ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Síndrome pós-pólio  (Lida 10389 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

Síndrome pós-pólio
« em: 30/03/2022, 14:51 »
 
Síndrome pós-pólio


O que é a síndrome pós-pólio?
A síndrome pós-pólio (SPP) é um distúrbio dos nervos e músculos. Isso acontece em algumas pessoas muitos anos depois de terem tido poliomielite. A PPS pode causar nova fraqueza muscular que piora com o tempo, dor nos músculos e articulações e cansaço. Pessoas com SPP muitas vezes se sentem exaustas.

A poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo vírus da poliomielite. Pode se espalhar através de fluidos corporais. Na maioria das vezes atinge crianças pequenas. A poliomielite grave pode levar a paralisia e problemas respiratórios.

Nos EUA, uma epidemia de poliomielite atingiu o pico no início dos anos 1950. As vacinas contra a poliomielite ajudaram a acabar com a poliomielite nos EUA e em quase todos os outros lugares. Mas a pólio está voltando. Houve surtos recentes em todo o mundo.

Os sintomas da poliomielite podem variar de uma doença leve, semelhante à gripe, a uma paralisia muscular grave. Muitas pessoas que sobrevivem à pólio estão mais tarde em risco de PPS.

A PPS acontece em algumas pessoas que se recuperaram da poliomielite. Começa em média 35 anos após a pólio original e pode eventualmente dificultar a respiração. O PPS pode fazer com que os músculos encolham.

O que causa a síndrome pós-pólio?
A causa da PPS ainda não está clara. Alguns especialistas acham que isso pode ter a ver com a maneira como os nervos precisam regenerar os ramos. Isso pode sobrecarregar as células nervosas após um ataque de poliomielite. Outra ideia em investigação é que o vírus “dorme” no sistema nervoso. Ele reativa mais tarde, causando PPS. Também é possível que o sistema imunológico de alguma forma se misture e ataque os próprios nervos do corpo. Os pesquisadores ainda estão tentando aprender mais sobre as possíveis causas da SPP.

Quais são os sintomas da síndrome pós-pólio?
PPS afeta seus nervos e músculos. Os sintomas geralmente começam entre 20 e 40 anos após a doença original da poliomielite. Mas eles podem aparecer de 10 a 70 anos depois. A fraqueza muscular pode ser o principal sintoma. Essa fraqueza pode afetar um lado do seu corpo mais do que o outro. Em geral, os sintomas da PPS podem incluir:

Fraqueza progressiva (comum)
Cansaço (fadiga) (comum)
Dor nos músculos e articulações (comum)
Encolhimento muscular
Problemas para engolir
Problemas respiratórios
Distúrbios do sono
Sensibilidade a temperaturas frias
Você pode achar que seus sintomas ficam mais perceptíveis. Nervos e músculos podem continuar a diminuir ao longo do tempo. Programas de exercícios especialmente projetados e fisioterapia podem ajudar a melhorar parte da fraqueza muscular.

Como a síndrome pós-pólio é diagnosticada?
A PPS só se desenvolve em pessoas que já tiveram poliomielite. Seu médico perguntará sobre seu histórico de saúde, seus sintomas recentes e outras condições de saúde. O provedor normalmente faz um exame físico e testa sua força muscular. Você pode precisar de testes que incluem:

Exames de sangue para descartar outras causas para sua fraqueza muscular
Eletromiografia (EMG)_para medir a atividade elétrica dos músculos
Biópsia muscular para procurar sinais de danos nas células musculares
Exames de ressonância magnética ou tomografia computadorizada
Seu médico pode fazer um diagnóstico de PPS se você teve poliomielite no passado, tem nova fraqueza muscular e outros sintomas que duram um ano e não tem outra causa para seus sintomas.

Você pode primeiro consultar seu médico e, em seguida, ser encaminhado a um especialista, como um neurologista especializado em doenças neuromusculares.

Como a síndrome pós-pólio é tratada?
Não há cura para a SPP. Mas as terapias de suporte podem ajudá-lo a gerenciar a condição. O objetivo do tratamento para PPS é reduzir o impacto da condição em sua vida diária. Você pode usar uma bengala ou andador para economizar energia e força muscular. Você pode precisar ter certeza de descansar bastante.

Pessoas com SPP que têm nova fraqueza muscular e cansaço (fadiga) podem melhorar a força muscular com programas de exercícios de fortalecimento muscular de baixa intensidade especialmente projetados, conhecidos como exercícios não fatigantes . Você pode fazer esses exercícios em ciclos breves, nos quais repetições curtas de exercício alternam com períodos de descanso entre eles. É muito importante que as pessoas com PPS não façam muito esforço. Exercitar-se em temperaturas quentes e na água pode melhorar seu bem-estar.

Além do programa de exercícios, outras terapias de suporte que você pode usar incluem:

Dispositivos assistivos, como aparelhos leves, bengalas, andadores, scooters e cadeiras de rodas
Medicamentos para aliviar a dor
Medicamentos para aliviar a fadiga
Fisioterapia para manter o máximo de mobilidade possível
Terapia ocupacional para ajudar com formas de adaptação
Terapia fonoaudiológica, se necessário, para problemas de deglutição
Respiração assistida com uma máquina de respiração de pressão positiva, se necessário, especialmente à noite
Apoio emocional e saúde mental
Você pode obter cuidados de uma variedade de provedores, além do seu neurologista. Estes podem incluir fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e especialistas respiratórios. Você pode trabalhar com sua equipe médica para projetar o melhor plano de atendimento para sua situação.

Pontos-chave sobre a síndrome pós-pólio
A PPS é um distúrbio que ocorre em até metade das pessoas muitos anos após terem tido poliomielite.
Os sintomas incluem fraqueza muscular progressiva, dor nos músculos e articulações e cansaço.
Algumas pessoas com PPS podem eventualmente precisar de uma máquina para ajudar na respiração.
Programas especiais de exercícios prescritos, dispositivos assistivos, fisioterapia, terapia ocupacional e medicamentos podem ajudá-lo a controlar os sintomas da SPP.
Próximos passos
Dicas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo uma visita ao seu médico:

Saiba o motivo da sua visita e o que você quer que aconteça.
Antes de sua visita, anote as perguntas que deseja responder.
Traga alguém com você para ajudá-lo a fazer perguntas e lembre-se do que seu provedor lhe disser.
Na visita, anote o nome de um novo diagnóstico e quaisquer novos medicamentos, tratamentos ou testes. Anote também quaisquer novas instruções que seu provedor lhe der.
Saiba por que um novo medicamento ou tratamento é prescrito e como isso o ajudará. Saiba também quais são os efeitos colaterais.
Pergunte se sua condição pode ser tratada de outras maneiras.
Saiba por que um teste ou procedimento é recomendado e o que os resultados podem significar.
Saiba o que esperar se você não tomar o medicamento ou fizer o teste ou procedimento.

Se você tiver uma consulta de acompanhamento, anote a data, a hora e o objetivo dessa visita.
Saiba como você pode entrar em contato com seu provedor se tiver dúvidas.
Revisor médico: Luc Jasmin MD
Revisor médico: Anne Fetterman RN BSN
Revisor Médico: Raymond Kent Turley BSN MSN RN


Fonte: https://www.cedars-sinai.org/health-library/diseases-and-conditions/p/post-polio-syndrome.html?fbclid=IwAR3hesB2GXQzI5kAekGHEZgvKYT41ly01Axe6iGusbvBfReCgHmqBWDj5HE
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo