre o que considera ser uma "situação de extrema gravidade" exposta ontem na investigação da SIC. “As imagens mostram práticas que violam manifestamente a lei em vigor, nomeada, mas não exclusivamente, a Lei de Protecção dos Animais, que proíbe 'todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal' e ainda que 'os animais doentes, feridos ou em perigo devem, na medida do possível, ser socorridos', e, de igual forma, indiciam múltiplas violações de normas de bem-estar animal a nível europeu e nacional”, evidenciou Inês de Sousa Real.
O PAN questiona se “o Governo pode confirmar se a DGAV instaurou já processos de contraordenação à empresa Marinhave em virtude das práticas documentadas pela investigação da ARDE Global e se foi aberto processo para retirar ou suspender a licença de funcionamento da exploração de Benavente. O partido quer ainda saber quais serão os critérios para serem reintroduzidos animais na exploração e que medidas de fiscalização preventiva e sistemática estão em curso, ou se encontram previstas, para garantir o cumprimento das normas de bem-estar animal e de saúde pública nas explorações pecuárias intensivas.
“A possibilidade de a exploração retomar actividade após os factos documentados suscita preocupação legítima quanto à eficácia das sanções, à protecção dos animais e à credibilidade perante os cidadãos e até mesmo para o mercado nacional e internacional”, afirmou em comunicado a deputada única do PAN.
Fonte: publico.pt Link:
https://www.publico.pt/2025/09/30/sociedade/noticia/dgav-avisa-exploracao-patos-acusada-maus-tratos-so-volta-animais-apos-investigacao-2149096
Registado
"A justiça é o freio da humanidade."
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Deficiente-Fórum
»
..:: Deficiente-Forum - Mundo Animal : Responsável: Nandito
»
Notícias & Eventos
(Moderador:
Oribii
) »
DGAV avisa que exploração de patos acusada de maus tratos só volta a ter animais após investigação
There was an error while thanking
Gostando...
Política de Privacidade
Regras
Fale Connosco