Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Farmacêuticas e genéricos  (Lida 939 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Eduardo Jorge

Farmacêuticas e genéricos
« em: 25/03/2010, 20:32 »
 
Antes de chegarem às farmácias os genéricos têm um longo caminho a percorrer. Primeiro têm q deixar caducar as patentes dos laboratórios para conseguirem a autorização de introdução no mercado do Infarmed. A autoridade nacional do medicamento encaminha depois o processo para a Direcção-geral das Actividades Económicas, responsável por definir o preço do medicamento.

Mas o que tem estado a acontecer em Portugal é que este processo acaba no tribunal antes mesmo de estar concluído.

O desperdício que custa faz o Estado português perder qualquer coisa como 100 milhões de euros, diz a associação portuguesa de genéricos que é à custa de uma estratégia “concertada” e “intencional” dos laboratórios farmacêuticos.

Portugal surge entre os vários países do Mundo no fundo da tabela, bem abaixo do Japão, com uma cota de genéricos duas vezes e meia a menos que a Espanha, quatro vezes menos que o Brasil. Já para não falar dos Estados Unidos.

E entre os vários medicamentos bloqueados pelos tribunais está o que mais custa a Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com a Comissão Europeia, em Portugal são precisos, em média, sete meses para que um genérico chegue às farmácias, desde que a patente dos laboratórios caduca até à venda ao consumidor.
Fonte: SIC
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo