Poliomielite: Ministério da Saúde investiga caso suspeito em RoraimaMelissa Duarte
sex., 2 de setembro de 2022 10:24 PM

O Ministério da Saúde apura um caso suspeito de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, em Rorainópolis, no sul de Roraima. Trata-se de uma garota de 14 anos, com quadro de paralisia flácida aguda — síndrome que pode indicar não só a pólio, mas também outros diagnósticos como neurite ou encefalite.
Sarampo: Ministério da Saúde lança plano de ação para eliminar surto em quatro estados até novembro
Vacinas vencidas: DF descarta 3.500 doses de CoronaVac, mais do que o número de crianças de 3 e 4 anos vacinadas
Fiocruz: Registro de estudos sobre varíola dos macacos terá prioridade no Brasil
Segundo a Secretaria de Saúde de Roraima (SES-RR), a adolescente está internada no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, em Boa Vista, e passa por acompanhamento com neurologista e com infectologista. A jovem está vacinada contra poliomielite.
— Qualquer paralisia flácida aguda precisa ser investigada pelo fato de poder ser, sim, poliomielite — explica o presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Renato Kfouri. — Não fazemos a vigilância desses casos nem a vigilância ambiental do vírus de forma apropriada, além de termos baixas coberturas (de vacina). Por isso, somos classificados de alto risco para reintrodução da doença pela própria Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O país confirmou o último caso da doença há 33 anos, em 1989. Cinco anos depois, a paralisia infantil foi considerada erradicada do Brasil Graças às vacinas. Como O GLOBO mostrou, a queda da cobertura vacinal para diferentes imunizantes em todo o Brasil nos últimos seis anos coloca o país em risco não só para a volta da pólio, mas também para o avanço de surtos de sarampo que já ocorrem em quatro estados.
Nesse cenário, a pasta realiza até 9 de setembro a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A meta da pasta é imunizar 14,3 milhões de crianças de 1 a 5 anos contra a paralisia infantil.
“Todas as possibilidades estão sendo investigadas, incluindo o diagnóstico de outras doenças que causam deficiência motora. (...) A investigação está sendo realizada pelas vigilâncias epidemiológicas do estado e do município de residência, com apoio do Ministério da Saúde, que orienta quanto aos procedimentos necessários de investigação, que apoiarão no diagnóstico e encerramento do caso”, diz a nota do ministério.
Fonte:
https://br.noticias.yahoo.com/poliomielite-minist%C3%A9rio-da-sa%C3%BAde-investiga-212425308.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAADl5vOTabyBdPtmMFKrmg1LfyWg_MVWJqrIG_AS34HWJ0CWn5a28yz5r-hrfGc3uHjcdeIrf2x9Rx5Z_QtluKevR9jxP4YR1UbzSoXTaQGSJthpwBAVRWK_PT372Xcw6M94twT28JSas_m6AaFUeSAUWin9Qchdx7SPrMOobbeDl