iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: [Brasil]Programa de reintegração social ajuda na reabilitação de pacientes  (Lida 1952 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Claram

 
Programa de reintegração social ajuda na reabilitação de pacientes do Crefes

 
 [float=left][/float]     
Pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), lesões na medula espinhal, traumatismos e amputações encontram no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) atendimento para recuperação, adaptação e reintegração à vida social. Para auxiliar nesse processo, a equipe da Unidade de Trabalho de Internação desenvolve um programa especial com os pacientes internados.

O projeto, denominado “Quartas em Grupo”, é realizado todas as quartas-feiras, com diversas atividades, incluindo passeios, confraternizações, palestras, leitura, vídeos, reflexões, atendimentos estéticos, entre outros.

“Associamos o tratamento de reabilitação física à socialização dos usuários. Propiciamos informações e discussões pessoais e coletivas ligadas às patologias, com suporte psicológico e social para auxiliar no enfrentamento das limitações”, explica a assistente social do Crefes, Elizabeth Maestri.

Carnaval

No decorrer do ano, são promovidas várias confraternizações para comemorar datas festivas, como o Natal e o período de festas juninas. O Carnaval será o tema da próxima comemoração, a ser realizada nesta quarta-feira (02), a partir das 14h30, no refeitório do Crefes. Os organizadores estimam reunir 40 pessoas, entre pacientes da enfermaria e de outras unidades do Centro, além de familiares e cuidadores.

A festa vai acontecer ao som de marchinhas de Carnaval, tocadas por uma banda que participa voluntariamente do evento. “Vamos disponibilizar fantasias doadas por foliões de Vitória e confeccionar outras junto com os pacientes, assim como a decoração do local. Além da diversão, nosso objetivo é mostrar que, apesar das limitações decorrentes de doenças ou traumas, não há necessidade de isolamento social”, ressalta Maestri.

O projeto “Quartas em Grupo” foi criado em 2009 e o número de participantes varia a cada semana, de acordo com a demanda de internações na enfermaria. Além das pessoas em tratamento, familiares e cuidadores também são convidados a participar das atividades regulares, realizadas nas tardes de quarta.

Internação

No Crefes, os pacientes de reabilitação ficam internados de segunda a sexta-feira, e no fim de semana vão para casa. O objetivo é fazer com que a família perceba a evolução do tratamento, iniciando assim o processo de adaptação às suas atividades de vida diária e social.

Os quadros clínicos são avaliados por equipe multidisciplinar, composta por: médicos fisiatra, neurologista, urologista, cardiologista e clínicos; assistentes sociais, psicólogos, enfermagem (nível superior e médio), fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e nutricionista.

Saiba mais

O Crefes é referência estadual na prestação de serviços de média e alta complexidade de reabilitação física, no qual o paciente tem acesso a todos os profissionais, caso seja necessário para o seu tratamento.

Mensalmente, o Centro oferece reabilitação para uma média de 8 mil adultos e 820 crianças. Além deste trabalho, realiza a concessão de órteses, meios auxiliares de locomoção (cadeira de rodas, cadeiras higiênicas, andadores, muletas), coletes, entre outros, e de próteses auditivas, mamárias e de membros superiores e inferiores.

As consultas para avaliação no Crefes precisam ser marcadas no local, pelo usuário ou familiar. Para a primeira consulta, é preciso apresentar documento de identidade e CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e todos os exames médicos já realizados, além do encaminhamento do médico com o diagnóstico.

Unidades do Crefes:

- Unidade de Trabalho Neurológico Adulto: Pacientes geralmente com sequelas neurológicas por traumatismo cranioncefálico (TCE) e traumatismo raqui-medular (TRM), com alto grau de incapacidade e que requerem maior tempo de tratamento. Telefone: (27) 3149-9619 .

- Unidade de Tratamento Neurológico Infantil: Crianças com alguma limitação física, muitas vezes congênita, e que apresentam algum tipo de incapacidade. Telefone: (27) 3149-9610 .

- Unidade de Tratamento Ambulatorial: Pacientes com lesão traumato-ortopédica que necessitam de exercícios específicos na área de fisioterapia ou hidroterapia. Telefone: (27) 3149-9617 .

- Unidade de Trabalho de Órteses e Próteses: Atendimentos médicos que avaliam a necessidade de concessão de órteses e próteses. Telefone: (27) 3149-9611 .

- Unidade de Trabalho Reabilitação Comunitária: Pacientes que têm atendimento da equipe em seu domicílio. Telefone: (27) 3149-9609 .

- Polo de Audiologia: Realização de exames de audiometria e impedanciometria para pacientes com suspeitas de problemas audiológicos, além da consulta com otorrinolaringologista. Telefone: (27) 3391-6998 .

Serviço:

O Crefes está localizado na Praia da Costa, próximo ao Clube Libanês, em Vila Velha. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas.

Fonte: Revista Open

 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo