Acções de prevenção 
José de Mello Saúde associa-se à luta contra o cancro da mama
A José de Mello Saúde assinala o mês de sensibilização para o cancro da mama com iniciativas nas suas unidades de saúde, com o objectivo de alertar os doentes para a gravidade desta doença e apelar à sua prevenção.
No dia 19 de Outubro, Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, é lançada uma campanha de sensibilização, em todas as unidades saúdecuf para incentivar as mulheres a realizar o auto-exame da mama, com a mensagem “Olhe por si, Aposte na prevenção”. Nesse dia serão afixados cartazes alusivos a este tema e serão distribuídos folhetos informativos sobre a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama. Os colaboradores dos hospitaiscuf, clínicascuf e institutocuf, que manifestarem vontade de aderir a esta iniciativa, vão usar um cachecol alusivo à prevenção do cancro da mama, numa iniciativa inédita saúdecuf, de forma a sensibilizar todos os utentes para a luta contra esta doença. Nesse dia vão ainda oferecer aos seus doentes 2.500 laços cor-de-rosa numa iniciativa com a participação da Associação Laço.
Para assinalar o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, que se comemora a 30 de Outubro, o Hospital de Braga organiza uma marcha pelas ruas de Braga, com partida às 10 horas, no Largo do Pópulo. Esta iniciativa tem também como objectivo alertar para as necessidades preventivas relacionadas com o cancro da mama e manifestar apoio às pessoas que sofrem ou sofreram desta patologia. Associam-se a este evento a Liga Portuguesa contra o Cancro, a Associação Laço e o Movimento Vencer e Viver, constituído por mulheres que sofrem ou já sofreram desta patologia e que, em regime de voluntariado, ajudam outras a viver e combater a doença.
A Organização Mundial de Saúde recomenda o auto-exame mamário a partir dos 20 anos, a avaliação clínica da mama a partir dos 20 anos e a primeira mamografia por volta dos 35 anos. Após a menopausa, a mamografia deve ser realizada de 24 em 24 meses.
Estima-se que uma em oito mulheres tem ou terá problemas na mama.
Fonte:LPM Comunicações